Hoje veio a público que a FIFA estuda quatro mudanças de regras para melhorar o futebol. O que achar de cada uma delas, e da sua praticabilidade no futebol?
Jogo de 60 minutos cronometrados
Duas partes de trinta minutos cada, mas com cada paragem de jogo a ser cronometrada. Por um lado é trazer o jogo para mais perto do futsal, andebol ou basket, como falarei mais para a frente noutras medidas, mas que me parece completamente correcta e necessária.
A quantidade de jogos estragados desde o minuto zero por guarda-redes que demoram demasiado a meter a bola em campo e simulações de lesões é um cancro para o futebol, e acabaria desta forma.
Lançamentos de linha lateral com o pé
Poder, tal como no futsal, lançar a bola com o pé da linha lateral seria uma mudança muito maior do que pode parecer à primeira vista.
Mesmo que fosse sem possibilidade de apanhar balanço, como é feito no futsal, seria fácil para muitos jogadores colocarem a bola com força e colocação na grande área.
Isto tornaria os lances de bola parada ainda mais relevantes no jogo, e até dominadores, e o jogo pelo ar, físico, entre avançados e centrais o ponto-chave de uma partida. Sinceramente não gosto nada da ideia, retirada mesmo do futsal, que é um desporto muito diferente.
Substituições Ilimitadas
Este para mim, seria o maior erro de todos. Não só passariam a haver jogadores muito mais limitados, mas potentissimos em certas fases do jogo, tornando um jogo desiquilibrado fisicamente como o futebol americano, como arruinaria o mercado criando um maior fosso entre ricos e pobres.
Os clubes ricos poderiam ter quase duas equipas sempre a rodar, e menos jogadores interessantes ficariam para os menores. E claro as equipas grandes teriam um fluxo constante de jogadores frescos a todo o momento, e as outras a lutar cada vez com armas mais desiguais. Esta para mim é a pior medida de todas, e por muito que faça sentido em jogos de pavilhão, em futebol seria horrível.
Suspensão de cinco minutos com Cartão Amarelo
Aplicar uma pena acessória de cinco minutos de suspensão, com o cartão amarelo, parece algo interessante e que desmotiva aquelas faltas cirúrgicas que se faz constantemente para impedir fora das regras contra-ataques.
Gosto, e parece equilibrada, desde que seja num mundo com os tais 60 minutos cronometrados.
Conclusão
Duas medidas interessantes e que me parecem agradáveis, uma perigosa, mas possível, neste caso a dos lançamentos laterais, e uma que destruiria o jogo. Vamos ver o que vem aí com tudo isto.
Não concordo com nenhuma. Não quero o futebol parecido com nenhuma outra modalidade. Eu o que mudava no amarelo era, por cada um, um livre directo em local à escolha pela outra equipa.
Da maneira que distribuem amarelos os árbitros deste país passávamos a jogar sempre com 10 ou com 9. Para se implementar uma regra dessas teria que haver equidade de critérios na arbitragem, o que não acontece. Em teoria até poderia ser bom, mas na prática só serviria para inclinar mais o campo. De todas, a única que concordo e até defendo há algum tempo é a de cronometrarem do tempo útil de jogo.
Saudações Leoninas
O Palminha sorriu.
Com tanta mudança se estraga o futebol ,por ser diferente é que é o desporto preferido de milhões a unica alteração que eu faria era proibir e amarelar os jogadores da equipa que cometem faltas ou seja em cantos etc que a partir do momento que a falta ou cantoetc seja marcado os jogadores da equpa que comete a falta ou livre,canto etc não possam a partir do apito do arbitro tocar na bola,pois o que se vé hoje em dia é o arbitro marcar seja o que for e a equipa contra quem é marcado pegam na bola chutam para longe etc,ou seja fazem bastante anti jogo.