Hoje a notícia do dia do Sporting é o relatório e contas do terceiro trimestre, especialmente o capitulo onde se incluiu que ao fim desse trimestre o resultado operacional apontava a um prejuizo de 40 milhões de Euros.
Antes de apontar um pouco mais ao assunto gosto de ver que a boa prática, iniciada em direcções anteriores, de transparentemente divulgar as contratações e percentagens completas continua a ser mantida.
Quanto aos 40 milhões, é muito dinheiro sem dúvida, levando até a alguns rumores de all-in como o ocorrido em 2017-18.
Há no entanto três coisas que actualmente que o fazem diferir por completo de 17-18, levando a uma gravidade muito menor.
- A equipa tem um valor de potenciais vendas enormemente maior agora que no final de 2018.
Claro que não havendo rescisões nessa altura seria algo completamente diferente, e defendi que o all in feito nesse ano foi bem feito, e que havia potencial de venda mais do que suficiente antes de Alcochete para o equilibrar caso fosse preciso. Neste momento penso o mesmo, e como felizmente não houve um Alcochete não há grande risco. - A qualificação para a Liga dos Campeões assegura uma boa almofada financeira.
Mesmo não contando para as contas deste ano automaticamente faz com que as do ano seguinte melhorem. E esse foi o grande problema do all-in de 2017-18, após aquele estranho jogo com o Marítimo ficamos fora até do playoff. Este ano estamos assegurados na fase de grupos, e até no pote 1. - Fomos Campeões Nacionais.
Se me garantissem que ia-mos ser campeões nacionais aceitaria este prejuizo, mesmo sem as atenuantes acima de caras. Para o clube poder crescer, e até sobreviver, era preciso mostrar aos mais novos, às marcas parceiras, e a toda a nação o poder que tem um Sporting Campeão. Podem criticar à vontade esta forma de pensar, mas não ganhar um campeonato durante tanto tempo faz perder muito mais que 40 milhões.
Posso não ser um especialista em finanças, apesar de ter as minhas até bem organizadas, mas algo que me parece claro é que estes 40 milhões não serão assim um problema tão grave considerando a entrada na Liga dos Campeões, e ao que tudo indica uma venda de Nuno Mendes por um valor de igual ou maior valor que esse prejuízo.
E se Nuno Mendes for vendido por valores desses até podemos acabar a época com lucro, campeões, e com a Liga dos Campeões com presença garantida. Posso não ser um simpatizante de Varandas, nem ter votado nele, mas não me parece de longe um mau resultado.
Deixe uma resposta