Há já algum tempo que não escrevo, em parte por afazeres profissionais e em parte por algum cansaço, que escrever de forma continua durante anos também traz algum. No entanto após esta pausa, de quase vinte dias, há algo que se mantém igual: o Sporting continua na liderança e assim vai ficar pelo menos mais uma semana, aconteça o que acontecer.
Campeão de Inverno
Entretanto há algo que mudou, temos mais um troféu no Museu. Podemos dizer que a Taça da Liga é a prova menos importante das em que estamos envolvidos no futebol profissional, não deixa de ser um objectivo sempre, e este ano está desde já conquistada.
É também muito importante para aqueles jogadores jovens todos sentirem o sabor de ganhar, sempre ouvi dizer que ganhar é um vício, e ter ganho aquela Taça é um ponto de abertura para uma época que se espera possa trazer ainda mais glória.
Ainda para mais é uma taça difícil de conquistar. Na final four estavam os quatro melhores conjuntos nacionais, e tendo de se ganhar a dois deles para se sagrar campeão torna a prova algo realmente complexo.
Campeonato
No campeonato estamos na frente, mesmo com aquele percalço frente ao Rio Ave, e com uma vantagem que nos permite encarar o derby com menos pressão do que noutras situações.
Nos últimos anos os derbys nesta altura do ano decidiam se ficávamos arredados desde já do campeonato, ou se ainda iriamos ter alguma chance de tentar alcançar a liderança. Este ano encaramos o mesmo com a vontade de manter ou aumentar a vantagem, e nunca de deitar a toalha ao chão, só isso é de louvar.
Ponta de Lança
No entanto continuamos a ter um problema grave na posição de ponta de lança, a celebre posição 9. Quem enverga a camisola 9, o esloveno Sporar, tem estado num momento de forma horrível, não há como disfarçar. A sua confiança está tão em baixa que falha finalizações que normalmente não teria problemas em fazer.
Tiago Tomás é um craque de futuro, mas neste momento ainda não é tudo o que precisamos. Até poderia servir já como principal alternativa a um 9 titularíssimo, juntamente com Sporar, mas tê-lo neste momento como titular indiscutível é mau para ele e para o Sporting.
O Sporting tem 48 horas para fechar um ponta de lança titularíssimo, seja ele Paulinho ou outro de igual valia, e com isso levantar a juba em direcção de um título que todos gostaríamos de festejar este ano.
Deixe uma resposta