A caminhada portuguesa para o Euro 2020 ficou afectada por um par de empates que certamente não estavam nos planos em casa. O segundo destes, frente à Sérvia, foi vingado em Setembro com uma vitória fora de portas por quatro bolas a duas.
Hoje teremos de fazer o mesmo na Ucrânia frente à selecção local para desde já nos colocarmos com pé e meio na fase final do Euro 2020.
Claro que com Cristiano Ronaldo é sempre mais fácil. Juntando-lhe Bernardo Silva que finalmente tem começado a render mais na selecção, e somando Bruno Fernandes que tem subido e muito de rendimento com as Quinas desde que se firmou como titular tudo é possível. E claro se Félix finalmente mostrar na selecção o talento que lhe é reconhecido tudo será ainda mais fácil.
Ganhar hoje tem de ser o objectivo, a prioridade e a única opção. Se a isso se somar o golo 700 de Ronaldo, tanto melhor.
Apuramento quase… Mas o selecionador não é um tal de Fernando Santos?
Apontar o dedo aos jogadores e ao seu plano -plano dele, treinador- não lembraria ao diabo. Mas os compadrios, os afilhados, obrigaram ao triste espectáculo que nos foi dado ver… até aos 60 mnt -quando já não havia outra solução.Continuaríamos a jogar com 10, mas… talvez resultasse!
Faltou sorte, é verdade, mas se Fernandes e Bruma, mais o André Silva (e não a maior maravilha do Seixal) tivessem entrado logo ao intervalo -e já era tarde!- não teríamos virado o jogo?
Quando se chega ao cume, depois… a descer, todos os santos ajudam.