Segundo a imprensa Thiago Almada poderá mesmo ser reforço do Sporting para a próxima temporada. Isto em parte é claramente animador, visto ser um jovem com um potencial claramente diferenciado, mas será que é um bom negócio para o Sporting? Bem, até pode ser, mas temos vários cenários em cima da mesa e cada um deles com os seus quês.
Primeiro Cenário: Empréstimo de 2 anos do Manchester City
Este é o cenário com menos custos para o Sporting, e como tal com menos riscos. O Manchester City compraria o jogador, deixaria cá, pelo menos por dois anos, a rodar e a crescer.
É uma opção sem riscos directos à partida. Mas que na realidade encapota o risco de tapar algum jogador nosso, sem retorno financeiro. Será que o Manchester City não inclui uma cláusula que obrigue mínimos de utilização?
Sou sincero, por um jogador de 18 anos só com 7 jogos feitos na equipa principal não vejo que uma proposta destas sem retorno financeiro para nós traga o retorno desportivo necessário para render.
Segundo Cenário: Compra a meias com o City
Um dos cenários que já foi falado por várias vezes foi uma compra a meias entre Sporting e Manchester City. Cada um entraria com metade do valor, menos os 3.5 Milhões do Félix Correia, e ficaria com metade do passe.
Além disso o City teria opção de compra pelo restante passe, sendo que aqui terá sempre de ser um valor que compense bem o investimento inicial da nossa parte.
Num cenário destes o valor despendido inicialmente baixa substancialmente, e o retorno poderá existir tanto a nível financeiro como desportivo.
Este é de longe o cenário que mais gosto.
Terceiro Cenário: Compra total do passe pelo Sporting
Comprar um talento incrível argentino com 18 anos é algo que me parece sempre bem. Nada contra mesmo. Agora quando falamos de investir 16 milhões de euros num jogador com 7 jogos na equipa principal feitos, bem isso aí já me deixa com muito mais dúvidas.
Não discordo da compra, mas acho que valores deste tipo por um jogadores desta idade seriam irresponsáveis para o Sporting. Mais ainda sabendo que por estes números seria a contratação mais cara de sempre da nossa história.
Agora que é um jogador interessante, com um potencial fora de série, e que gostaria de ver no Sporting como alternativa a Bruno Fernandes no meio, ou a Vietto caso Bruno Fernandes saia. Os termos do negócio é que podem ou não fazer disto um bom negócio.