Segunda-feira, Novembro 28, 2022
InícioImprensa NacionalNicolau Santos é Sportinguista. Mas neste artigo está bem engando

Nicolau Santos é Sportinguista. Mas neste artigo está bem engando

Nicolau Santos é um conhecido adepto do Sporting. Conhecido também por ser Director Adjunto do Expresso. E menos conhecido o seu papel na direcção de Godinho Lopes, do qual era apoiante e conselheiro Leonino.

Mas depois quando o assunto é Bruno de Carvalho ou Jorge Jesus tem uma estranha tendência para ter alguns equívocos. Ou podemos mesmo dizer erros. E sempre no mesmo sentido.

Vejamos o artigo dele hoje

O Sporting perdeu ontem com o Vitória de Guimarães por 3-0 num jogo de preparação para a nova época que, para os leões, arranca no dia 6 de agosto, na Vila de Aves, o jogo que abre a Liga 2017/18. E o mínimo que se pode dizer é que os sinais foram preocupantes, não pelas experiências que Jorge Jesus fez ou pelas adaptações que foi obrigado a fazer, mas pelas manifestas fragilidades que se estão a tornar evidentes como resultado de uma má política de dispensas e de um sistema táctico que agrava essas fragilidades.

Imaginem que neste jogo de ontem tinha actuado a equipa titular. E que tinha sido usado o esquema táctico principal.

Guarda-redes: o Sporting não pode vender Beto e vender também Rui Patrício. Patrício é o melhor guarda-redes português, um dos melhores a nível mundial e garante vários pontos por época, além de dar uma enorme tranquilidade a quem está à sua frente. Beto colmata bem os jogos em que ele não puder estar presente. Vender os dois será uma desgraça, a não ser que se consiga uma alternativa magnífica.

Tendo em conta que o Sporting já disse inúmeras vezes que quer manter Rui Patrício até ao fim da sua carreira, acho que não é preocupação principal.

Quanto a Beto, gosto muito de o ter por cá e acho-o o suplente ideal. E pelo que parece a estrutura pensa da mesma forma. Mas caso ele queira sair para fazer um bom contrato é de lhe facilitar a vida.

Quanto a alternativas, bem eu diria para olhar para a formação! Senão contratar alguém interessante será bem pensado. Mas não vejo o porque do tom de preocupação do Nicolau Santos.

A Defesa

Defesa: como é possível o Sporting iniciar um jogo com Bruno César a defesa-direito? É possível porque Schelotto foi dispensado, João Pereira foi vendido a meio da época passada e só há um tal Piccini, que já esta lesionado – e que, quando não estiver, não terá concorrência para o lugar. Erro crasso na política de dispensas e contratações. E o responsável chama-se Jorge Jesus.

Não digam ao Nicolau que existe o André Geraldes, que ele anda esquecido. Mas pronto, eu sinceramente desejo efectivamente que venha um lateral direito. E sinceramente não seria este ano João Pereira a ser uma solução. E Schelloto nunca encheu as medidas.

E já agora, Piccini não está lesionado. Mas devido à quantidade de jogos que fez na pré-temporada teve de ser feita uma gestão de esforço. Algo normal e natural.

Claramente no entanto que precisamos de um lateral direito.

Coates não parece, para já, o jogador da época passada. O erro que ontem cometeu e que lhe valeu a expulsão aos 20 minutos de jogo é inadmissível no jogador de uma equipa que tem pretensões a ganhar títulos. Mas a intranquilidade de Coates resulta também da venda de Ruben Semedo, que colmatava em rapidez o que lhe faltava em serenidade e experiência, bem como a venda de Paulo Oliveira, com quem Jesus nunca foi à bola, mas que era de longe o mais rápido dos defesas sportinguistas e um jogador de grande entrega e muita qualidade. Em contrapartida, veio Mathieu que é pesadão, lento, com rins duros e que, a cereja em cima do bolo, já está lesionado. Se sofremos muitos golos o ano passado, cheira-me que este ano vamos sofrer muitos mais. Basta ver o que tem acontecido na pré-época.

Mais coisas que não convém dizer a Nicolau Santos. A primeira é que Coates fez uma pré-época ainda pior que esta o ano passado. Está realmente ainda a ganhar ritmo, mas se o ganhar como o fez o ano passado estamos sem problemas.

