Jaime Marta Soares por completa incompetência, esperemos nós senão ainda é mais grave, voltou a violar tanto os Estatutos antigos, que ainda estão em vigor por outro erro seu, como também os Novos, que ele assinou mas por sua culpa ainda não estão em vigor (link).
Ora o demissionário Presidente da Mesa da Assembleia Geral (PMAG) do Sporting em comunicado publicado no Expresso diz que irá nomear uma Comissão de Fiscalização, invocando o artigo 41 dos Estatutos.
No entanto vamos ver o que dizem os estatutos:
Se se verificar causa de cessação de mandato da totalidade dos membros do Conselho Diretivo ou do Conselho Fiscal e Disciplinar ou se, convocadas eleições para qualquer daqueles órgãos, não houver candidaturas, pode, no primeiro caso, e deve, no segundo, o presidente da Assembleia Geral designar uma comissão de gestão ou uma comissão de fiscalização, ou ambas.
Na minha terra a totalidade designa todos. Na realidade o Conselho Fiscal perdeu grande parte dos seus membros efectivos. Mas mesmo assim um deles, Fernando Carvalho, não se demitiu.
Logo Jaime Marta Soares perde desde aí a legitimidade total, e legal, para poder nomear seja o que for. Podendo ser Fernando Carvalho a assegurar essa continuidade até eleições nesse órgão.
Mais ainda, nos novos estatutos isto é mantido, mas também passa a ser permitido que o Conselho Fiscal funcione com pelo menos 4 elementos. Ou seja os 3 suplentes que estão ainda no Conselho Fiscal, e que até agora não anunciaram demissões, bastariam para nem ter de ir a eleições para este órgão a correr.
Mais uma vez por um erro grave, dos Estatutos que devia cumprir, Jaime Marta Soares prejudica gravemente o Sporting. Isto se achar-mos, como eu quero achar, que isto é por erro. Senão estaríamos a falar de golpes de estado ou pior.
Deixe uma resposta