Gelson Dala é um daqueles talentos puros e selvagens cada dia mais raros no futebol. Daí toda a curiosidade, e até paixão, que temos sentido por este jovem Angolano.
Depois olhamos o plantel que o Sporting está a formar este ano e vemos uma riqueza bem clara. Então na frente de ataque é mesmo impressionante.
Onde encaixar Gelson Dala no esquema de Jorge Jesus
Gelson Dala é um avançado puro. Continuo a achar que tem muito de Liedson, e este sempre foi capaz até de lutar entre os centrais. Mas no esquema de Jorge Jesus parece que o franzino Angolano estará talhado mais para a outra função central do ataque.
No lugar de segundo ponta de lança toda a sua velocidade poderá ser explorada ao máximo. E a sua qualidade de remate e ousadia trarão golos à equipa por certo.
A concorrência
Podence é tão explosivo como Gelson Dala. Mas com movimentos muito mais abertos nas laterais.
Doumbia é mais velho, mais experiente, e mais poderoso fisicamente. Se bem que dos três que falarei será o mais parecido com o perfil de Gelson Dala.
Alan Ruiz dá maior ligação entre o meio campo e o ataque, quando não está desastroso como no jogo frente à Fiorentina.
Existe espaço para Gelson Dala
Três opções para um lugar apenas complicaria em primeira análise a entrada do jovem de 21 anos. No entanto neste momento o suplente de Bas Dost é apenas Doumbia. Mais ninguém no plantel pode fazer a posição de ponta de lança, ficando assim Gelson Dala como o terceiro colocado.
E ao mesmo tempo, não contando Ruiz como escolha para a mesma lógica táctica, apenas atrás de Podence e Doumbia para o segundo lugar na frente. Sendo que caso algum jogo Doumbia precise de jogar na posição 9 fará falta.
No fundo está mesmo do limiar entre ter espaço e este não existir. No caso de a estrutura achar que ele aceitará bem ficar a jogar grande parte dos jogos na B, e ser chamado pontualmente, poderá ser viável.
A opção empréstimo
Pessoalmente gostaria de ver Gelson Dala emprestado a um clube interessante da Primeira Liga. Iria dar jeito por cá, mas se rodar poderá ganhar confiança e mostrar-se aos portugueses.
A escolha de um clube como o Chaves, Moreirense, Belenenses, Rio Ave ou Boavista poderia fazer muito sentido. Mesmo que no caso do Boavista tivesse Leonardo Ruiz a competir por um lugar consigo.
Mas também não tenho dúvidas que já vários clubes da Liga terão perguntado por ele. E que caso venha um suplente puro para Bas Dost haverá já um empréstimo para Gelson Dala evoluir bem encaminhado.
Parece-me que emprestar ou voltar à equipa B é um erro, uma vez que acabou de subir à equipa A. Se é para subir que seja de vez pois este saltar de um lado para o outro desmotiva os jogadores. Atenção que não gostei de ver o JJ a dar ao Dala 1 minuto jogo na última jornada da época passada.
O Dala tem muito para dar e tem boa personalidade, se o JJ não o souber aproveitar está a desperdiçar um talento. Eu como adepto já estou cansado do passado recente em que os jogadores não jogavam e depois saíam para outras equipas e vingavam-se marcando golos contra o SCP (exemplo do Adrien). Espero que isso não aconteça e que JJ não entre em teimosias do género: eu é que percebo disto e não admito conselhos dos outros.
Achas que neste momento é melhor que Podence e Doumbia?