No mundo do futebol não há planteis perfeitos, e muito menos planteis fechados, mas olhando para o plantel do Sporting actual que jogador poderia acrescentar algo que falta ao plantel agora?
Na baliza penso que estamos com tudo resolvido, e Adán e Max dão uma segurança mais do que necessária para atacar a próxima época. No centro da defesa Matheus Reis tem-se mostrado um suplente interessante, e a melhorar nos últimos tempos, e Neto como um veterano sempre útil dá segurança. Isto nas escolhas de suplentes, considerando que Fedal, Coates e Gonçalo estão de pedra e cal.
Seria útil outro central? Não me chocava um jogador rápido e alto para ter uma alternativa, mas estando a falar do sexto central prefiro que seja algo para alguém vindo dos B ou sub 23.
Nas alas temos uma riqueza incrível. Porro e Esgaio de um lado, e Nuno Mendes e Vinagre do outro é algo que me deixa completamente descansado, seja qual for o titular. Sabemos que estas posições são chave para o esquema de Rúben Amorim, e vê-la bem preenchida é fundamental.
Na posição 6 até estava recentemente limitada a Palhinha, mas com a chegada de Ugarte ficamos com uma excelente opção titular e uma excelente de futuro e suplente. Perfeito quanto a mim.
A oito temos dúvidas sobre quem será o titular, mesmo que neste momento esteja Matheus Nunes a ganhar muito terreno. Mas entre ele, Bragança e Tabata, e sabendo que Pedro Gonçalves pode jogar ai em alternativa, é algo interessante. Muito potencial no lugar, mesmo que falta de alguém mais estabelecido.
Sobram as alas e o centro do ataque. Nas alas temos muitos jogadores interessantes, Nuno Santos, Tabata, Jovane, Plata e claro o gigante Pedro Gonçalves. Mas será que não faria falta um jogador feito com um perfil mais explosivo? Se Jovane der o que esperam dele talvez não, mas a sua irregularidade assusta ainda um pouco.
Este mesmo jogador explosivo, e potente, poderá ser o elemento que falta para a posição 9, para poder sair do banco e dar algo diferente ao que Paulinho, para mim o óbvio titular, dá.
Tiago Tomás em parte é esse jogador, mas preferia ter desde já um jogador semelhante, mas mais potente fisicamente neste momento, enquanto TT vai ganhando poder físico e minutos, pois ainda só tem 18 anos.
Ou seja a ir ao mercado gostava de ir buscar um avançado móvel, potente, e pudesse jogar vindo das alas ou a 9 caso fosse preciso. Sim, Cristiano Ronaldo seria perfeito, mas alguém no mesmo perfil, ainda que com menos qualidade, seria um bom encaixe.
Para mim, para ficarmos com um plantel que nos garantisse enorme competitividade e capacidade para lutar por tudo neste país, além de fazer boa figura na liga dos campeões (que atenção, pode-nos fazer encaixar muito dinheiro…), creio que nos falta um central para jogar sobre o lado direito, um central alto, rápido, forte no jogo aéreo e com capacidade técnica para saír a jogar. Falta-nos também um 9 diferente de Paulinho, um avançado possante, rápido, forte fisicamente e que verdadeiramente incomode nos duelos individuais na área! Para mim, Dany Mota, dentro das nossas possibilidades financeiras, seria uma grandíssima solução! Jovem, identificado com muitos dos jogadores do Sporting e com as características que tem, seria para mim, a primeiríssima escolha!
O MEU amor au SPORTING