A 28 de Fevereiro de 1904 nasceu o Sport Lisboa. Numa acta que documenta esse mesmo facto foi criado o clube ali para os lados de Belém.
Nessa acta não consta o nome de Cosme Damião, o jogador que depois de ver rejeitado o seu ingresso no Sporting, após falência do Sport Lisboa, resolve usar o nome do antigo clube para convencer o Grupo Sport Benfica a fundir-se e o aceitar.
Claro que nessa acta consta o nome de Cândido Rosa Rodrigues, um dos fundadores do Grupo Sport Lisboa, e que após a extinção do mesmo fez uma bela carreira no Sporting. E ele mesmo diz que esse Sport Lisboa não tem nada a ver com o clube fundado entre 1906 e 1907 por Cosme Damião (link).
E claro, o primeiro Presidente do Sport Lisboa, José Rosa Rodrigues, que o dirigiu até à sua extinção em 1906, também prosseguiu depois carreira no Sporting. Clube onde foi rejeitado Cosme Damião.
O rejeitado Cosme Damião apenas por uma vez conseguiu o seu sonho de jogar com a verde e branca. E numa equipa mista de atletas dos vários clubes de Lisboa, entre os quais o seu Sport Lisboa e Benfica fundado em 1906.
Tanto assim é que em 1910 comemorava o seu 4º aniversário, como demonstram os jornais da época.

Já nenhum sócio do Sport Lisboa deverá estar vivo, visto o clube ter sido extinto em 1906. Mas foi um passo importante, mesmo que falhado, no desporto Lisboeta. Pelo que se sabe tinham valores fortes, coisa que depois quem usurpou o seu nome, data e cores não se pode gabar do mesmo.
Parabéns à memória do Grupo Sport Lisboa.







Acho super interessante que os adeptos do SCP se preocupem tanto com a história do Benfica, e passem tanto tempo a renegar a sua própria história.
Curioso que seja assim tão importante discutirem a fundação e os fundadores do Benfica, mas reneguem os fundadores do seu próprio clube, que hoje teimam em chamar de “croquetes”.
Idiossincrasias de ser sportinguista que eu, pessoalmente, nunca entenderei…
Quem é o fundador do Sporting que não é falado como tal, e que é chamado de croquete?
Seja lá porque motivo for, viveis em permanente litígio com a História, seja na data e local de nascimento (terá sido numa pharmácia ou numa farmácia?), seja na contagem de campeonatos…
Fazeis-me lembrar alguns jogadores que vêm da Guiné…
o boifica foi cagado em 1908
«o seu Sport Lisboa e Benfica fundado em 1906»?!
Não sei como se ainda perde tempo com respostas a quem não dá a cara.