Estava confortavelmente a ouvir a conferência de imprensa de Rúben Amorim, por sinal excelente, quando de repente surge a notícia de que Frederico Varandas iria falar de seguida. Surpreendido fui buscar um café e expectante sobre o que aí viria.
O meu lado optimista esperava que aí viesse um murro na mesa após uma arbitragem vergonhosa em que Luís Godinho, e especialmente Tiago Martins no VAR, prejudicaram gravemente o Sporting.
O meu lado mais pessimista, ou realista, pensou, no entanto, que viesse algo interno, ou então uma declaração vazia ou auto-elogiosa como já o fez no passado.
O Murro na Mesa
Frederico Varandas começou meio nervoso, e a provar mais uma vez que não é claramente um comunicador natural, mas quando começou a debitar os argumentos começou a crescer e a entusiasmar-se, e, provavelmente pela primeira vez desde que é Presidente, a entusiasmar os adeptos.
Falou forte e directo sobre o roubo que aconteceu. Deu os argumentos correctos que comprovam o roubo que sofremos sem nunca, no entanto entrar em insultos fáceis. Mas acima de tudo mostrou alguma paixão ao fazê-lo.
Esta paixão, que ainda nunca tinha demonstrado, traz algo que tem faltado neste mandato: ressonância com os Sportinguistas.
A Imprensa e as Consequências
No dia a seguir, e expectavelmente, a imprensa tentou transformar Varandas num maluquinho, como tentam sempre que algum Presidente do Sporting engrossa a voz a falar sobre o roubo óbvio na arbitragem. Isto foi verdade desde Dias da Cunha até Bruno de Carvalho, e Varandas não podia esperar diferente.
Muitos telefonemas para as redacções devem ter sido feitos de forma ao vermelho directo que deveria ter sido dado a Zaidu no lance sobre Porro ter passado como aceitável amarelo, e para que o penalti óbvio fosse aceite como revertível pelo VAR, mesmo em erro e clara violação do protocolo.
Além disso Varandas colocou-se a jeito para sofrer isto quando entregou de bandeja a cabeça de Pedro Henriques no ano passado. Para parecer bem denunciou e rescindiu o contracto, legal e honesto, que havia entre o ex-árbitro e perito de arbitragem e o Sporting.
Sabendo que todos os peritos de arbitragem têm ligações a Porto ou Benfica era de esperar que na primeira oportunidade se voltassem contra ele, visto além de tudo isso serem altamente corporativista. Sendo esta a primeira vez que Frederico Varandas falou forte e claro sobre o tema, era óbvio que o tentariam fazer passar como um erro.
O Futuro
Continuo a não ser um adepto de Frederico Varandas, e acho que seria bom para o Sporting ele convocar eleições antecipadas para Março de 2021. No entanto não consigo perceber a frustração de muitos Sportinguistas por Frederico Varandas ter feito ontem aquilo que defendemos que faça desde início.
Se acho que Frederico Varandas finalmente percebeu que deve focar nos inimigos externos do Sporting e irá tentar unir os Sportinguistas nesse sentido, em vez de procurar internamente os mesmos como até agora? Não sei. A minha parte optimista diz que sim, a racional diz que talvez seja tarde demais para mudar.
Agora acho que se Frederico Varandas por uma vez fez aquilo que pedíamos que fizesse, que está a levar a pancada esperada pela imprensa, e que levará por certo o típico castigo do conselho de arbitragem, vamos ter alguma esperança e pelo menos apoiar este murro na mesa.
Até porque não só no Porto o sentiram, como até do outro lado da Segunda Circular acusaram o toque, vindo logo ontem Vieira fazer uma declaração em que atacou o Sporting para se defender internamente.
Vamos em frente, e se houver mais murros na mesa destes, se Frederico Varandas começar a pensar mais em atacar fora do que virar as armas para dentro, tem de perceber que aí os Sportinguistas se deverão unir mais que até agora.
Deixe uma resposta