Quinta-feira, Julho 9, 2020
Início Análise Clube Permitam aos sócios decidir se é este o caminho que querem

Permitam aos sócios decidir se é este o caminho que querem

Lembro-me de desde cedo ter algum interesse pela política. Toda a dinâmica das eleições, dos tempos de antena, e das promessas feitas fascinava-me. Mas ficava sempre confuso ao perceber que das promessas que cada um apresentava em campanha eleitoral a maioria acabava na gaveta.

Na altura achava, e continuo a achar, que caso alguém apresente um programa eleitoral, seja para o que for, e que de repente se veja a fazer o seu oposto se deve demitir, e se quiser se voltar a candidatar agora com um programa eleitoral condizente.

Lembro-me dos três pontos chaves do programa de Frederico Varandas, vamos lembrar cada um deles.

Futebol Profissional

Lembro-me de que este era um dos grandes estandartes de Frederico Varandas. Um futebol profissional, altamente competente, e com poucas contratações mas assertivas. Isto enquanto se colocava a formação como a base de todo o projecto. Também contratar apenas pelo certo e evitar jogadores em fase descendente da carreira ou que não fossem bons projectos de futuro.

Em vez destes jogadores de futuro e certos fomos buscar Jesé’s, Bolasies, Neto e Ilori. Claramente um oposto do prometido. Ainda para mais tapando jogadores da formação, a qual disse ir ser a aposta, e emprestando ou vendendo algumas dessas promessas.

A isto se soma um futebol profissional mal gerido, com um desregular constante do que é ou deixa de ser projecto, e no qual a estrutura não serve para nada, nem sequer para protestar quando somos claramente desrespeitados e roubados pela arbitragem.

Projecto Financeiro

Durante a campanha diziam que não havia buraco e que o investimento que poderia ser feito estava estudado, planeado e até havia parceiros prontos a entrar.

Esses parceiros até agora continuam a ser uma promessa por cumprir, se bem que continua a ser feita recorrentemente. Da parte financeira sobram duas coisas.

Uma delas um pré acordo com a banca para a Reestruturação Financeira, bom mas na linha do que já havia sido apalavrado, e um empréstimo obrigacionista gerido de forma sobranceira que acabou por falhar nos valores pedidos. Dificilmente um bom cartão de visita, e claramente um ponto negativo também neste mandato.

Unir o Sporting

Se houve ponto em que falhou por completo foi este. Podíamos dizer na brincadeira que agora estava finalmente a conseguir unir o Sporting, mas contra esta direcção. Mas na realidade nem isso, pois apesar de quase toda a gente que se ouve estar contra esta direcção nem aí são unidos.

Na verdade não me lembro de um Sporting tão desunido como este. E nem a guerra interna que movem às claques, com ou sem razão em alguns pontos, está a conseguir dar-lhes a tal união frente a um inimigo que vem nos manuais. Talvez se tivessem procurado um inimigo externo fosse diferente.

O que devem fazer

Sou sincero não gosto de Assembleias Destituitivas nem de demissões de Direcções. No entanto esta Direcção está tão longe de qualquer tipo de apoio popular aparente, e sem qualquer tipo de correspondência com o seu programa eleitoral que penso que não tem condições para continuar nesta fase.

Acho que então devem convocar novas eleições. Se acham que têm ainda apoio popular que levem um novo programa eleitoral a votos. Contando ai sim com as medidas de controlo das claques em vez de união, uma politica de cortes no futebol baseada em empréstimos e um projecto na onda do que realmente estão a fazer.

Aí se os sócios votarem neles têm toda a legitimidade de continuar esta política, que me parece desastrosa. Caso os sócios optem por outros planos, e um projecto diferente do que está em curso, acho que a Direcção devia ser a primeira a aceitar que os Sportinguistas decidam os destinos do clube, e coloquem em prática um projecto com o qual se identifiquem.

É altura de voltar a dar a palavra aos sócios.

O que pensar da contratação de Filipe Çelikkaya?

0
Hoje surgiu a confirmação de um rumor que já circulava há algum tempo, e a partir deste momento Filipe Çelikkaya é o...

Se jogarmos mal têm o direito de nos roubar? Carta aberta a alguns Sportinguistas

4
Olá caro consócio, Vi ontem com alguma repulsa os teus comentários após o jogo frente ao Moreirense, quando vieste...

A prova que nunca deixariam o Sporting lutar pela Champions

4
Olhem bem para a imagem aí em cima e perguntem-se, como eu me pergunto, como é possível que Tiago Martins, depois de...

