Hoje o Covid-19 volta em força à agenda dos Sportinguistas. A tarde começou com a notícia que haveria três jogadores do Sporting infectados, ainda que assintomáticos, e que por isso o jogo do troféu Cinco Violinos seria cancelado.
Pouco depois, e enquanto se tentavam saber quem seria visto não ter sido divulgado, surge a notícia que o nosso adversário da primeira jornada da liga, Gil Vicente, se encontrava com 11 casos confirmados.
Com isto foi dito também que o Gil Vicente estaria a procurar adiar o jogo, visto achar que não tinha condições para o fazer. Aqui surgiram logo as dúvidas sobre tudo isto. Devemos adiar o jogo? A Liga deve impor um adiamento neste caso?
Fui tentar ver se havia algo nos novos regulamentos a prever isto, mas ao que tudo indica nada mudou. Uma equipa precisa de ter 7 jogadores de campo e 1 guarda redes para se apresentar a jogo. Apenas isso. Como tal, e tendo em conta os jogadores das camadas jovens inscritos, é quase impossível não haver jogo, sem consentimento, mas provoca uma deturpação completa da verdade desportiva.
Quanto a mim devia haver um limite fixado pela liga, e acordado entre todos os clubes, ou assumir desde logo que se joga sempre com os jogadores que houver, tornando isto num campeonato de roleta russa.
Mais ao fim da tarde surge, no entanto, os primeiros nomes do Sporting, e sobem para cinco ou seis os números dos afectados. E ao ver que alguns deles estiveram nas selecções, especialmente a de Sub-21, começa a surgir uma causa efeito.
Durante as 10 últimas jornadas do campeonato, já pós reatamento de Covid-19, nunca houve casos. Mesmo no retorno das férias estava tudo bem. Surgem as selecções, jogadores e equipas a viajar por todo o lado, e os casos disparam.
Entretanto rumores surgem que afina ainda poderemos ter mais do que os seis infectados que se falava ao fim da tarde. Qual será o número real? Que jogadores teremos nós para o jogo com o Gil Vicente, e que jogadores terão eles. E como será para a pré-eliminatória da UEFA?
Tudo isto me parece demasiado descontrolado, demasiadamente mal regulamentado e claramente que as Selecções se terem reunido e viajado foi uma patetice épica. Agora é esperar e ver.
Deixe uma resposta