A 28 de Fevereiro de 1904 nasceu o Sport Lisboa. Numa acta que documenta esse mesmo facto foi criado o clube ali para os lados de Belém.

Nessa acta não consta o nome de Cosme Damião, o jogador que depois de ver rejeitado o seu ingresso no Sporting, após falência do Sport Lisboa, resolve usar o nome do antigo clube para convencer o Grupo Sport Benfica a fundir-se e o aceitar.

Claro que nessa acta consta o nome de Cândido Rosa Rodrigues, um dos fundadores do Grupo Sport Lisboa, e que após a extinção do mesmo fez uma bela carreira no Sporting. E ele mesmo diz que esse Sport Lisboa não tem nada a ver com o clube fundado entre 1906 e 1907 por Cosme Damião (link).

E claro, o primeiro Presidente do Sport Lisboa, José Rosa Rodrigues, que o dirigiu até à sua extinção em 1906, também prosseguiu depois carreira no Sporting. Clube onde foi rejeitado Cosme Damião.

O rejeitado Cosme Damião apenas por uma vez conseguiu o seu sonho de jogar com a verde e branca. E numa equipa mista de atletas dos vários clubes de Lisboa, entre os quais o seu Sport Lisboa e Benfica fundado em 1906.

Tanto assim é que em 1910 comemorava o seu 4º aniversário, como demonstram os jornais da época.

Página 18 do “Tiro e Sport” #450, de 15 de Agosto de 1910

Já nenhum sócio do Sport Lisboa deverá estar vivo, visto o clube ter sido extinto em 1906. Mas foi um passo importante, mesmo que falhado, no desporto Lisboeta. Pelo que se sabe tinham valores fortes, coisa que depois quem usurpou o seu nome, data e cores não se pode gabar do mesmo.

Parabéns à memória do Grupo Sport Lisboa.

6 COMENTÁRIOS

  1. Acho super interessante que os adeptos do SCP se preocupem tanto com a história do Benfica, e passem tanto tempo a renegar a sua própria história.

    Curioso que seja assim tão importante discutirem a fundação e os fundadores do Benfica, mas reneguem os fundadores do seu próprio clube, que hoje teimam em chamar de “croquetes”.

    Idiossincrasias de ser sportinguista que eu, pessoalmente, nunca entenderei…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.