Hoje inicia-se uma nova etapa no Sporting sob a batuta de Rúben Amorim. Mesmo achando um completo disparate esta contratação, pelo risco e valores envolvidos, espero agora que Rúben tenha todo o sucesso do mundo, e que esse sucesso se comece a antever agora.
Uma das coisas que mais tinha faltado à equipa nos últimos tempos era atitude e querer, e isso normalmente melhora sempre após uma mudança de técnico. Ainda para mais esta situação era agravada quando todos percebiam que Silas não tinha o apoio da estrutura, e agora Rúben Amorim terá de ter, senão não tinham investido a quantidade absurda de dinheiro que investiram.
Será cedo para começar a ver mudanças? Por um lado, é costume dizer que é demasiado cedo, visto os treinadores quererem mudar pouco nos primeiros dias normalmente. Mas a verdade é que o contexto é muito particular. Nem o Sporting tem neste momento nada a perder, e se a ideia é começar a preparar a próxima temporada desde já mais vale de choque começar a ir nesse sentido.
Por isso espero desde já começar a ver hoje um sistema táctico que preveligie a saída de bola a três na defesa, seja com três centrais ou dois mais um apoio. Espero que Rúben Amorim tenha desde já a coragem de colocar, ou manter, os miúdos em campo, e espero que claramente se comece a ver alguma mudança para tentar passar uma ideia e uma identidade à partida.
Não vai ser fácil, mas a verdade é que Rúben Amorim agora tem uma obrigação que não tinha quando assumiu o Sporting de Braga. Aí era um treinador que foi promovido das camadas jovens e barato, para ver se resultava num clube sem grande tradição. Agora é o terceiro treinador mais caro da história do futebol mundial e entrou num colosso desportivo.
Vai ser duro, mas espero que tenha todo o sucesso. E que isso comece hoje mesmo.
Deixe uma resposta