Começou hoje mais uma etapa da preparação para a época que aí vem com o estágio na Holanda. Um dos grandes pontos de interesse, e em especial de discussão, são os convocados para estes estágios. Vamos colocar os mesmos por posições, e tentar perceber quem vai ou não ter maiores chances de ficar.
Guarda Redes
- Rui Patrício
- Marcelo Boeck
- Luís Ribeiro
- Vladimir Stojkovic
Quatro guarda redes parece um pouco demasiado, tendo em conta que o plantel normalmente utiliza apenas três. Parece ser uma de duas hipóteses: ou é para ver quem é o terceiro guarda redes e o guarda redes da equipa B, ou é para ver se algum dos jovens já tem o nível para suplente, significando uma saída de Marcelo Boek.
Defesas
- Cédric
- André Geraldes
- Maurício
- Eric Dier
- Paulo Oliveira
- Tobias Figueiredo
- Jefferson
Dois laterais direitos, mas apenas um lateral esquerdo. Será que é o fim da hipótese de Mica para o plantel principal esta época? Se não o é pelo menos parece. Ficando Rojo no plantel até poderá fazer sentido, mas saindo este terá de haver mas um para jogar, seja o Mica ou alguém novo.
Quanto aos centrais, está presente uma mudança em relação à Taça de Honra com a saída de Rúben Semedo e entrada de Tobias Figueiredo. Rúben Semedo deverá então ficar na equipa B ou mesmo ser emprestado.
Meio campo
- William Carvalho
- Oriol Rosell
- Adrien
- Slavchev
- João Mário
- Ryan Gauld
- André Martins
- Wallyson
Podemos definir logo em três posições, 6, 8 e 10.
Para a seis estamos plenamente servidor com William e Rosell que parecem ser os donos do lugar. Só se algum deles sair deve haver alguma mudança.
Na posição 8 temos também dois jogadores bem assinalados em Adrien, o dono do lugar, e o Slavchev.
Depois começam as dúvidas maiores. Se for para utilizar um jogador com características de 8/10 João Mário e Wallyson serão os escolhidos. Sendo que este último deverá ser colocado no entanto na B durante a maioria da época. No entanto Ryan Gauld pode ser usado como um 10 puro, sendo que nesse caso será uma disputa entre si e André Martins, assegurando os João Mário e Wallyson alternativas ao Adrien também.
Por outro lado Ryan pode ser adaptado a extremo, além de Shikabala também poder a vir ser colocado a 10, ou mesmo Montero.
Extremos
- Ricardo Esgaio
- Chaby
- Iuri Medeiros
- Carlos Mané
- Carrillo
- Heldon
- Shikabala
- Capel
Aqui a questão esquerdo ou direito parece pouco relevante. O relevante é no entanto que vão ser usados dois, e que muitos destes não deverão ficar no plantel principal.
Carlos Mané e Carrillo parecem ter o lugar seguro. Shikabala também parece entrar no mesmo lote, mas a sua não utilização na taça de honra levanta alguma dúvida ainda que ligeira.
Capel por outro lado poderá sair. Digo mais, o Sporting deve estar interessado em que ele saia. É um jogador com alguma valorização no mercado, e além disso não encaixa bem no novo sistema. Aliando isso a uma não evolução em todos estes anos de Sporting, que impede que consiga ter um bom tempo de decisão parecem apontar o fim desta sua aventura. Isto se aparecer alguém interessado em pagar por ele, e pagar o ordenado elevado que tem.
Para Heldon parece ser a sua derradeira oportunidade para ficar no plantel. Não mostrou ainda muito, e os primeiros seis meses de leão não foram satisfatórios. Se mostrar algo fica, senão é emprestar ou vender no fim do estágio.
O lote Ricardo Esgaio, Chaby e Iuri Medeiros parece reservado a outra decisão. Pode algum deles ficar já no plantel? Se não estão num ponto em que devem ficar a rodar na B ou numa equipa da primeira liga onde sejam titulares? É o que Marco Silva irá tentar descobrir neste estágio.
Pontas de Lança
- Slimani
- Montero
- Tanaka
Este é o departamento mais fácil do estágio. São o suficiente para abordar a época, e dois deles estão bem enquadrados e entrosados. Se Slimani não sair não precisamos de mais ninguém, logo não era preciso chamar mais ninguém.
Agora é deixar a bola rolar, e Marco Silva decidir.
Deixe uma resposta