Tenho visto muitos Sportinguistas alarmados após a última jornada, em que frente ao Moreirense, com claro azar, empatamos a uma bola perdendo efectivamente dois pontos. Sinceramente vejo pouca razão para alarme, mas desde a última vez que tive tempo para escrever por aqui, dia 3 de Março, o que mudou realmente na nossa luta no campeonato?
Nessa altura estávamos em primeiro lugar, com 9 pontos de vantagem para o segundo classificado, à altura o Braga. Agora estamos com 8 de vantagem para o Porto. Não vamos falar muito de confronto directo, que baixa na prática para 7 a vantagem actual, e pode ser mais complexo de análise no caso do Braga. Vamos assumir portanto que na altura o Sporting podia perder 3 jogos, desde que não fosse com o Braga, e agora pode perder dois.
Ora faltavam na altura 13 jogos para terminar o campeonato, agora faltam 8. Na altura para garantir que seríamos campeões necessitaríamos de ganhar 77% dos nossos jogos.
Neste momento, faltando 8 jogos para terminar a liga, precisamos exatamente de ganhar 75% dos nossos jogos para sermos campeões, matematicamente. Basta ganhar 6 dos 8 jogos em falta e estará garantida a vitória na liga. Sem qualquer tipo de se’s, e assumindo que o Porto ganhará todos os seus jogos até ao final.
Mas o que muda na realidade isto? Nada, zero. Desde ínicio, e bem, que Rúben Amorim referiu que seria jogo a jogo este campeonato. O foco interno foi sempre no próximo desafio, e nada disso mudou ou mudará.
Fora isso é só ir saboreando o que de bem tem sido feito por esta equipa e corpo técnico, e esperar ser feliz.
Deixe uma resposta