Ao ver a capa de hoje do Record saltou-me logo à vista a chamada de capa que fazem com Salgado Zenha, nem que fosse para assustar um pouco.

No entanto, e especialmente porque já sei como funcionam os jornais em Portugal, reservei o susto para quando fosse ler o artigo completo. E verdade seja dita esta declaração no seu contexto não é assim tão errada, e até parece acertada.
O mercado pode mesmo ser muito mais fraco este ano, como diz Zenha, mas também pode aquecer de repente se algum milionário com dinheiro fresco der um pontapé de saída gerando bola de neve, tal como também disse Salgado Zenha.
Esta parte não está realmente mal, mas quando li o artigo até ao fim fiquei surpreendido com frase que sublinhei.

As receitas de bilhética e merchandising, incluindo lugares anuais, representam um total de 50% da nossa facturação.
Assumi logo que isto era a facturação tirando as receitas com as trasferências dos jogadores, mas mesmo assim pareceu-me muito exagerado num mundo em que os direitos televisivos são reis e senhores.
Nada como ir ver o relatório e contas para perceber então a dimensão desta afirmação.

Não temos ainda os dados desta temporada. Mas o Merchandising mais a bilheteira total renderam no ano de 2018/19 menos de 20 milhões de euros, num total de mais de 75 milhões de euros de facturação. Isto está longe de ser 50%, nem sequer 33% é.
Claro que isto são os números de 2018/19, não temos ainda os números deste ano, e Zenha terá os mesmos.
Será que as nossas receitas de facturação cairam de 75 milhões de euros para cerca de 40, caindo cerca de 40%?
Será que as nossas receitas de merchandising mais que duplicaram fazendo agora 50% do bolo da nossa facturação?
Ou será que Salgado Zenha disse uma mentira claramente verificável, com ou sem intenção?
Inclino-me mais para a segunda hipótese. Esta direcção já deu provas de não ter qualquer problema em usar da mentira, mesmo que descarada, para disfarçar a sua incompetência ou atacar quem a antecedeu.
Muitas vezes atiram para o ar números falsos para ajudar a sua narrativa porque sabem que a maior parte das pessoas não vão confirmar e engolem o que lhes dão.