Um dos argumentos mais falaciosos que recorrentemente é usado por adeptos de alguns clubes grandes em Portugal é que eles são o motivo da subsistência dos clubes pequenos. Isto dá pano para mangas, e provavelmente em breve farei mais artigos sobre isso mesmo, mas no fundo é uma enorme falácia.
Muita gente segue o Sporting, Benfica e Porto pelas grandes vitórias nos Campeonatos e Taças Portuguesas feitas ao longo dos anos, não o inverso. As agremiações cresceram e alavancaram-se nessas mesmas vitórias, rivalidades e triunfos.
A ideia da ECA e da UEFA em tornar cada vez mais um sistema de clubes grandes e pequenos, num formato que tende quase para a criação de um sistema de Franquias mais próximo da Major League Soccer. Mas isso implica, e eles sabem, matar um pouco o futebol de base da Europa. Dos pequenos clubes locais que alimentam os clubes regionais que por sua vez sonham em alcançar a glória europeia ou fazer uma gracinha e ganhar o Campeonato Nacional.
Vejam com atenção o video abaixo.
É por isto que não poderemos deixar a ECA e a UEFA transformarem o nosso futebol num futebol de franquias deles, onde meia dúzia de donos ganharão milhões com o desporto do povo.