Hoje já nos descontos a defesa do Porto mete água e o Famalicão chega ao empate. Não estava a ver o jogo, mas recebi a notificação e claro que fiquei satisfeito. Passado uns minutos vem a notificação, golo anulado pelo var, e recebo um par de mensagens a dizer que foi anulado por 11 centímetros.
Desde sempre que defendo aqui que um golo em fora de jogo deve ser anulado, nem que seja por um centímetro. E mantenho isso num lance como o de hoje, se estava onze centímetros avançado, é fora de jogo.
Mas no Twitter um atento Sportinguista notou algo muito estranho. Este é o frame que foi colocado desde inicio a mostrar na TV sobre o fora de jogo, e onde se vê claramente o pé de quem efectua o passe em contacto com a bola.
Por outro lado o lance em que metem as linhas é o da foto abaixo.
Esta imagem na realidade é um frame ou dois antes, e neste momento o joelho de Mbemba, que é usado para tirar a linha do lado do Porto, está mais recolhido.
Ou seja no momento do passe, o do primeiro frame, o joelho de Mbemba está mais a frente do que na imagem das linhas. E se a diferença ai era de apenas 11 centímetros, qual a probabilidade de estar realmente em jogo o jogador do Famalicão, e o Porto de novo beneficiado pelas arbitragens?
Era bom alguém com as provas todas vir a público mostrar a verdade deste lance.
Virem as provas a público, o que corresponderia ao reconhecimento de batotice nas análises?
Não percam tempo a trazer a cadeira de descanso, o melhor é trazerem um divã e um saco de dormir.
SL
Estas diferenças mínimas são praticamente impossíveis de analisar com o rigor que pretendem.
Já tivemos um golo anulado por 2 cm, quando a espessura da linha é bem maior do que isso.
No entanto, neste caso, faço notar que tal como o joelho do defesa do Porto está mais avançada no frame que não foi usado, também o corpo do avançado do Famalicão está mais inclinado para a frente e provavelmente o resultado das linhas seria o mesmo. Mas, também é interessante notar que todos os outros jogadores estão na mesma posição em ambos os frames.