Ver o lançamento de novos projectos Sportinguistas é sempre um motivo de satisfação para mim. E isto é tão verdade para projectos inovadores amadores, mas com qualidade profissional, como a Revista 1906 ou o Sporting 160, como para projectos claramente profissionais como o Leonino agora estreado.
Idealizado por João Duarte para ser uma espécie de Observador versão Sporting, o que ao olhar para o design desde logo se percebe. E fica também desde o ínicio a proposta de ser algo claramente plural, o que é de salutar.
Conheço alguns dos intervenientes, desde logo o director Pedro Geada que até agora era colunista aqui, e tenho respeito muito alto por outros. Ao mesmo tempo tenho um profundo desprezo por pelo menos outros dois comentadores, que dificilmente sequer perderei tempo a ler. Se isto vale pela pluralidade? Talvez, mas parece que sim
A secção de noticias está bem alinhada e parece muito actualizada, e essa era a falha da maioria dos portais amadores Sportinguistas até agora o que poderá tornar este espaço uma referência.
Os cartoons, até agora apenas dois, parecem estar no bom caminho, e gosto particularmente deste tipo de abordagem.

A questão da politica e politiquice
Desde que ouvi falar deste projecto que logo me avisaram que isto era algo claramente político. Que era para ser propaganda contra alguém, para promover alguém ou para ser uma prancha de lançamento para uma futura candidatura.
Não sei se será, não é isso que está escrito, e não meto de parte que possa haver ali auto promoção politica de alguns dos comentadores. Aliás vejo ali pelo menos 3-4 nomes que podem vir a ser candidatos ou candidatáveis num futuro mais ou menos próximo.
No entanto isso difere muito pouco do que já temos nas colunas dos jornais diários desportivos com nomes do mesmo género. A diferença aqui é mesmo o preço, gratuito, ser disponível online desde logo e ser controlado por Sportinguistas.
Se há pessoas com agendas? Provavelmente. Mas isso nunca me fez deixar de ler Sportinguistas, e avaliarei cada um por aquilo que disser e fizer. Além de manter o meu direito de ler apenas a quem dou o valor ou dúvida ignorando qualquer um que não me apeteça ler.
Estão disponíveis em www.leonino.pt e nas redes sociais como todos os outros.
Deixe uma resposta