Quarta feira em Madrid Gélson Martins abriu o livro por completo e com uma exibição monumental apresentou-se à Europa do Futebol. Crack, Herdeiro de Figo, Novo Garrincha tudo isto foi dito sobre o nosso menino.
Um dos mais prestigiados jornalistas espanhóis, Tomás Roncero do AS e Candena SUR, e conhecido adepto do Real Madrid foi mesmo ao ponto de dizer isto:
Gelson Martins (tem 21 anitos…) parecia filho de Figo, que também deslumbrou no flanco direito no jogo da Taça UEFA de 1994. Também se destacou William Carvalho, um Yaya Touré com menos 10 anos. E Adrien Silva, um capitão com galões e talento!
Sabe bem ler isto não sabe? Mas qual o meu espanto de voltar a não ver nenhuma capa sobre o jovem leão nos periódicos na quinta feira.
No entanto tal era a enxurrada de elogios vindos de toda a Europa que hoje A Bola e o Record redimiram-se. E fizeram duas belas e justas capas. Foi preciso muito miúdo. E bem sabes se vestisses outras cores já terias tido destas honras mais cedo. Mas agora aprecia, que trabalhaste muito para elas!
O jogo não fez uma capa de elogio a Gélson como os dois periódicos sediados em Lisboa. Mas referiu com grande destaque isto:
Não estranho. Ronaldo já passou a barreira dos trinta, e vão ter de procurar uma alternativa a longo prazo. Se fosse dirigente do Real Madrid depois do jogo que vi de Gélson teria mandado acompanhar também o jogador. Uma decisão lógica.
Agora que finalmente teve o reconhecimento da imprensa nacional para quando a chamada à selecção? É que saber que Yannick Djaló e Gonçalo Guedes já foram internacionais, e Gélson não, dói um pouco…