Neste momento existe uma enorme desconfiança entre os Sportinguistas sobre a idoneidade de uma votação supervisionada por Jaime Marta Soares e seus colegas. Isto sem uma comissão fiscalizadora, como a que foi proposta e o presidente demissionário da MAG se recusou.
Numa rápida sondagem pelo Twitter, e pelo grupo privado do Facebook Sporting Com Filtro (onde apenas estão Sportinguistas mas com opiniões diversas) os resultados foram estes
A solução de ir de Branco
Foi apontada por alguns apoiantes de Bruno de Carvalho que a melhor maneira para mostrar a presença massiva de apoio para ele seria os adeptos que quisessem votar Não à destituição seria ir vestido de branco para a assembleia.
Assim seria tornado assim visível e claro o apoio. E pelo menos os registos fotográficos ajudariam caso houvesse uma tentativa de fraude, que muitos acham provável.
Porque não ir de Branco
A ideia de inicio parecia boa, mas de repente começaram a surgir alguns senãos que quanto a mim a tornam um erro.
Primeiro porque gente interessada em armar confusão irá tentar ir ter com essas pessoas e criar problemas. Sei que muitos de nós temos pele rija, mas sempre será menos um ponto de foco.
Segundo e mais importante é que para há gente ligada à destituição, e que está mais interessada em fazer cair Bruno de Carvalho com processos do que tentar democraticamente, que pode tentar que a Assembleia seja parada a meio. Como a primeira de Fevereiro. Aposto que ao fazerem isso mesmo serão pessoas rigorosamente vestidas de branco, preparadas para imputar as culpas aos apoiantes do actual Conselho Directivo.
Uma alternativa
Já ouvi por aí a circular muitas alternativas. A melhor delas seria mesmo haver uma comissão fiscalizadora mista para evitar qualquer tipo de fraude nos votos. Mas como isso foi rejeitado por Jaime Marta Soares vamos esperar que a providência cautelar nesse sentido seja aprovada brevemente.
Senão a que mais me parece razoável, e que fica sempre bem e democrática, será aplaudir as intervenções que achem correctas energicamente. E gritar pelo nome de quem apoiam quando não estiver ninguém a falar.
Podem gritar Jaime Marta Soares, Ricciardi ou Álvaro Sobrinho se forem votar Sim na destituição. Ou então Bruno de Carvalho, Carlos Vieira ou Luís Gestas se forem votar Não. A escolha é vossa.
Deixe uma resposta