Quando Rúben Amorim chegou ao Sporting disse que achava um erro grade os valores envolvidos neste negócio. Foi um erro assustador do ponto de vista financeiro e que nos deixa sem grande margem caso falhe.
Isto era tão verdade nesse dia como é hoje, mas a verdade é que no futebol se passa de besta a bestial, e de bestial a besta, num instante, e neste momento Rúben Amorim está claramente num estado bestial.
A equipa está a jogar o melhor futebol desde aquelas semanas iniciais do Keizerball. E isto é claro que deixa os adeptos satisfeitos. Está também a conseguir melhores resultados que os rivais, coisa ainda melhor.
E para completar o ramalhete, e deixar um Sportinguista satisfeito, ainda se estão a lançar miúdos da formação, sendo que pelo menos Eduardo Quaresma dificilmente voltará a sair do lugar.
De repente a besta por ter achado que contratar Rúben Amorim por aqueles valores foi um erro? Claramente que não.
Há uma velha máxima no poker que diz que pagar caro para ir a jogo com a mão errada e depois ganhar faz um jogador rico no momento e falido no longo rumo. Os valores investidos em Rúben Amorim, o terceiro treinador mais caro da história do futebol, foram claramente um erro, mesmo que venham a revelar sucesso.
E admitir isto não é falta de ambição, como alguém por aqui comentou, mas sim realismo e pragmatismo. O risco benefício dos custos envolvidos não alinham bem, e é claramente uma jogada mais de desespero do que de ambição controlada.
Agora que Rúben Amorim tem surpreendido pela positiva, e mesmo sabendo que ainda pouco se passou e jogou. O discurso tem sido muito bom, parece haver um plano dentro de campo, e a aposta na juventude parece forte agora, mas com vista a ser equilibrada no futuro com o pedido de contratar alguns jogadores experientes para temperar a juventude.
Rúben Amorim neste momento é bestial, e só espero que daqui a um ano seja um treinador bestial com um título de Campeão Nacional pelo Sporting. Não que isso torne o risco cometido algo inexistente.
É bom lembrar que o Ruben até aqui só tem defrontado equipas “pequenas”. Ganhar era o mínimo exigível. Com a equipa menos fraca, empatou.
Mais, em alguns dos jogos ganhos a equipa não demonstrou superioridade, exceptuando uma parte do jogo, normalmente no início.
Achar que o Ruben é bestial porque ganhou ao Paços, Tondela e B Sad… só mostra que temos a bitola muito em baixo.
Desejo toda a sorte ao Ruben, mas ainda é cedo para avaliações.
Uma coisa é certa, a sua contratação foi um acto de gestão completamente irresponsável, pelos valores envolvidos. Isto sim é o verdadeiro all-in.
A margem de erro é nula. Para prejuízo do Sporting.
Oxalá me engane.