3 Explicação para Helton Leite ter dado 3 pontos ao Benfica

6
Foi desta forma que Helton Leite impediu que o nervoso miudinho dos jogadores do Benfica terminasse, marcassem um...

Regresso do Acuña a extremo frente ao Moreirense hoje?

0
Hoje o Sporting deslocar-se-á a Moreira de Cónegos para defrontar o Moreirense, num confronto que tem no retorno de Acuña um dos...

14 COMENTÁRIOS

  1. O SPORTING tem ESTATUTOS e os mesmos têm k ser cumpridos á 19 ANOS k o SCP não ganha 1 Campeonato e nunca vi nenhuma Direção se demitir por causa disso. FLOPS todos compraram desde Pongolle Elias Alan Ruiz Douglas e mais uns CEM e não foi por isso k as Direções se demitiram Quem quase acabou com a Formação do SCP não foi o Varandas e quem começou a emprestar pèrolas da Formação como Domingos Duarte Yuri Medeiros Carlos Mané Francisco Geraldes Palhinha e outros e dar jogadores da Formação de borla Ricardo Esgaio Wilson Eduardo ao Braga Romário Báró Porto e Nuno Tavares slb não foi o Varandas O SCP está a pagar e bem caro e vai continuar a pagar pela INVASÃO A ALCOCHETE feito por elementos da ESCUMALHA k é a PÁGINA MAIS NEGRA DA HISTÓRIA DO SCP NOS 113 ANOS K TEM DE VIDA o SCP nesse dia perdeu mais de uma Equipa Perdeu a sua iodentidade e perdeu os símbolos k tinhamos da nossa formação assim como perdeu MUITAS MAS MUITAS MESMO DEZENAS DE MILHÕES DE EUROS e não venham com a conversa k o SCP ia ganhar em Tribunal porque o único k RESCINDIU Ruben Ribeiro k não foi resolvido a bem ( como foram Rui Patricio William Podence e Gelson) o SCP perdeu o caso em Tribunal TAS e vai ter k indemenizar o jogador e com tudo o k vai sendo dito no Tribunal de Monsanto é mais k certo k tambêm o SCP perderá a acção do Rafael Leão. Se o SCP fôr a votos o k é k vai mudar NADA porque o SCP se não começar do ZERO nunca mais será Campeão e PAZ não haverá NUNCA pois os INIMIGOS DO SCP estão dentro do SCP e vá para Pres. quem fôr vai ter sempre OPOSIÇÃO FEROZ e basta perder uns jogos k a bagunça começa de novo mas á uma coisa k eu tambêm sei é k a grande maioria dos Sócios do SCP não querem mais a ESCUMALHA DAS CLAQUES K DEPOIS DO K FIZERAM EM ALCOCHETE E SEREM OS CULPADOS DA ACTUAL SITUAÇÃO DO SCP HOJE por terem perdido a mama k tinham k era a de viver á custa do SCP e dos seus Sócios e k DEVIAM DE TER SIDO LOGO METIDOS NA RUA DO SCP A SEGUIR AO ATAQUE DE ALCOCHETE se aparecer algum papagaio para se agarrar ao poder dizendo k vai fazer as pazes com os piores INIMIGOS do SCP k são a ESCUMALHA os SÒCIOS do SCP não irão perdoar pois nisso o Varandas fez o k todos os Sportinguistas de bem e com vergonha na cara queriam k é ter cortado todos os direitos aos k NUNCA apoiaram apoiam o SCP e sempre se apoiaram a eles próprios O SCP NECESSITA E PRECISA É DE PAZ E ESTABILIDADE mas se querem MATAR O SPORTING K É O MEU GRANDE AMOR DESDE K NASCI E ATÉ AO DIA K MORRER COMIGO NÃO CONTAM porque o SCP é uma instituição pública respeitada e k se rege por estatutos e estes têm k ser cumpridos escrupulosamente já basta os atropelos k existiram aos Estatutos do SCP á 2 anos os quais eu fui completamente contra.

    • Temos de olhar para o presente, com espírito crítico e deixar de desculpalizar pelos erros do passado. Parte não é culpa desta direção mas a escolha deste plantel é. Até o Braga tem melhor plantel do que nós, como é que é possível? Será que tem mais dinheiro ou tem pessoas mais competentes na gestão do plantel? Esta direção teve um ano razoável e outro que está a 3 derrotas da pior de sempre. Já rodamos vários treinadores, compramos vários jogadores e não saímos desta triste sina. Como mudar a página? É rezar que apareça uma direção que traga uma liderança que faca unir o sporting. Mas não se iludam pois única forma de unir é ganhar muitos jogos até quebrar este maldito jejum.

