Terça-feira, Novembro 12, 2019
Início Análise Jogos Quando os jogadores não correm a culpa é de quem?

Quando os jogadores não correm a culpa é de quem?

Hoje vejo muitos Sportinguistas a criticar uns e outros pela vergonhosa exibição de ontem à noite. Culminada com um péssimo resultado.

Vejo alguns a falar do presidente e que este não devia ter falado tanto nos dias antes do jogo. Poderia ter sido mais prudente, mas todos sabemos que Bruno de Carvalho nunca será homem de ficar calado quando estão a ser falados de assuntos que o tocam. Quem votou nele sempre soube isso. Se isso pode afectar jogadores correrem mais ou menos em campo? Espero que não, um jogador que corra menos por o que um Presidente diz dias antes na comunicação social é alguém sem força para uma profissão com este mediatismo.

Os Capitães

Acho Rui Patrício um guarda-redes de topo. Um enorme valor do Sporting. Acho William Carvalho um número seis moderno com uma capacidade de controlo de bola e distribuição como há poucos.

Ambos são muito melhores jogadores de futebol, individualmente, que um Oceano ou um Beto. E ambos são incrivelmente incapazes com eles de serem um capitão como o Sporting precisa.

Ontem precisávamos em campo de um capitão, um líder, para puxar aquela malta para a frente e os fazer correr. Se fosse preciso sob ameaça e insulto. Rui Patrício e William Carvalho nunca serão esse jogador.

Há dentro do Sporting quem possa fazer isso? Sim, alguns podem sê-lo. A começar por Bruno Fernandes.

O Treinador

Olho para esta imagem de Jorge Jesus aos 60 minutos e penso naquilo que pensei quando a vi em directo: estamos lixados.

A equipa não corria, não conseguia uma jogada com discernimento. Tinha um lesionado em campo. E Jorge Jesus saca de uma atitude à Marco Silva, quando este ficava a olhar para o vazio.

Posso nunca ter achado que taticamente durante o jogo fosse a maior mais valia de Jorge Jesus, acho-o bem melhor antes dos jogos e no trabalho do dia à dia. Mas se há coisa que sempre apreciei nele foi que nunca parava de tentar levar as coisas para a frente no banco.

O Jorge Jesus que me entusiasmou quando foi contratado não para de berrar para o campo quando as coisas correm mal. Não admite que um jogador seu fique alheado do jogo a pensar na vida, nas mulheres ou nos cães.

Ontem Jorge Jesus foi tudo menos isso. E se nos faltou um capitão, faltou ainda mais um treinador ali naquele momento.

video árbitro

Como o VAR ignora este lance para vermelho?

0
Ontem em Alvalade tivemos um daqueles momentos em que soube bem que o VAR exista. O segundo golo do Sporting é milimetricamente...

O que dizer de Silas ter mudado de esquema três vezes durante o jogo?

1
Silas entrou em campo com uma equipa baseada muito naquilo que tinha feito no passado jogo frente ao Rosenborg.

Há motivos para destituir esta direcção?

6
Nos dias que correm o assunto do dia é a possibilidade de haver uma destituição da actual direcção por via de pelo...

Foi este o melhor jogo do ano frente ao Rosenborg?

4
Bem sei que a primeira coisa que alguns dirão após ler este titulo será que o Rosenborg é pouco mais que um clube amador....

A nossa melhor prova é a UEFA. Estranho ano…

0
A duas jornadas do fim da fase de grupos da Liga Europa estamos numa posição bastante interessante para passar à próxima fase.

