A 4 de Setembro de 1955 fazia-se história no futebol mundial no Estádio Nacional. O Sporting recebia o Partizan para o primeiro jogo de sempre da Liga dos Campeões. Na altura ainda com a designação Taça dos Clubes Campeões Europeus.
E para na História ficar ainda gravado de forma mais clara o nome do Sporting também o primeiro golo de sempre foi nosso. Marcado por Martins, que viria ainda a bisar no encontro.
Os grandes clubes participam nos grandes eventos da história. E em Portugal não há nenhum clube tão grande como o Sporting. E mesmo na Europa poucos podem ombrear com os nossos pergaminhos.
João Martins, um jogador extraordinário, que teve a responsabilidade de suceder aos famosos cinco violinos. Natural de Sines, um avançado que também marcou a sua época no Sporting. Passou a parte final da sua vida emigrado em França onde morreu. Foi sepultado em Sines, tendo o Sporting- presidência de Sousa Cintra- juntamente com a autarquia de Sines tratado do funeral. Conheci-o pessoalmente, depois de ter ouvido muitas vezes o meu pai relatar os seus feitos desportivos, era uma excelente pessoa, de uma simplicidade tocante.