No campo da velocidade podemos dizer que Nicolau Santos se esbarrou a grande velocidade. É que Paulo Oliveira não era o mais rápido dos nossos centrais, era Rúben Semedo. Que saiu num negócio de 14 Milhões de Euros, um dos maiores encaixes da nossa formação.

E o tal lento Mathieu que ele disse, bem o ano passado foi o segundo jogador mais rápido do Barcelona segundo A Marca. Isso faz dele alguém realmente lento. Imaginem que vinha Messi. Esse pela teoria de Nicolau Santos é mais lento que o Luisão aposto. Isto além de Mathieu já ter feito um jogo muito interessante contra o Mónaco.

Para a esquerda temos um jogador com problemas emocionais e que estava quase arrumado (Coentrão) e um jovem que precisa de jogar para ganhar confiança, mas que está longe de ser melhor que Jefferson (outro com quem Jesus nunca foi à bola e que, enquanto não despachou, não descansou). Conclusão: temos um enorme problema na defesa por culpa exclusiva de Jesus e das más opções que tem tomado, quer ao nível das dispensas, quer no plano das contratações. Esperemos que André Pinto recupere da lesão para sentar Mathieu.

Bem, confirma-se que Nicolau Santos não viu, ou não quis ver, o jogo com o Mónaco. Coentrão quase arrumado? Ok…

Jefferson melhor que Jonathan, que esteve na equipa do ano do campeonato argentino? O melhor Jefferson talvez, mas fez uma época sofrível a todos os niveis. Queriamos mesmo ir para a frente com Jefferson este ano?

Concordo que Jonathan ainda tem o sangue demasiado quente, e precisa de refrear por vezes. Mas com o Coentrão a titular e Jonathan a suplente tenho na lateral esquerda uma das áreas em que estou mais seguro.

Um meio campo de suposição

No meio-campo, temos duas incógnitas fundamentais: Adrien e William Carvalho ficam ou vão? Ficam os dois ou só um? Não fica nenhum? E se ficar um, qual será? Dos contratados, Matheus Oliveira pode ser filho de Bebeto, mas não é jogador para uma equipa que luta pelo título. Vai ser despachado rapidamente ou jogará muito pouco. Palhinha está uns furos acima dele – e é da casa. Petrovic e Battaglia também são melhores e dão mais garantias. Acima da média, contudo, só mesmo Bruno Fernandes, que tem excelentes pés e magnífica capacidade de passe. Mas lá está: sem Adrien e William, este meio-campo é pior do que o que existia com eles.

Na realidade, e apesar de todo o azedo tom, apenas consegue colocar como mau jogador Mattheus Oliveira. E depois centra tudo ao dizer que se Adrien e William saem ficamos pior.

Claro que ficamos. São dois campeões da Europa, com enorme mercado, e o William é dos melhores do mundo no seu lugar. Como não poderíamos ficar pior?

Agora se forem vendidos pelos valores que o Sporting aceitará (nunca menos de 20 milhões por Adrien e 30 por William) por certo que poderemos fazer um retoque no mercado. Pensou nisso certo? Mesmo assim no caso de Adrien nem o faria.

Um ataque esquecendo Gelson Martins

Finalmente, no ataque, Podence devia ter lugar obrigatório, assim como Bas Dost. Mas o que fazer com Doumbia, que é um avançado possante que pode ser muito importante contra equipas fortes? Iuri Medeiros também merece jogar. Mas o lado direito, onde ontem jogou, não é o seu terreno natural. Acuña voltou a mostrar empenho e combatividade e Gelson Dala tem a alegria dos miúdos que jogam à bola na rua. Devia ser emprestado para rodar e marcar.

Caro Nicolau Santos. Sabe quem é Gelson Martins? Está no nosso plantel sabia?

Com quem está neste momento no plantel, o melhor seria mesmo voltar ao 4-3-3, assim escalonado: Patrício; Piccini (que remédio), Coates, Mathieu (ai, ai… – mete o André Pinto, Jesus!) e Coentrão (ai, ai, ai!); William, Adrien e Bruno Fernandes; Podence (Iuri Medeiros), Doumbia (Acunã) e Bas Dost. E precisamos de ir rapidamente ao mercado comprar um defesa direito.

Agora fiquei a pensar numa coisa. Será que Nicolau Santos sabe quem é Gelson Martins?