22 COMENTÁRIOS

  1. tem razão em algumas coisas eu tambem fui presidente dum pequeno clube e sempre acompanhei a equipa e quando foi preciso despedi o treinador sempre apoiei o presidente b c sou socio mas e inademissivel criticar os jogadores dias antes do jogo com o um maritimo e não acompanhar a equipa e duma tristeza franciscana e mais não digo saudações leoninas

  2. ESQUECIME DE DIZER O O SEGUINTE O PRESIDENTE DEVIA LEMBRAR-SE QUE UMA VITORIA NO MINIMO VALIA 20 MILHÕES NÃO SEI O QUE TEM NA CABEÇA TENHA JUIZO SAUDAÇOES LEONINAS

  3. Mais uma opinião tua correctíssima, ja começa a “aborrecer” , porque assim nao posso mandar os meus bitaiques, hehehe estou a brincar. Fico muito contente por ver outros Sportinguistas com a visao clara do que se passa. Se ja era teu fan ainda fiquei mais. Puseste o dedo na ferida, o JJ ja perdeu os jogadores ha muito tempo, nao foi so este ano . Eu gosto muito de analisar as equipas, as personalidades e a psicologia dos jogadores, treinador etc. Vamos recordar ha 2 anos quando o JJ perdeu a equipa, em que saímos da champions e a equipa deixou de jogar a bola , assim como aconteceu ontem. Ja nao me recordo no jogo que foi, vi o Bruno Cesar a “discutir ” como o JJ, este a protestar as indicacoes do JJ, a nao querer cumprir, e o JJ a calar se e a encolher os ombros. Quando vi esta imagem , disse logo,” o que ?? um jogador a contestar o treinador assim no campo?? “Pensei será que o Bruno Cesar vai ser encostado??? quando nao foi encostado, disse logo olha o JJ perdeu a equipa. Se perdeu por esse motivo, ou porque o Bruno Cesar espelhou o que se passava no balneário, e irrelevante e interessa e que perdeu a capacidade de exigir, e de motivar. E quando isso acontece fica se refém de certos jogadores que tem peso na equipa caso do William e Patrício que sao os capitaes. A questão que eu ponho, e que tenho andado a pensar e como vamos resolver isso, apontamos os culpados, detectamos o problema mas vamos ter de resolver. E isto esta me a dar umas dores de cabeca. Como eu gostaria de poder estar ao lado do Bruno para o aconselhar .Bem eu acho que 1 ponto, os capitaes tem de ser outros, Bruno Fernandes sem duvida e o Bataglia (tanta coisa que analisei dele em termos físicos e psicológicos ), penso que esta na altura de vender o William encaixar uma guita, e mandar o JJ para outro lado. Ou entao o JJ aponta os jogadores que lhe fazem frente e correr com eles, para que possa ter o balneário de novo, embora acho difícil. Arranjar um novo treinador tao bom que sera muito difícil , mas também com o JJ dessa maneira nao da para mais. E por clausulas de desempenho e de comportamento nos contratos dos jogadores, e por ultimo o Bruno, arranjar um psicoloco na area desportiva, ou mesmo um gabinete nesse sentido. Ha mais coisas que fazer, mas identificar o problema e solucionar tem de ser a resposta. Uma ultima coisa, os jogadores nao podem viver isolados em Alcochete, so tendo a companhia dos socios , adeptos e claques nos jogos. Eles tem de se fazer ouvir nos treinos e as portas abertas sempre que a equipa se desconcentre dessa maneira e assim, em todos os clubes grandes da Europa. O Bruno tem de abrir as portas de Alcochete para que os jogadores nao se acomodem e sintam o peso da camisola. SL

    • Afinal, segundo o post, houve imensa coisa de menos, mas não refere o que houve a mais, até demais, na linha do habitual em Alvalade: adeptos de trampa=claques.
      Confesso que me espanta que um grupelho de chulos do clube se intitulem os verdadeiros sócios do clube. É tempo de repor as coisas no seu devido lugar. Querem ser os verdadeiros sócios do clube? Simples: pagam tudo o que os sócios pagam, desde logo o mesmo valor das quotas; bilhetes que até aqui não pagam; viagens que também não pagam. O Sporting é um clube enorme, demasiado grande para alimentar chulos.
      Tenho aqui e noutros lados defendido BdC, mas se é verdade que vai rescindir com JJ, só posso dizer que acabou de cometer hara kiri. Pode BdC viver sem o Sporting? É algo que só ele pode responder, mas uma coisa é certa, o Sporting Clube de Portugal pode viver sem BdC, porque ninguém é mais importante que o clube..

