Esta foi uma eleição especial no Sporting Clube de Portugal, provavelmente a mais mediatizada da história de um Clube em Portugal.
No fim do dia existiu apenas um vencedor, mas alguns candidatos podem sair com um sorriso maior que outros. Aqui fica a lista da minha apreciação do resultado de cada um, por ordem de votação crescente.
Lista E – Rui Rego
Um dos grandes derrotados da noite, visto ter apenas 98 votantes. Contando que pelo menos os membros da lista devem votar nela, bastava que os familiares directos também o tivessem feito para pelo menos ter 100 votantes.
Lista G – Fernando Tavares Pereira
Uma votação um pouco melhor que a de Rui Rego, mas mesmo assim aquém do que ele esperaria depois de uma campanha tão forte em núcleos de norte a sul do país.
Muitos dos votos perdidos podem ter seguido para o voto útil, quando se percebeu que haveria uma bipolarização dos mesmos.
Lista F – José Eugénio Dias Ferreira
Para quem, da última vez que foi a eleições, tinha conseguido 17% dos votos descer agora para menos de 3% deve ser uma sensação nada agradável.
Podemos também considerar que terá sofrido de pessoas a seguirem pelo caminho do voto útil. Se bem que parte do seu eleitorado mais velho pode ter seguido para José Maria Ricciardi.
Lista B – José Maria Ricciardi
Para o discurso que foi apresentando, e para o tipo de mensagem que foi passando o resultado, de pouco 14,55% deve ser uma clara desilusão.
No entanto se o objectivo era validar a sua posição enquanto uma voz representativa no Sporting, validando as suas intervenções na imprensa, infelizmente, a meu ver, teve sucesso.
Lista A – João Benedito
Um dos vencedores da noite ao ter a maioria dos sócios votantes do seu lado, com mais de mil votantes que o vencedor final da eleição. Ganhou com isto uma hipótese sólida para poder ser no futuro uma candidatura vencedora da Presidência.
Muito bem também na aceitação dos resultados e disponibilidade para colaborar. Garantiu claramente que será uma das principais vozes do clube por muitos anos.
Lista D – Frederico Varandas
O maior vencedor da noite terá sempre de ser quem ganhou a eleição. Como tal Frederico Varandas será o grande vencedor.
Mesmo não tendo a maioria dos sócios a votar na sua lista conseguiu mais de 5% de vantagem em votos sobre João Benedito. Isto valida também a sua campanha eleitoral que claramente apontou baterias aos Sportinguistas na faixa etária entre os 30 e os 50 anos, onde estavam a maioria dos votos.
João Benedito ganhou nas massas, Frederico Varandas na estratégia e votação final, e ambos saem como vencedores desta senda eleitoral, a com maior participação de sempre da nossa história.
Agora é arregaçar as mangas e trabalhar.
Deixe uma resposta