Sexta-feira, Agosto 6, 2021
InícioAnáliseClubeSiniša Mihajlović - Um homem duro, líder de balneários e de homens...

Siniša Mihajlović – Um homem duro, líder de balneários e de homens e louco pela formação

Siniša Mihajlović parece ao que tudo indica ser o próximo treinador do Sporting. Tendo em conta o perfil de Scolari não me parece ser nada estranha esta aposta, de um dos homens que mais admirei nos anos 90. Isto enquanto jogador claro.

A sua imponência física, aliada ao facto de dar tudo em campo e nunca ter problema de jogar duro fez dele um dos bad boys de uma era. A isso soma-se a questão dos livres, e esses eram qualquer coisa de épico. Sim, este é o homem que num jogo marcou um hattrick de livre directo.

Treinador duro

Sim, não é um tipo polido, simpático nem sequer alguém que a imprensa gosta. Um homem para a guerra e para tempos difíceis. Mas que, tal como Scolari e Sérgio Conceição, ganha balneários que dão tudo o que têm por ele.

Preparar os jogadores para tudo e contra tudo, coisa que nas últimas duas temporadas faltou, com um sangue na guelra e vontade para ganhar de qualquer forma? Ok, gosto disso!

Até agora não tem grande palmarés, mas tem feito bons resultados quando comparado com o técnico anterior onde quer que passe.

Tem apanhado clubes recorrentemente em crise. Desde históricos que não têm condições de momento. Até ao Milan na sua maior crise desde que desceu de divisão no tempo em que Baresi era um jovem a despontar. Aqui apanha um clube em crise institucional, mas acredito que tenha tudo para vencer.

E claro, a escola italiana é algo que aprecio grandemente, vejam o que ela deu a Bruno Fernandes. E o que pode alguém desta escola fazer a Geraldes, Raphinha e Matheus.

O Doido pela formação

Gianluigi Donnarumma é neste momento aos 19 anos um dos melhores guarda redes do mundo. Poucos duvidam que dentro de poucos anos será mesmo o melhor indiscutível.

Mas imaginem que são um adepto do histórico Milan, e vêm um treinador a sentar o reputado Diego Lopez para lançar a titular um miúdo de 16 anos para a baliza. Se Paulo Bento ao fazer isso com Rui Patrício foi trucidado imagino com um miúdo dois anos mais novo.

E ele foi apenas um dos miúdos em que ele apostou, sempre sem medo e directo para a titularidade se for preciso. Se o ADN guerreiro do Sérvio pode entrar um pouco em choque com as últimas décadas dos Sportinguistas, o ADN formativo estará perfeitamente alinhado. E sou sincero, acho que precisamos de tornar o nosso ADN mais guerreiro a cada dia. Porque estou farto de levar espadas para uma luta de pistolas…

Se for este mesmo o escolhido, por mim boa escolha, bem vindo, e vamos ao trabalho!

Ouvindo com atenção o que Rúben Amorim falou sobre o ponta de lança

0
Uma das questões recorrentes sobre esta pré-temporada, e planeamento da época, do Sporting é a questão do ponta de lança, ou das alternativas ao...

Sporting fica muito mais forte com Matheus Nunes em vez de João Mário?

0
Na sua newsletter semanal o Braga escreveu estas palavras: "Ao quarto jogo consecutivo entre Sp. Braga e Sporting – independentemente dos resultados registados anteriormente...

Ugarte é bom, mas não único

0
Um dos motivos que fez o Sporting levar até ao limite a opção por Paulinho, em vez das alternativas como Yaremchuk, foi este ter...

Uma possível solução para a distribuição justa de bilhetes

0
Toda a vez que chegamos a uma final da Taça de Portugal existe o problema de quem deverá ter direito a poder comprar o...

Leoas Auriol Dongmo e Patrícia Mamona elevam mais alto o nome de Portugal

0
Hoje o tema desportivo do dia é a medalha de prata, e record nacional, alcançados pela nossa Leoa Patrícia Mamona. Uma prestação fantástica no...

34 COMENTÁRIOS

  1. No meu entender um dos principiais problemas, será habituar-se a defrontar equipas que alem de entrarem com 14 jogadores em campo, passam grande parte do tempo a defender na sua grande área. Algo que considero que não esteja muito habituado, é que pese embora o futebol italiano seja considerado defensivo, visualizando o mesmo verificamos equipas de meia tabela que não tem receio em atacar e procuram constantemente o golo quando possível.
    Nos últimos 20 anos quantos treinadores estrangeiros venceram em Portugal?

    • Poucos, mas os três grandes também apostaram pouco neles. No entanto nas últimas duas vezes que fomos campeões uma foi com um estrangeiro, e a outra começamos a época com um estrangeiro.

      Contra equipas pequenas e fechadas livres directos podem resolver, e ter um dos melhores executantes de sempre para o ensinar não me parece mal pensado.

