Depois de termos visto todos os especialistas, de cartilha, dizerem que cláusulas anti-rivais não iriam ser tomadas como válidas pela FIFA e era seguro o negócio de João Mário para Benfica e Inter.
Agora a FIFA veio dar razão ao Osasuna, no caso da venda de Berenguer do Torino ao Athletic. O motivo? Bem, havia uma cláusula no contrato de venda entre o Osasuna e o Torino que estabeleciam que caso o jogador viesse a ser vendido ao Athletic teria de ser paga uma compensação ao Osasuna no valor de 1,5 Milhões de euros.
A única diferença desta cláusula para a que temos com o Inter e João Mário é o valor. Em vez de 1,5 milhões são 30 que têm de ser pagos.
O Inter pode tentar validar o negócio como uma rescisão e não uma venda, mas ai ainda pode correr pior para Benfica e Inter. É que havendo uma proposta recusada ao Sporting por 4.5 milhões não há motivo para acreditar que se tratou de uma rescisão e não uma venda encapotada.
E em casos que foram usados mecanismos para fugir a cláusulas no passado além dos valores terem sido pagos, ainda se houve punições desportivas, como bloqueio de janelas de transferências aos infractores.
Agora é o Sporting ir em frente, que 30 milhões dão sempre jeito.
Deixe uma resposta