Li por alto o relatório e contas que o Sporting apresentou. Depois fui falar com amigos que percebem realmente de finanças para tentar perceber um pouco o que ali estava escrito, e quais os potenciais problemas.
A grande nota positiva é ter havido lucro. Essa parte é claramente positiva, por muito que se possa achar que Bruno Fernandes acabou por ser vendido abaixo do preço real.
Outra nota positiva é que há algum crescimento na facturação Corporate, que realmente tem sido uma área que tem crescido menos do que devia desde há décadas.
Mas o ponto chave para mim, e que é claramente negativo, é a evolução da massa salarial. Certo que está mais baixa, em cerca de três milhões de euros, e isso até poderia ser positivo.
No entanto quando vamos ver que em relação há um anos não temos Raphinha, não temos Bas Dost nem temos Bruno Fernandes, e para nenhum dos três temos alguém do mesmo nível ou potencial, dá que pensar na baixa de apenas 3 milhões.
Isto significa que o plantel é neste momento muito mais fraco, mas mesmo assim apenas marginalmente mais barato, e isso pode ser um problema grave.
É sabido que acho que esta direcção tem sido desastrosa a nível de mercado de jogadores. Sinceramente ainda não acertaram um único mercado, e todos os mercados temos ficado mais fracos. E esse até é o maior argumento que tenho para achar que deveriam sair o mais cedo possível. E estes números apenas vêm corroborar isso mesmo.
Para o ano isto irá ser invertido? Espero que sim. Bolasie e Jesé não foram nada baratos a nível de ordenados e já foram postos a andar. Só aí já se poupa algo. Agora a verdade é que também já me conformei com a ideia que será Varandas e Hugo Viana a fazer mais um mercado de Verão. É que se com o fim de Janeiro pedia a sua demissão imediata e eleições para ter tempo de uma nova direcção fazer um mercado de Verão minimamente competente, o Corona Virus salvou esta direcção. Resta saber o que farão agora, e se conseguem miraculosamente mudar.
Deixe uma resposta