Esta semana no Jornal Sporting vi um senhor, de nome Tito Arantes que não conheço mas que tem uma coluna regular actualmente no Jornal, a fazer todo um artigo direccionado para a sua pessoa e a “blogosfera”.
Como sinto que faço parte desta dita blogosfera, mesmo que não o tenha criticado a semana passada, acho que não perco nada em responder-lhe paragrafo a paragrafo. Os itálicos são os textos do senhor Tito Arantes, o resto é meu.
Tito Arantes vs Blogosfera
Digo e escrevo o que penso. Não frequento a dita “blogosfera”. Sei, contudo, que o meu artigo da semana passada foi objecto de várias considerações, muitas de cariz crítico e negativo, durante a semana.
Para quem não frequenta a dita blogosfera devo dizer que lhe dedicar todo o seu espaço desta semana no Jornal Sporting é algo no mínimo anacrónico.
Sou Sócio do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL há quase 50 anos… ininterruptamente! Nunca queimei qualquer cartão de sócio! Nunca deixei de pagar quotas! Nunca deixei de renovar ano após ano a Gamebox! Sempre fui Sportinguista! Sempre defendi o nosso SPORTING CP! Todos os que me conhecem, gostem ou não de mim, sabem isso! Sabem que sou – e com imenso orgulho – SPORTINGUISTA! Desde que me conheço que a minha cor é o verde, o meu animal o Leão e o meu Clube o SPORTING CP! Sempre assim foi e sempre assim será! E assim morrerei… Sportinguista até à medula!
Ok parece que o Tito tem mais a ver com a dita blogosfera, como lhe chama, do que aparenta. Aqui também escreve alguém que é há muito sócio, tem uma Gamebox todos os anos paga, dependendo da liquidez financeira a escolha dos lugares ao longo dos anos. E mais nunca queimarei qualquer cartão de sócio, algo que acho abjecto, e deixar de pagar as quotas não me faz qualquer sentido.
E – para mim – ser SPORTING CP é amar o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL! Sempre! Nas horas boas! E mais ainda nas horas difíceis! É festejar os “7 a 1”! E é com orgulho dizer “VIVA O SPORTING CP!!!” quando perdemos 3-6 em Alvalade (e chorar em casa, sozinho, no meu canto, sarando as feridas e a dor)!
Festejar o Sporting publicamente e esconder-se quando perde? Peço desculpa Tito mas um leão não se esconde. Ainda na recente vitória de outro clube no campeonato fiz questão de ir no dia seguinte para o parque com a verde a branca vestida jogar à bola com o meu filho. Um leão não se esconde.
Ser SPORTING CP é ser mesmo SPORTING CP, só SPORTING CP, seja qual for o presidente… e fui SPORTING CP com João Rocha, com Amado Freitas, com Jorge Gonçalves, com Sousa Cintra, com Santana Lopes, com José Roquette, com Dias da Cunha, com Soares Franco, com José Bettencourt, com Godinho Lopes, com Bruno de Carvalho e – agora – com Frederico Varandas!
Sem sombra de dúvida que concordo com esta parte. Sou do Sporting Clube de Portugal, não de nenhum Presidente.
Foram todos meus presidentes! Fui SPORTING CP com todos! Fui Sócio com todos! Fui SPORTING CP sempre! Sou SPORTING CP sempre! Foi assim na minha juventude, no liceu, na faculdade, nos meus empregos, nos meus escritórios, nos grupos sociais que frequentei e nos que actualmente frequento. Foi, assim, sempre na minha vida! O SPORTING CP é uma constante! Ora, mas a que propósito vem esta minha prosa?
Gastar 80% do texto para nos garantir que era mesmo Sportinguista, mas que se esconde quando não se ganha. Agora é que vamos saber o porquê?
A razão é só uma e prende-se com o facto de directamente não me ter sido feita uma única crítica à minha coluna da semana passada. Mas elas existiram… desde logo na tal “blogosfera”! E – assim sendo – Sportinguista como sou até à medula, aqui estou, disponível, para – com os meus Sócios, todos os meus Sócios – falar, hoje e sempre, cara-a-cara sobre o nosso Clube!
Não na “blogosfera”, no anonimato e cobardia que essa “blogosfera” permite, mas – isso sim – cara-acara, como seres humanos que somos! A falar havemos de nos entender! É essa a minha esperança… a minha certeza! VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
É desde logo um enorme salto lógico dizer que tudo o que escrito na blogosfera é anónimo. Ou que quem o critica por essa via não o faria cara a cara. Caso o queira fazer comigo o mail está à disposição, basta clicar aqui, e terei todo o prazer em lhe dizer cara a cara o que disse aqui da mesma forma cordial e respeitosa pelo ser humano, mesmo que discorde de partes do que diz.
Vi muita gente a criticar, e com o nome bem claro, o que escreveu na semana passada, por ser mais uma fonte de tensão para o Sporting numa fase em que o que se precisa é de fontes de união. Isto é uma critica formada e construtiva, não um ataque pessoal e anónimo. E se quer que toda a gente se entenda tente começar por formar pontes e chegar ao contacto com as pessoas que discordam de si para se entenderem. E de preferência assim deixe de inutilizar uma coluna inteira no Jornal Sporting como o fez esta semana para algo pessoal apenas.
Deixe uma resposta