  4. Coloco aqui o mesmo comentário que produzi para outros sportinguistas:
    É um erro a atitude de muitos adeptos e sócios do nosso SCP num impulso imediato e mais fácil, tomarem como alvo principal das criticas os jogadores que estiveram no Funchal e noutros decepcionantes jogos da equipa.
    Sim, porque ganhámos a taça da Liga com apenas uma vitória. Não igualámos a eliminatória com o A. Madrid por aparente falta de garra e determinação. Não vencemos o SLB em Alvalade, para além das omissões do árbitro e do video-árbitro por razões semelhantes.
    Alguém duvida que os jogadores que alinharam ontem no Funchal queriam muito ganhar o jogo? Alguém duvida que no final eram esses jogadores tal como nós a sentir a mais enorme frustração pelo insucesso? Então se eles queriam ganhar porque não fizeram tudo para o conseguir, perguntamos nós? E a resposta é clara: porque não tinham ou tiveram condições para o fazer. E essas condições estão naturalmente no âmbito das capacidades motoras, do estado motivacional, e da superação da ansiedade e sobretudo da do estado da confiança nas capacidades individuais e colectivas do grupo.
    Caros Sportinguistas, as prestações dos nossos jogadores reflectem claramente, não obstante a existência de um nível pouco elevado das capacidades motoras, um mau trabalho de preparação mental para os últimos desafios de alta competição. E isso não é da responsabilidade primeira dos atletas. Os responsáveis são naturalmente as incapacidades da sua equipa técnica onde à cabeça se situa J.J., e do director e responsável pelo futebol profissional (também presidente) BdC, pela má gestão psicológica do plantel submetendo-o a uma desestabilização permanente.
    Como antigo futebolista e treinador posso assegurar-vos que as equipas mostram em campo o trabalho de quem as dirige e organiza a nível táctico e psico-motor, e reflectem nas suas prestações a qualidade desse trabalho. Quando jogamos, sobretudo jogos decisivos, temos que acreditar no treinador, na sua táctica e estratégia, no seu modelo de jogo e na capacidade do colectivo. Quando tal não acontece queremos correr em campo e parece que ficamos tolhidos e cansados. O importante não é correr mais ou menos. O importante é saber para onde, como e para quê correr.
    Não contribuamos mais para ajudar a uma perda de confiança ainda maior do grupo quando falta ainda disputar uma final, que mesmo sem grande brilho espero que seja vencida. Abraço a todos.

    • Perguntas te se alguem duvida que quisessem ganhar??ao boifica e ao Maritimo??? Eu respondo sim duvido eu muitos como eu. Se quisessem ganhar tinham ganho, e jogado para isso. Andaram com 2 jogos por semana e corriam mais que com 1 semana de preparação, mas estas a gosar ou que?? Tens razao no que dizes que a forma como os preparadores fisicos treinam a equipa e o treinador influencia no rendimento, isso e claro, a pergunta que te faco e , o JJ nao queria ganhar o jogo?? Os preparadores fisicos sao maus?? Nao quiseram ganhar o jogo??? A equipa medica e ma ???? E depois o carácter psicológico que dizes que a direcção estabilizou o grupo. Entao o patrão pedir desempenho e atitude aos seus trabalhadores e motivo para eles nao trabalharem?? Mas estas a gosar novamente nao??? Se a equipa der tudo o que tem e mostra compromisso e atitude nao haverá motivos para a contestação ou haverá?? No 1 ano de JJ nao viste isso???? Viste criticas do Bruno?? Epa vai mas e comer palha . Tens direito a tua opinião, com certeza, agora nao tens direito e de nos querer alimentar com palha. Nao quer dizer que aqui e ali a direcao e o Bruno sejam os culpados. O primeiro culpado sao os jogadores, porque eles e que jogam, depois e o treinador, equipa técnica e depois em 2 plano a direcção porque os contratou. Mas quem joga sao os jogadores, dizes que foste jogador e treinador, aposto que tiveste uma carreira muito curta, com essa mentalidade, so poderias ser muito fraco. Ha sim que dar apoio a equipa mas também exigir, e nao nos contentarmos so com o “tentar” estes 3 jogos provavelmente eram os jogos mais importantes da época. E falharam redondamente, por falta de atitude e compromisso. E sabes o que mais, eu ja sabia que iam perder o jogo, ou empatar, para eu advinhar e porque se calhar vejo melhor as coisas que tu como ex jogador e ex treinador. E ja agora oh Vitor eu tambem fui jogador, so nao fui e treinador.