  2. Brilhante observação e comentário. Tambem vejo com bons olhos sem duvida que concordo contigo para nao variar. Vou claro 😀 acrescentar so 2 pontinhos, o Siniša também vai dar a equipa para alem do que disseste 2 coisas, mais endurance física, e aquilo que pedia a tanto tempo no Sporting que com o JJ e outros treinadores se foi esquecendo, os remates a baliza fora de area, e os cruzamentos. Quem melhor que Siniša para mostrar como se faz, hum???? Ha aqui so um pequeno problema ou melhor 2, a língua, ou melhor a comunicação não sei como os meninos mimados vão reagir a ter de falar ou inglês ou italiano.E um ponto de interrogação que fica , pois num balneário como o do Sporting em que claramente precisa de uma boa comunicação como sera a mensagem passada, embora reconheça que possa ser ultra passado pois Italiano não e assim tao complicado, digo eu. O 2 ponto e os jogadores mimados estarão dispostos a jogarem mais e finalmente mostrarem atitude e compromisso, com o treinador?? E que o JJ e um treinador disciplinador e conseguiu perder a equipa. Claro que lhe faltava uma coisa, que disseste aglutinador e motivador. Bom de qualquer forma, pesando os pros e contra, sem duvida que vejo com bons olhos. Ninguem em Portugal teria valor, isenção e atitude e compromisso para treinar o Sporting. Um abraco e SL

      • Sim, de acordo, assim espero do fundo do coração. Acredito ate que seja isso, foi so um “desabafo” digamos assim, ou um alerta. Mas também sabes o que gostava?? Nao sei se e possível , mas gostaria que o Sporting investisse na formação de treinadores, que tivesse um treinador ou jogador do clube que queira ser treinador, para ter formação no banco do Sporting. ir apreendendo com os melhores, depois ir rodar num clube e depois voltar a casa. Ou se calhar nem sair do clube. Penso que esse deveria ser o caminho, seria mais barato, mais eficaz, e menos risco. E seriamos, mais uma vez originais.

      • Pergunto, se os nossos jogadores eram mimados quem os fez de mimados?
        Os nossos jogadores são diferentes dos outros? Tenham juízo.

        Quando temos um presidente desiquilibrado, treslolucado, tudo pode acontecer.

        BOm, bom são os SMS tipo: quero que voces dentro de campo sejam o EU. É mesmo só para rir. Já dizia o Elizas que BdC era maluco, afinal é pior, é tresloucado

        • Oh caro lampião, sim porque não me parece teres aquele discernimento que tanto caracteriza os Sportinguistas.Quem mimou os jogadores? Se fazes uma pergunta dessas e nao sabes a resposta , a questão e ? Se nao sabes porque e que afirmas?? Hum??? Portanto o Bruno e um tresloucado porque mandou SMS aos seus subordinados com “EU” ? Bem estou feito ao bife com a minha mulher, e familia, acho que tambem devo de ser trenslocado. Felizmente temos um JCP sabio que mesmo nao sabendo de nada sabe tudo KKKKKK 😀

          • Quando entram com insinuações de sportinguista, algo anda mal por esses lados. Complexo de perseguição? SOu sportinguista desde que me conheço, sócio e para que saiba, até votei 3 vezes em bdc.

            Também quer entrar na lenga lenga de sportinguistas e sportingados?

            Falando em sms… lembra-se de um parecido com:
            … eu quero que voces dentro de campo sejam o EU…
            são lindos estes sms, mais valia nao ter telemovel, ao menos não corria o risco de fazer merda…

            O homem elouqueceu tem dúvidas?
            Como é que explica o estado actual do nosso clube? É so tristezas.
            Estragou tudo o que fez de bom precisamente pela loucura, desiquilibrios mentais.

            O homem não para, anda a insultur toda a gente.

            O que é certo é que o clube neste momento está sem liquidez e não tem jogadores para fazer alguma receita… eu não quero continuar a olhar para esta loucura. Estarei no prox sabádo para correr com o louco.

            Responda se souber as minhas questões e não entre em insultos.

        • Eu quero é um presidente estadista, de preferência com cadastro, semi analfabeto, mafioso, corruptor e bom pai de família/arguido. E sem facebook, essa ferramenta do demónio.