Mas, de qualquer modo, deixem-me ser tremendista: com estes desequilíbrios na equipa, como resultado de más opções nas compras e vendas, sobretudo para a defesa (Jesus tem um problema com os defesas esquerdos desde o tempo em que esteve no Benfica…), vamos ter mais um ano perdido. É melhor Bruno Carvalho e Jorge Jesus começarem a preparar desde já os discursos que vão fazer aos sócios no final da época.

Realmente, temos um plantel horrível e uma perspectiva horripilante. Quem dera voltarmos aos tempos de Godinho Lopes não era caro Nicolau? Aí no seu lugar de conselheiro leonino naquelas cadeirinhas almofadadas e buffets sumptuosos… Futebol? Isso não lhe devia interessar muito. Se nem sabe que o Sporting tem um tal de Gelson Martins.

Trincão é a imagem de uma equipa perdida.

0
Estou completamente farto de Francisco Trincão. Um jogador deambula entre a vontade de fazer mais uma fintazinha para o Youtube e o poder de...

Rúben Amorim e o que começa a parecer a história de Paulo Bento

1
Há uns dias, após a vergonha passada frente ao Marselha em Alvalade, estive para fazer um texto a comparar Paulo Bento e Rúben Amorim....

O que dizer do fim do Futebol de Praia do Sporting?

1
Lembro-me bem dos grandes jogos de Futebol de Praia que nos agarravam à televisão no final dos anos 90, e início da década de...
mercado de transferências

O que tem de ser feito até ao fim do mercado para ainda sonhar?

O jogo do passado sábado terá de ser visto para toda a equipa técnica e directiva como um enorme abre olhos. O Sporting precisa...

O que se passou ontem com Rúben Amorim?

0
Gosto muito de Rúben Amorim, e é o melhor treinador que já vi treinar o Sporting.  A forma que pegou na equipa sem medo, de...

11 COMENTÁRIOS

  1. O srº Niculau é realmente do SCP e nota se pela preocupação que tem pelo mesmo. Já os srs deste blog não sei se serão… puxa, falam mais no SLB que os proprios benfiquistas… tinhas msm q falar do Luisão?

    • Tem uma palavra sobre o Luisão, que é comparar um jogador nosso com Luisão, por ser o mais lento da primeira liga. Onde é que isso é falar do Benfica?

      E o Sr. Nicolau é um Sportinguista. Ter estado no clube durante a Direcção do Godinho Lopes e nunca ter levantado a voz contra o que se passava mostra bem a sua preocupação.

      • Tem razão no muito que diz. Apesar de salientar que pertenceu a outra direcção, consecutivamente, ele aborda questões que estamos mesmo Muito preocupados. Aliás já todos sabemos o que aí vem, em Dezembro. Como se o Nicolau tivesse culpa das dispensas, das parvoíces da defesa do jota que pedemos a liderança o ano passado e nunca mais fizemos nada de jeito. Casmurro.

  2. Um grande artigo de um sportinguista preocupado. Coentrao deve fazer meia época se tanto, piccini é horrível, Jonathan não tem qualidade e matheus Oliveira faz lembrar kmet, hanuch e tantos outros.

    A indefinição de adrien e William é real. Será que não aprendemos nada com as saídas de João Mário e slimani? Pode ser tarde para ir ao mercado.

    Necessitamos de 1 lateral esquerdo e dois laterais direitos. Ou 1 mais schelloto!! Volta que estás perdoado.

    • Kmet e Hanuch? Se quisesse comparar um reforço sul americano, mesmo que fosse o Acuña, poderia fazer sentido.Agora Matheus Oliveira já estava em Portugal há algum tempo. E sim, não é dos melhores jogadores que temos. Mas felizmente é a 5ª ou 6ª escolha no plantel para o lugar.

      Quanto aos laterais esquerdos… bem devemos ter uma noção diferente do futebol. Temos dois excelentes laterais esquerdos. Do lado direito temos talvez um problema sim, mas por lesões e cansaço.

      Quanto a William e Adrien, felizmente que para o lugar do primeiro temos Palhinha, Petrovic e Battaglia, e para o segundo Bruno Fernandes. Mesmo que se vá ao mercado temos soluções para ir jogando.

      E o ano passado com Slimani foi um problema, visto ter entrado Bas Dost. Para o lugar de Gelson subiu o João Mário. Penso que o problema esteve longe de ser esse.

