Parece que Scolari foi mesmo opção para treinador do Sporting, mas que não foi possível chegar a acordo apesar do interesse inicial de ambas as partes.

Vi muitas críticas a esta opção vindos de todos os lados. Mas sou sincero, penso que seria uma contratação que faria sentido.

O Efeito Sérgio Conceição

Sérgio Conceição pegou num plantel que custou muitos milhões de euros, apenas mais barato que o do Benfica, que durante quatro anos tinha sido incapaz de mostrar valor para ser campeão. E com treinadores que muita gente diz que até percebem de táctica, especialmente no caso de Lopetegui.

A verdade é que Sérgio Conceição uniu todo o balneário e conseguiu incutir nos jogadores duas coisas. A vontade de ganhar, e o aceitar de se sacrificarem fisicamente para isso.

Ora isto é algo que Scolari tem reconhecidamente. É de longe a sua maior virtude, criar um grupo unido e coeso, mesmo correndo com quem não está para isso, e com vontade de vencer. E títulos é algo que a sua carreira está pejada.

A Capacidade Táctica

Acho incrível como querem reduzir as competências técnico-tácticas de Scolari à capacidade motivational. De relembrar o palmarés deste senhor.

Sim, mesmo a malfadada passagem pelo Chelsea deu-lhe uma Taça de Inglaterra. Numa era pós-Mourinho que todos soubemos como ocorreu…

Três hipóteses, ou a capacidade motivacional é tão fora de série nele que consegue por si só ganhar títulos difíceis. Percebe afinal mais de táctica do que admitem. Ou então é um tipo cheio de sorte.

Quanto à sorte lembro-me sempre da história de um gestor de uma empresa que quando tinha muitos Currículos para analisar dividia os mesmos numa pilha de dois e mandava uma delas para o lixo. Segundo ele quem ia parar ao lixo era porque não tinha sorte, e que preferia ter com ele gente com sorte. Se formos pensar que a sorte é realmente importante prefiro ter alguém de pé quente do que um pé frio realmente.

De resto, acho sinceramente é um misto dos dois que sobram. Acho que ele aparenta para fora que é apenas um motivador e aglutinador, mas acaba por ser um gestor inteligente a nível táctico, mesmo que não seja um inovador out of the box.

Engraçado que acho exactamente o mesmo de Sérgio Conceição, que não me surpreendeu enquanto líder, mas surpreendeu-me pela gestão inteligente do plantel e adaptações ligeiras, como aquelas em que foi usando Sérgio Oliveira e Herrera.

No entanto nunca iremos saber. Como tantas vezes sucede no mundo não se chegou a acordo, e mesmo havendo predisposição inicial de ambas as partes, o acordo não foi alcançado. Agora que duvido que fosse a escolha única, e que de certeza que há contactos com mais gente, isso não duvido.

2 COMENTÁRIOS

  1. Deixe-se disso! Scolari seria péssimo para o Sporting. Treinador antiquado, com metodologia ultrapassada e que apenas ganhou em campeonatos periféricos. Ainda por cima chegaria com um ordenado principesco.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.