  2. Um mandato é um contrato. Os sócios do SCP contrataram o Dr. Frederico Varandas para, em sua representação, gerir durante 4 anos o clube que é deles.

    Tal como os contratos – assim de repente, lembro-me dos contratos do Peseiro ou do Keizer… -, os mandatos podem ser terminados antes do tempo, quando deixa de haver condições para continuar a cumpri-los.

  3. Octávio orlando caleira da costa podes continuar a escrever e escrever que ninguem vai ler… Já te assumiste como lampião e continuas a vir para aqui comer gelados com a testa

  4. Um reparo ao português:
    “… poucas contratações mas assertivas.”
    Ser assertivo não ter nada com estar certo. Ser assertivo é ter comportamento directos sem ser agressivo. É um dos comportamentos da matriz comportamental sendo os outros tipos o manipulador, passivo e agressico. Esta frase correctamente seria “…poucas contratações mas certas/correctas.” Assertividade em futebol até é aquilo que os ralatadores chamam de “boa agressividade”. Este erro irrita-me nos comentários e infelizmente está-se a tornar norma.

  5. Francisco Vai chamar Lampião á PUTAtiva k te pariu ainda tu estavas para vir ao MUNDO já eu era do SCP comecei a ver o SCP á 64 anos e ia com meu Pai e meu tio a todos os jogos e só nos transportes autocarro barco e elétrico levava 4 horas para chegar a Alvalade e eram mais 4 para voltar estive no Brasil 18 anos a viver e vim 3 vezes de propósito ver o SCP nas últimas DUAS vezes k o SCP foi Campeão e na Inauguração do NOVO ESTÁDIO DE ALVALADE á 8 anos seguidos k foi quando regressei a Portugal e comprei a minha Gamebox k não falho 1 jogo em Alvalade e vi centenas de Jogos das Modalidades em Odivelas e agora no JOÃO ROCHA e tu até morreres nem metade dos jogos verás os k eu vi do SCP não só em Alvalade mas tambêm por Portugal fora e até no Estrangeiro era o k faltava UM BARDAMERDA COMO TU apareceres aqui a chamar me de Lampião LIÇÕES DE SPORTINGUISMO NÃO RECEBO DE NINGUÊM ACREDITO K HAJA MILHARES DE SPORTINGUISTAS IGUAIS A MIM MAS K AMEM MAIS O SCP DO K EU NÃO EXISTE NINGUÊM DAI COMO COMEÇEI ACABO VAI PARA A COISA DA PUTATIVA K TE PARIU ENERGÚMENO BARDAMERDA.Ou então vai marrar com o teu pai.

    • És um frustrado… Deixa o Sporting aserio… Não precisamos de Sportinguistas frustrados… Resolve primeiro a tua vida pessoal. Não queiras que o Sporting as resolva. Esse discurso de que fiz isto e aquilo pelo Sporting é lixo. Os Sportinguistas têm que ter a sua vida, e fazem o que podem pelo Sporting sem precisar de justificar que são mais ou menos que os outros porque fiz isto ou aquilo. Fazem o que podem! Não precisam de justificar porque ninguém quer saber… O Sporting vai resistir a estes frustrados que olham para o Sporting como a justificação para a sua vida ou a querer que o sucesso pessoal venha do Sporting… Ninguém vai ser mais ou menos credível pelo seu clube ganhar, ninguém vai ser mais respeitado por ser do clube a b ou c ou fazer mais ou menos pelo clube. O clube é uma paixão… Cada um faz aquilo que pode mas o que cada um pode não justifica ser mais ou menos sportinguista… Ser do Sporting não se compra, sente-se frustrados da merda

  6. Falta acrescentar uma promessa. Varandas afirmou na sua campanha, que para ele, a expulsão dum sócio seria equivalente à pena de morte. Foi, ou não foi????

  7. Este espaço devia ser para tentarmos difundir ideias e ideais orientadores de uma necessária comunhão sportinguista. Mas não, trazemos os egos de cada um e esquecemos o essencial que é sermos Sportinguistas. É esta autofagia que nos diminui, e qnd as bases são assim como podemos exigir que os dirigentes sejam melhores?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies. Mais informação

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.

Fechar