      Mas no artigo se ele se esquece até que Gelson existe…

      • O matheus Oliveira é o pior médio do Sporting. Nem num Braga ou Guimarães tinha lugar.

        O Jonathan não é lateral para o nosso clube e o coentrao não vai aguentar meia época.

        Do lado direito temos um enorme problema. Piccini é dos piores da nossa liga. O schelloto é bem melhor. Geraldes nem para suplente serve. Não é à toa que o jj só nesta pré época é que tem experimentado os 3 centrais.

        Concordo que no meio campo temos boas alternativas. No ataque conseguimos arranjar bons substitutos.

        Continuo com a impressão que o problema da época passada mantém-se, ou seja, as laterais têm de ser melhoradas.

  3. Para quem acompanha os blogues sportinguistas, a crónica de Nicolau Santos é um retrato de mais um adepto que só vê aquilo que a TV apresenta. Fraco e superficial.
    Nicolau Santos apenas constatou o óbvio sem se questionar ou tentar compreender as razões para o Sporting se apresentar, contra uma boa equipa como é o Guimarães, com uma equipa tão desequilibrada.
    Dizer que este ou aquele falhou, que Bruno Cesar não é lateral direito ou que Matheus Oliveira não é jogador para o Sporting. Nem vou dizer quantas vezes li isto hoje!
    Houve aselhice do treinador? Houve! Houve aselhice de Coates? Houve! Tem Nicolau Santos razão em algumas das apreciações? Tem, são óbvias para quem tem olhos! Faz sentido dar exagerada importância a este artigo de opinião? Para mim não.
    A único facto realmente relevante é Nicolau Santos ter apresentado este artigo fraco.

    • A questão não é dizer que este ou aquele falhou. É partir de pressupostos errados para atacar algo.

      Fábio Coentrão não irá render e ser uma desgraça? Chamar Mathieu, o segundo mais rápido do Barcelona a época passada, lento? Quando se fala do ataque esquecer-se que existe Gelson?

      E o tom com que dá como certa a saída de pedras nucleares, que tudo aponta que fiquem por cá?

      E porque dar relevância a isto? Bem, é escrito num dos maiores jornais Portugueses. Por um director adjunto. E que fez parte do Conselho Leonino. Acho que é relevante.

  4. Provavelmente esteve a ler outros cronistas e a fazer copy/paste para apresentar esta “obra-prima” e receber o seu…Li hoje opiniões muito mais inteligentes e aprofundadas que este artigo.
    Aos sportinguistas deixo uma humilde sugestão: antes da crítica feroz a “queima”, questionem, procurem saber as condicionantes, tentem perceber a razão e o que se pretende com determinadas decisões técnico e tácticas, o que JJ pretende dos jogadores e onde estes se encaixam no “puzzle”, quem precisa trabalhar mais e quem necessita de recuperar, de que dependem as aquisições e como poderemos tirar melhor proveito dos empréstimos de jovens jogadores. Algo para além dos 90 e tais minutos de futebol. É claro que o que interessa para nós adeptos é o resultado final, mas é bom fazermos alguma ginástica mental!
    Assim como não ganhamos a Liga dos Campeões por derrotarmos o Mónaco, também não somos o Hull City por termos perdido o jogo com o Guimarães.Para mim, preocupante é termos apenas um central pronto para competição e estarmos “coxos” nas duas laterais!
    SL

  5. Passaram-se dois dias e ainda não encontrei a crítica destrutiva de Nicolau Santos à gestão ruinosa, financeira e desportiva, de Godinho Lopes, que certamente terá escrito como sportinguista preocupado que é! Continuo a agradecer a ajudo de algum leitor, que porventura tenha lido esta crónica, que tenho certeza existirá.
    NS Fez parte dos órgãos sociais no mandato de GD e teve mais informação das contratações de Jeffren, Schars, Labyad, Boulahrouz, Xandão,etc., com salários de fazer inveja a outros craques da Europa e do Sporting a ficar fora das competições europeias e num vergonhoso sétimo lugar no campeonato e a 36 pontos do campeão.
    Tenho a certeza de que não terá ficado indiferente àquele Sporting e terá criticado duramente GL, os treinadores e jogadores que representaram naquelas épocas o SCP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies. Mais informação

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.

Fechar