Muito se tem falado em pontas de lança a surgirem na formação Portuguesa. André Silva está claramente a mostrar valor, e é um avançado de mão cheia claramente.
José Gomes, bem tem 17 anos e é jogador do Benfica e Jorge Mendes. Se calhar por ordem inversa, mas pronto. Tem feito uns minutos na equipa principal do Benfica fruto de lesões. E esta época, entre todos os escalões, já marcou um golo. Mas isso para a imprensa já o torna o novo Eusébio.
Mas de quem eu quero falar é de Pedro Marques, um avançado que me tem enchido as medidas.
Formado no Belenenses foi contratado esta época ao clube de Belém com apenas 18 anos para integrar os quadros da equipa de Juniores. E fortalecer uma posição em que a nossa academia estava deficitária.
E nessa mesma equipa de Juniores começou desde logo a mostrar valor, com quatro golos nos três jogos em que actuou. E que os cumpriu na integra.
Na Youth League da UEFA também não tem deixado os seus créditos por mãos alheias. Dois jogos, um frente ao Légia e o outro frente ao todo poderoso Real Madrid. E um golo em cada um dos jogo.
Tal constância têm sido as suas boas exibições e golos que tem sido desde já chamado à equipa B. E aí à primeira vista os números podem enganar. Sete jogos, três golos e uma assistência são aceitáveis, mas longe do que esperamos de um ponta de lança com potencial.
Mas depois olhamos para os minutos jogados. E reparamos que é apenas um suplente. E que estes três golos e uma assistência foram obtidos em apenas 185 minutos jogados.
O que dá uma média de um golo a cada 61 minutos, ou de uma acção decisiva a cada 46 minutos. E isto são números top!
Um jogador ágil, felino, mas ao mesmo tempo com alguma capacidade no confronto físico dentro da área. E o melhor, uma excelente capacidade técnica e de finalização. Eu tenho muita esperança neste jovem leonino. E espero ainda o ver marcar muitos golos de leão ao peito.
Quem é o José Mendes? Querias talvez dizer que José Gomes é jogador do Benfica e de JORGE Mendes?