Odeio perder jogos no campeonato português contra equipas que se fecham durante 90 minutos, evitam jogar futebol, passam o tempo no chão e acabam por marcar num lance fortuito.
Não foi isso, no entanto o que aconteceu hoje. O Santa Clara pressionou alto o jogo todo, tentou disputar cada lance com o Sporting, teve critério no ataque, e acabou por ser mais feliz em frente à baliza que o Sporting.
Parabéns ao Santa Clara por isso. Sim, o árbitro Rui Costa fez uma arbitragem “espertinha”, com amarelos em nada simétricos. A expulsão de Bragança é no limite do exagero, mas acaba por ser aceitável e vem numa altura tardia. Não foi isso que decidiu o jogo.
A atitude da equipa variou muito. Das duas vezes que teve em vantagem baixou demasiado o ritmo, e pagou caro por isso. No entanto durante todo o restante jogo tentaram atacar com tudo o que tínhamos, e tentaram por tudo chegar ao golo. Não deu, siga para o próximo jogo.
A derrota surge no fim do dia por dois motivos: falha na concretização, e erros defensivos.
As falhas na concretização são mais individuais que colectivas, mas vários podiam ter feito golo. Paulinho, Coates e Pote, entre os três houve pelo menos cinco lances que poderiam, e deveriam, ter dado em golo. E ainda mais um de Sarabia. Quando a defesa não cumpre tanto como o habitual, isto é um problema.
Na defesa houve erros que custaram golos. Em quando digo erros não são apenas individuais. É fácil apontar o dedo a Esgaio ou Neto, mas Palhinha também saiu mal indo à queima em alguns lances, e a defesa no seu conjunto não esteve ao nível habitual.
Agora o que me chateia realmente, e mesmo muito, é ver adeptos que se dizem Sportinguistas a irem invadir as redes sociais de Ricardo Esgaio atacando um jogador que tem feito tudo pelo Sporting.
Já leva 27 jogos este ano, mais de 1500 minutos nas pernas, seis assistências para golo, muitos e bons cruzamentos. Falhou este jogo? Sim. Porro é melhor? Também, é um craque completo.
Agora se não acho bem ir insultar nas redes sociais, ou fora delas, qualquer jogador por muito inútil que seja, muito menos aceito a um jogador com 14 anos de Sporting, e que tem sido extremamente útil.
Quem o faz não são Sportinguistas, nem adeptos de desporto. Metam a mão na consciência, e ganhem juízo.
Deixe uma resposta