        • Pareces uma sardinha de rabo na boca, sempre a volta do mesmo. Votas te 3 vezes, e no entanto o SMS e que estragou tudo, maldita tecnologia, se nao fosse o Facebook e os SMS o lampiao aka Sportingado ou outra merda qualquer do JCP ainda hoje apoiava o Bruno. Mas os SMS acabaram com o Bruno coitado. O Bruno realmente esta louco, entao desafiar os poderes instalados no futebol sozinho e so com o apoio dos 87% de socios, e um louco, ainda por cima ve la tu que o Bruno defende o Sporting nao so dos lampioes e dessa merda toda a volta, como ainda tem de lutar contra os lampioes e Sportingados ca dentro, e realmente um louco. O que retirar o Sporting do abismo que estava?? Que louco deveria ser internado, o que era bom era o passado, em 7 lugar sem dinheiro nem para a luz e agua,e com 3 meses de salarios em atraso, velhos tempos de lucidez, desses estadistas dos croquetes. Agora ter a possibilidade do Sporting deter 90% do SAD, epa mais um loucura do piromano, um atrasado mental, o que o Sporting ser controlado pelos socios e nao por uma mafia de croquetes??? This is outrageous, o homem realmente e um louco. Felizmente que ha gente lucida estilo o JCP , que votou 3 vezes e que agora por causa de uns malditos SMS e uns facebooks, esta contra o Bruno, Grande lucidez desse grande Sportinguista de sofa, o lampiao, aka sportinguense JCP , Bravooooooo. .

          • Foste formatado pelo BdC.
            O sms que dei foi apenas um exemplo, mas já vi que voce foi formatado e blindado, por isso, nada mais acrescentar…
            O sporting está bom e recomenda-se

  3. Pelo titulo deste post, ve-se logo a banha de cobra que querem passar.
    Eu dou o beneficio da dúvida, mas utilizar a frase do seu post e não conhecer o seu CV. POr onde passou foi sempre corrido, Como treinador e pela sua idade e comparando para Portugal, diria que é um treinador no máximo para o Braga, isto para ser simpatico.

    • Banha da cobra? Porquê? Posso dizer que quando alguém chega ao Sporting prefiro sempre ver o lado do copo meio cheio, fora isso não percebo o comentário.

      Quanto ao CV e ser corrido, deves ter analisado mal, quase todas as vezes, tirando o Milan, foi ele que decidiu sair no fim do contrato.

      Quanto a treinador para o Braga, estamos a falar de um gajo que já treinou 4-5 equipas interessantes em Itália e a selecção principal Sérvia ou um Rui Jorge desta vida?

    • JCP tu es daqueles Sportinguenses que estão mais feliz quando o clube nao ganha ou esta em baixo, porque assim podes falar mal, como gostas, e o que te faz feliz, certo?? Nao interessa o argumento a tua felicidade e falar mal do Sporting do presidente, do treinador, se calhar para esconder a triste vida que tens. Penso que seria mais produtivo teres uma visão mais aberta , mas aberto não e a sua futurologia , que ja preve tudo mesmo nao sabendo de nada 😀 . E deixo lhe ca uma quantos treinadores, e jogadores que nao conseguiram nada nos clubes onde passaram ate que tem sucesso num clube?? Quantos??? Uma coisa e você questionar certas coisas, ou pondera las outra coisa e dar essas certezas de quem nao sabe nada, SL

  4. É preciso dar o benefício da dúvida, mas as indicações do CV como treinador (o que foi como jogador, é irrelevante) não são boas, sendo que se o Milan o foi buscar por alguma razão terá sido. Para já, tem de assinar o que ao que sei ainda não aconteceu…
    De todas as formas, se era este que ia fazer os sportinguistas ficarem contentes, é mais um delírio de BdC!

    • O CV as vexes não diz nada, o que foi como jogador e irrelevante????? Então você quer me dizer que a experiencia que ele traz de balneário de equipas vendedoras, de conviver com estrelas, com grandes treinadores, do que apreendeu com eles e irrelevante??? Alguém que diz isso conclui se que nao pode ser alguém que pense em tudo, que avalia bem as situacoes, o treinador não e para causar delírio , fartos de delirio estamos nos, foi o delírio do marco pato, o lampião assalariado da Doyen, uma merdinha de treinador, depois foi o delírio do JJ, 1 super taca e 1 taca da liga, e uma data de meninos mimados. O que nos queremos e mais sobriedade e menos delírios. Fiz me entender amigo Luis?? Podes sermpre ir la aos teus amigos do carnide a porta 18 e encomendar daquela que te faz delirar 😀 . SL

      • CV como jogador não diz rigorosamente nada.
        O que não falta é excelentes treinadores que como jogadores foram “bola” e tornaram-se em execelente treinadores.

        Por excemplo em portugal, dos treinadores mais conceituados quem foi bom jogador?

        Mourinho
        JJ
        Rui VItoria
        Leonardo Jardim
        marco Silva
        Miguel cardoso

        Vejo apenas um treinador que foi um bom jogador, Sergio Conceição.

      • Coolissimo, o passado como jogador é irrelevante, sendo que há excelentes treinadores que foram excelentes jogadores (Zidane exemplo máximo) e excelentes treinadores que foram jogadores medíocres (Mourinho exemplo máximo). Quanto ao resto, não vale a pena comentar!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies. Mais informação

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.

Fechar