Quando Jorge Jesus disse que era muito fácil marcar penaltis contra o Sporting toda a gente veio a público dizer que era um exagero da parte dele. No entanto nada como ir ver os números nesta fase da época para tentar perceber um pouco melhor a tendência.
O Sporting é de longe o clube mais prejudicado neste aspecto. Incrivelmente o Sporting é mesmo o único dos três grandes que sofre mais golos de bola parada que de bola corrida (49% dos golos de bola corrida).
Quem vê jogos do Sporting e vê a quantidade de faltinhas que nos são marcadas em zonas perigosas percebe logo de onde isso vem.
Mais assustador é ver que 29% dos nossos golos sofridos são de grande penalidade. Quase 1 em cada três golos sofridos.
Benfica e Porto? Bem, 0%, um número redondo e todos sabemos o porquê.
E as faltas e cartões?
Sporting e Benfica têm aproximadamente o mesmo número de faltas por jogo esta liga. No entanto o Benfica sofre apenas 51 cartões amarelos, sendo que o Sporting já tem nesta fase 58.
O Porto tem quase tantos cartões como o Sporting, 56, mas muito mais faltas visto ser uma equipa muito mais agressiva na busca da bola. Estranho é que o Benfica e Porto são normalmente tidos como ambas equipas muito agressivas, e neste particular o Porto ter uma média de 16.73 faltas por jogo contra apenas 15.38 do Benfica.
Dá que pensar certo?
Deixe uma resposta