Neste primeiro dia do ano tradicionalmente estaria aqui a falar de que este ano queria ser campeão nacional. E mesmo com altos e baixos todos os anos, desde 2012-13, que temos chegado a Janeiro ainda com aquela esperança, mesmo que já profunda, de que isto ainda pode acontecer.
Este ano pensar em ser campeão é de tal forma já irrealista que nem vale a pena ter alguma esperança, e mesmo para o segundo lugar as esperanças são ténues. Fica então a questão, o que podemos esperar desde 2020?
Primeiro que tudo que consigamos ganhar a Taça da Liga. Sim, é a competição menos importante das que estamos envolvidos, e talvez até acabe em breve, mas se é um caneco a ganhar ao menos que se ganhe esse.
A Liga Europa é uma miragem apesar de estarmos em prova. Acredito que passaremos à próxima eliminatória, temos mais do que a obrigação de o fazer, mas a partir daí será complexo no mínimo. Basta olhar para os nomes em prova para ser pouco realista.
Resta então esperar pelo fim da temporada e tentar que se vá criando a base de uma equipa capaz de melhorar claramente a prestação deste ano.
E nisso o mercado de Inverno deve começar a preparar, mas no de Verão teremos mesmo de saber fazer um bom mercado para depois do descalabro do mercado de Verão de 2019 algo se possa salvar.
No mercado de Inverno de 2019 ficamos ligeiramente mais fracos do que quando o começamos. A saída de Nani não teve substituição à altura, e Luiz Phellype apesar de ter sido uma boa contratação não é superior a Montero. No mercado de Verão ficamos muito mais fracos do que quando o começamos, e isso sim é grave.
Outro mercado de Inverno como o de 2019, em que ficamos mais fracos em vez de mais fortes, e estaremos com um plantel ao nível do Braga ou Guimarães. Mais um mercado de verão ao nível de 2019 e estaremos com um plantel ao nível de um Famalicão, isto enquanto os nossos rivais se reforçam em força.
Podemos nem sequer pensar no titulo em 2020 já, mas teremos de preparar nestes dois mercados em 2020 o título de 2021, senão em vez de lá chegarmos em breve estaremos a lutar para ir à Liga Europa.
Felizmente nas modalidades o cenário é bem diferente, e o investimento, mesmo com um ligeiro decréscimo por modalidade, foi positivo e claramente que este ano esperamos ser campeões em todas as modalidades de pavilhão, e quem sabe algo mais na Europa no Hóquei em Patins. Ainda espero ser muito feliz no João Rocha em 2020, que se salve isso!
Deixe uma resposta