Foi hoje aprovado pela maioria dos sócios em Assembleia Geral o orçamento 2019-20 do Sporting Clube de Portugal. E antes demais fica já o aviso que não irei falar sobre as cenas passadas dentro da Assembleia, tal como não o fiz no passado, por muito que me tenham deixado triste.
O que importa mesmo neste caso é o orçamento propriamente dito, e o que irá trazer para a próxima época desportiva das modalidades do Sporting.
Uma coisa que saltou à vista de todos, e que foi um enorme ponto de discussão, foi o valor mais baixo para as modalidades este ano. Um valor significativo que por isso mesmo levantou muitas questões, especialmente em ano de regresso do Basket, e com uma equipa para lutar por troféus ao que tudo indica.
Neste momento oiço pessoas a dizer que foi uma redução cuidada e estruturada, cortando gorduras desnecessárias, e outros a dizer que isto é um sinal de um desinvestimento nas modalidades que tornará impossível repetir estes dois anos cheios de sucesso.
A verdade é no entanto complicada de definir agora, e provavelmente só mesmo no fim da temporada se conseguirá dar uma resposta final. Claro que para Dezembro ou Janeiro já se conseguirá ver alguma tendência, mas mesmo isso será deixado em aberto.
Agora treinadores como Anti do Andebol, os reforços sonantes do futsal e as contratações fortes do Basket parecem apontar a que se calhar não existirá assim tanto um desinvestimento claro. Poderá é passar muito por uma lógica de usar mais talento nacional, e mais barato, para as segundas linhas. O que na teoria faz sentido e defendo há muito tanto nas modalidades como no Futebol.
Agora no fim do dia vai tudo depender dos resultados. Se chegarmos ao fim do ano com dois ou três títulos nacionais nas modalidades não será um desinvestimento. Se além disso conseguirmos também mais troféus europeus significará que se conseguiu mesmo fazer mais com menos, sendo então este orçamento uma optimização.
Como optimista espero que seja isso. E como Sportinguista espero que a direcção tenha tomado a decisão certa e que isso se reflicta em troféus. Agora é esperar e ver. E daqui a um ano agir em conformidade.
O acesso para deficientes é uma vergonha eu não foi porque sou deficiente e não consigo descer a rampa sócio 4018