    • Tenho muitas dúvidas que os jogadores quisessem ganhar o jogo, o que me pareceu é que se estavam positivamente a marimbar, num desrespeito total pelos sócios e simpatizante.
      Há jogadores que estou a torcer para que sejam vendidos quanto antes, a começar pelo Patrício e pelo Acuna que tiveram ontem no final do jogo atitudes deploráveis para com os adeptos que legitimamente mostravam a sua indignação por mais uma exibição vergonhosa.

      • Concordo com aquilo que disseste , na minha modesta opinião nao colocaria o Acuna no mesmo prato. Ele por acaso da sempre o que tem e o que nao tem. E o dos mais esforçados, e quando ouviu se a critica ele levou a peito porque nao o merecia.Dai as vezes a injustiça de se assobiar toda a equipa, pagam os culpados e os inocentes. Se reparaste o Acuna foi o que mais correu, e deu apoio a defesa. Mas foi dos poucos que se safou ontem .Alguns dos jogadores querem sair, e e mais fácil saírem se o clube , o treinador e o presidente estiverem fragilizados. Razao pela qual essa atitude e quase que aposto que será a mesma na Taca de Portugal. E de levarem com umas cadeiras em cima em Alcochete, ou umas pedradas nos vidros do carro que eles acordam logo dessa estupidez. O Sporting investiu nessa equipa como nunca, e nao foi para ganhar uma taca da liga, e ficar em 3 e ter os jogadores a fazerem posts no facebook para responder ao presidente. SL e um abraco.

    • Acho muito bom o post do sr. Víctor Cruz. Eu não tenho conhecimentos, para ter este tipo de opinião, mas uma, gostava de lhe perguntar o seguinte: a possibilidade de ir à Champions, não é por si só um factor de estímulo? De todos os jogadores que ontem estiveram em campo, só dois, a meu ver jogaram com vontade: Mathieu e Bata. Estes estavam motivados? E os outros porque estavam desmotivados? O erro de Coentrão, e de que resulta o golo do Marítimo, inadmissível num jogador com aquela experiência, foi assim tão inocente como parece e querem fazer parecer? O jogo de ontem foi uma cópia do jogo contra o Estoril. Só a hora é que foi diferente. O jogo contra o Benfica. Que motivação era preciso para defrontar o maior rival do Sporting, senão a motivação de defrontar o Benfica? Todos sabiam que uma vitória os colocava a coberto do que aconteceu ontem. Para terminar duas questões e para as quais não encontro resposta: é de admitir que os jogadores quisessem fazer ver ao Presidente que eles é que são importantes? Há quantos anos estamos a ver, a rever e a ver novamente este filme de horror? Porque motiva o futsal e o futebol não?

  5. Antero Almeida e Vitor Cruz, alguém lúcido no meio disto tudo, o que vocês dizem é tão óbvio que parece impossível ler tanta estupidez e se não se está de acordo com tamanhas bacoradas ainda se é insultado…vamos ver como é que saímos disto.

