Um dos assuntos que me vinham assaltando a cabeça nos últimos tempos era a renovação de Eduardo Quaresma. O potencial do miúdo é óbvio, e tem tudo para ser o melhor central da nossa formação desde Eric Dier, e quem sabe onde chegará o seu potencial.
Mas ter jogadores desta idade e potencial sem contractos devidamente protegidos a serem lançados é um acto de extremo risco. Tudo bem que nos jornais vinha que a renovação estava tratada, primeiro com uns avanços e recuos, depois apenas com algo para finalizar. No entanto teimosamente esta notícia tardava em sair.
A cada jogo nosso pergunta entre amigos se já tinha saído alguma confirmação, e perante a ausência desta o medo aumentava claro. A única coisa que dava algum descanso era mesmo a quase certeza de todos os jornais de que estava consumado.
Na terça feira finalmente a boa notícia e o contracto esta rubricado. Claro que sendo o Sporting o clube em que tudo é escrutinado o valor da cláusula de 45 Milhões de repente virou tema de discussão.
Vou ser sincero, gosto de cláusulas maiores. Aqui para mim o ideal seria de 60 ou 100 milhões, isto porque para mim as cláusulas servem para preservar o poder do clube. Claro que numa fase em que o jogador já tem os holofotes da fama sobre ele preservar o poder do clube fica mais difícil, e fazer crescer ainda mais a cláusula é algo complicado e que poderia até fazer perigar toda a negociação.
Se a questão era aceitar uma cláusula de 45 milhões, ou não ter uma renovação, acho que a escolha certa é esta cláusula.
Agora não vale é dizer que 45 milhões é irrelevante e que é como se não tivesse nada, ou se fosse como a cláusula de 5 Milhões do Dier que o Godinho Lopes deixou. Se algum clube chegar e pagar os 45 milhões desta cláusula, o que pelo potencial apresentado não é impossível, será a segunda maior venda de sempre do clube.
Pior, se forem pagar directamente a cláusula não pagamentos a empresários e afins, e são 45 milhões directos que entram, que superam até em liquidez o valor de Bruno Fernandes.
No fim do dia o que me deixa mais satisfeito é que os rumores da morte da nossa formação estarem claramente exagerados, como têm vindo a ser exagerados por cada direcção nos últimos 20 anos para tentar denegrir a anterior, e ver um talento como Quaresma a despontar e a ganhar o seu lugar é algo que me deixa mais satisfeito que qualquer reforço de refugo.
Boa sorte miúdo, agora triunfa de leão ao peito!
Deixe uma resposta