Ainda a ressacar da brilhante vitória de Sábado, hoje o Sporting vai a Alemanha defrontar o Shalke 04. Um jogo de Liga dos Campeões, díficil, importante e valioso. Contra uma equipa forte, mas quem é do Sporting tem a ousadia de esperar ganhar. Mesmo que não seja comum por parte dos Portugueses na Alemanha.
O Adversário
O Shalke 04 acabou em terceiro lugar na temporada passada a Liga Alemã. Liga esta que neste momento é das mais competitivas do mundo. Ficaram apenas atrás do Bayern Munique e Borussia, o que atesta em muito o seu valor.
Futebol germânico puro e duro é o que se pode esperar deste confronto. Força física, organização imaculada e um sentido claro de que golo é o que se procura.
Uma equipa recheada de bons jogadores, e dos quais dois são referidos vezes sem conta: Klaas-Jan Huntelaar e Julian Draxler. Se o Holandês é um ponta de lança frio, calculista e sólido, o Alemão junta às características físicas impares um excelente elemento criativo.
No entanto esta época um novo jogador também se está a destacar: Maxim Choupo-Moting. O avançado camaronês que vive a sua primeira época no Shalke está também num bom momento de forma. E a sua estampa física, 1.91m, aliada à sua velocidade são uma arma extra para o ataque do Shalke.
O Sporting
Depois do jogo de sábado a cabeça está altiva. E mesmo sabendo que o adversário é complicado, e fortíssimo, a ideia terá de ser jogar para vencer. Marco Silva tem sido sempre um treinador que tenta ganhar os jogos, e nunca jogar para o empate, e isso é um dos motivos para os Sportinguistas estarem com ele.
Na equipa que entrou em campo sábado só faria duas alterações, que penso que Marco Silva irá fazer. Entram Slimani e Carrillo por Montero e Capel.
O Colombiano esteve bem, intervindo nas jogadas dos dois primeiros golos, mas Slimani também entrou forte estando na jogada do terceiro. E o poder físico do argelino é especialmente talhado para estes confrontos. O jogo que fez pela sua selecção frente à Alemanha não me sai da cabeça.
Quanto Carrillo vs Capel, e apesar do espanhol ter feito o seu melhor jogo esta época no Dragão, o primeiro continua a somar melhores exibições. E não havendo o problema da frescura física por causa das selecções, será o peruano o titular.
Prognóstico
Será um jogo complicadissimo. A nossa defesa continua a ter dificuldades em bolas bombeadas nas suas costas, e a frente de ataque do Shalke tem várias armas de extrema velocidade. Para as complementar Huntelaar dentro da área será um perigo constante.
No entanto a nossa pressão alta e qualidade de jogo ofensivo têm sido também impressionantes. E o Shalke, fora a sua grande qualidade, não irá jogar com uma defesa muito fechada, o que nos dará alguma liberdade. Alguma, mas não demasiada, porque se há coisa que os alemães são é organizados.
Num jogo de tripla espero que a equipa jogue sempre para ganhar, mesmo que um empate não me deixe particularmente chateado.
Deixe uma resposta