Quem me conhece sabe que tenho um ódio de morte a desculpas de mau perdedor. Por outro lado recuso-me a não analisar a cada derrota, e ontem apesar do ponto que trouxemos foi uma derrota, em busca do que foi mal feito e por quem.
Podia começar com erros individuais e atitudes displicentes, mas foram tantos a tê-las que deixa de ser um problema individual para ser um problema geral. Tentar individualizar neste ou naquele será um exercício que dará mais trabalho que frutos.
Mas deixemos temporáriamente o problema da falta de atitude e vamos falar das más opções de Silas. Custa-me dizer que ele escolheu mal quando tem o pior plantel do Sporting que me lembro, e ainda para mais algumas lesões e suspensões, mas mesmo assim conseguiu fazê-lo.
Ter Battaglia, mesmo que limitado na forma física, e jogar com Doumbia é assustador. Ter Eduardo em campo, e achar que este é um dos melhores jogadores a acelerar o jogo no campeonato, é outra que me custa. E depois claro, depois de ver o que Jovane e Plata fizeram no ultimo jogo em Alvalade e ver os dois no banco com Bolasie em campo custa, para não dizer outra coisa.
No entanto a questão de fundo acaba por ser a equipa mesmo. Existe sequer equipa? Plantel sei que existe, e que é fraco, abaixo até do Braga desde que saiu o Bruno Fernandes. Mas mesmo com planteis fracos por vezes há equipas, coisa que não vejo ali. Existem vários jogadores, cada uma jogar, quando lhe apetece, para seu lado. Zero empatia, zero solidariedade e zero emoção. E quando isto transparece para o público é mau, mas óbvio ao mesmo tempo.
E aqui Varandas é o culpado junto com Hugo Viana. Ambos falaram muito que iam dar apoio em tudo, e pelo menos o resultado é nulo. E nestas alturas um líder tem de descer ao campo, dar dois berros e meter toda a malta a unir-se. No Sporting cada vez mais se vê apenas um grupo de jogadores a pensar em como passar as próximas férias de Verão, enquanto isto passa. E em campo todos percebem isso, até os adversários que nos dominam como o Rio Ave a noite passada.
Podíamos dizer que foi uma exibição para esquecer, mas estas são as exibições que são de tal forma atrozes que nos temos de lembrar bem delas, para reverter o que se está a passar e nunca mais o repetir.
Deixe uma resposta