Ontem foi dia de encontro de Luís Filipe Vieira e Jorge Nuno Pinto da Costa na Mealhada. Convidaram também o Presidente da Liga, Pedro Proença, naquela que era teoricamente apenas uma reunião para falar dos temas do público dos estádios, que tanto preocupam todos.
Esta é a versão que passa nos jornais, que nestas coisas são os eternos aliados destes dois senhores. Dois excelsos senhores, não posso dizer criminosos porque graças a esquemas lá se safaram mesmo com as provas que todos vimos, a ajudarem os outros clubes portugueses a tentar voltar a ter público nos estádios.
E os direitos televisivos?
Lembram-se dos direitos televisivos? Eu lembro-me bem, e dos planos que havia em 2013 para serem centralizados graças a um Sporting amorfo, num formato em que 70% dos mesmos ficassem automaticamente garantidos para estes dois clubes.
Entretanto, como o Sporting voltou a crescer, isso parou, e o Benfica avançou sozinho com um megacontrato, que seria depois igualado e superado por Porto e Sporting.
Entretanto, tanto Porto como Benfica já adiantaram quase na totalidade os valores desse contrato, e começou a surgir o rumor de que iria voltar a ideia da centralização, até para poderem capitalizar isto e voltar a trazer alguma receita adicional para si.
O ano passado surgiu a notícia de que a centralização seria real, mal acabassem estes contratos. Qual será a probabilidade destes dois senhores terem alguma manga como antecipação de centralização com alguma trafulhice pelo meio.
Agora o Porto está com uma crise de liquidez fortíssima, fruto dos jogadores que saem a custo zero e que custaram muitos milhões.
Anos e anos de carrossel Mendes no Benfica obriga a que façam vendas grandes todos os anos. E este ano não têm nenhum jogador no ponto para vender com uma grande margem. Somando isso ao risco de não entrarem na Liga dos Campeões, e no anterior terem falhado a mesma, tudo se complica.
Não tendo já mais receitas para antecipar dos contratos televisivos, estes dois amigos provavelmente preparam alguma, e quem sabe se não seja cozinhada com leitão na Mealhada.