  6. A ÚNICA coisa k eu sei é k o SCP tem neste momento 55 Modalidades e a todas elas Bruno de Carvalho pede o mesmo EXIGÊNCIA MÁXIMA e faz muito bem pois ele foi eleito por nós SÒCIOS para exigir a todo o mundo SCP o k todos nós queremos TÍTULOS e se os atletas não conseguirem esses títulos pelo menos k entrem em campo nas pistas ou nos pavilhões e k DÊM o MÁXIMO e a verdade É K TODOS OS CAPITÃES DAS EQUIPAS AMADORAS OU SEJA DAS 54 MODALIDADES K O SCP TEM ESTÃO COM O PRES. BdeC. SÓ A EQUIPA PROFISSIONAL DE FUTEBOL NÃO ESTÁ. dai deixo só esta pergunta PORQUE SERÁ?
    Será pela EXIGÊNCIA de terem k lutar sempre do 1º ao último apito do árbitro COISA K NÃO FIZERAM EM Moreira de Cónegos, Estoril, Setúbal, Maritimo, para não falar do passado sábado contra as Toupeiras e de Madrid..

  7. Uma questão porque carga de água é que oiço muita gene a dizer que o Bruno Fernandes dá um bom capitão? conhecem-no pessoalmente? Já jogaram com ele e é de facto um lider? ou é só porque foi o melhor jogador do Sporting esta época

    • Pedro se tu fazes uma pergunta dessas, e porque realmente sabes pouco sobre o jogador, ou mesmo consegues avaliar a sua personalidade. E mesmo assim contestas quem assim o pense. A questao e como e que nao consegues ver o que os outros veem. Bem mas deixo te com estas observacoes porque e que sera um excelente capitao. E um jogador batalhador, nao desiste, e combativo, protesta contra os parceiros, fala com o arbitro, tem carisma, e titular, sabe interpretar as ideias do treinador, e respeitdado dentro do grupo. Leva a equipa as costas. E o mais importante de todas e ambicioso e um lider e sente a camisola . Ora se isso nao sao caracteristicas de um capitao o que serao. Agora pergunto se consegues ver essas caracteristicas todas no William e Patricio.

  8. Vitória, empate e derrota. Os três resultados. Mas perder ou empatar da forma como os meninos mimados, perderam e empataram alguns jogos, é de bradar aos céus. Estes indivíduos não têm DIGNIDADE. Nem se respeitam a eles próprios. Todas as equipes estão sujeitas aos três resultados possíveis. Se perderem ou empatarem, depois de se esforçarem para ganhar, deve-se compreender e aceitar, agora o que aconteceu este ano e em muitos e muitos outros anos é que não pode acontecer. Alguns apontam as culpas para Bruno de Carvalho. Mas sejamos honestos com nós próprios e respondamos a esta simples questão: e antes do Bruno chegar? Qual tem sido a carreira da equipa do Sporting, com os outros presidentes, treinadores, médicos, preparadores físicos, roupeiros, tratadores de relva, etc,etc. Que respeito têm mostrado para com o clube, os seus adeptos e sócios? Sou adepto do Sporting, desde que me conheço. Sou sócio desde que Bruno de Carvalho chegou. Muitas das vezes discordo da forma como coloca as questões, mas pergunto: há um Bruno de Carvalho para as modalidades e outro para o futebol profissional? Porque respondem da forma como anteontem e ontem vimos, os jogadores do futsal fazer? Vontade de ganhar, dignidade pela camisola que vestem, vontade de dar alegrias aos sócios e aos adeptos. O que move os atletas do andebol? E as nossas meninas que ainda ontem deram uma resposta firme e digna no jogo no Estoril? E os atletas do voleibol? Modalidade que regressou o ano passado e que enfiou as toupeiras onde elas devem estar, debaixo da terra. Afinal a culpa está onde e em quem?

  9. O sporting jogou com menos dois jogadores,William e o Puccini foram duas nóduas dentro de campo,e a culpa é do sr.JJ aderrota nos barreiros deve-se sim ao treinador,porque no decorrer do jogo nao soube fazer a leitura para fazer as subestituções,e os capitães que não puxaram pela equipa.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies. Mais informação

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.

Fechar