A 28 de Fevereiro de 1904 nasceu o Sport Lisboa. Numa acta que documenta esse mesmo facto foi criado o clube ali para os lados de Belém.
Nessa acta não consta o nome de Cosme Damião, o jogador que depois de ver rejeitado o seu ingresso no Sporting, após falência do Sport Lisboa, resolve usar o nome do antigo clube para convencer o Grupo Sport Benfica a fundir-se e o aceitar.
Claro que nessa acta consta o nome de Cândido Rosa Rodrigues, um dos fundadores do Grupo Sport Lisboa, e que após a extinção do mesmo fez uma bela carreira no Sporting. E ele mesmo diz que esse Sport Lisboa não tem nada a ver com o clube fundado entre 1906 e 1907 por Cosme Damião (link).
E claro, o primeiro Presidente do Sport Lisboa, José Rosa Rodrigues, que o dirigiu até à sua extinção em 1906, também prosseguiu depois carreira no Sporting. Clube onde foi rejeitado Cosme Damião.
O rejeitado Cosme Damião apenas por uma vez conseguiu o seu sonho de jogar com a verde e branca. E numa equipa mista de atletas dos vários clubes de Lisboa, entre os quais o seu Sport Lisboa e Benfica fundado em 1906.
Tanto assim é que em 1910 comemorava o seu 4º aniversário, como demonstram os jornais da época.

Já nenhum sócio do Sport Lisboa deverá estar vivo, visto o clube ter sido extinto em 1906. Mas foi um passo importante, mesmo que falhado, no desporto Lisboeta. Pelo que se sabe tinham valores fortes, coisa que depois quem usurpou o seu nome, data e cores não se pode gabar do mesmo.
Parabéns à memória do Grupo Sport Lisboa.
Deixe uma resposta