Duas opiniões dos Sportinguistas diferentes dos notáveis?

Temos visto nos últimos tempos muitos notáveis na televisão e imprensa a darem opiniões quase sempre consonantes entre eles. Segundo estes Bruno de Carvalho já não tem apoio para manter a Presidência, e o caso da rescisão de Rui Patrício deveria ter sido gerido de forma diferente, aquando da proposta do Wolves via Jorge Mendes.

Foi para casos como estes que foi criado o grupo privado Sporting Com Filtro (link) onde apenas entram Sportinguistas depois de verificado o seu perfil. De notar que caso o sejam e queiram participar, basta pedir acesso. Isto sejam contra ou a favor esta direcção.

Mas no fim de semana fiz lá duas perguntas, e as respostas não podiam ser mais diferentes das que os notáveis andam a dar na TV.

A Proposta por Rui Patrício

Com 102 votos a dizerem que deveria ter sido feito como foi, 8 a dizer que até devia ter denunciado publicamente antes, e apenas 4 votos a dizer que devia ter aceite. Ou seja nem 3% defende a posição dos ditos notáveis.

A continuidade

O grande assunto de ontem era que ao que parece Rui Patrício e Podence aceitariam ser vendidos em vez de rescindidos os contratos, nos termos deles, caso Bruno de Carvalho se demitisse. E que isto estancaria as outras potenciais rescisões. Tudo isto com um prazo de 7 dias segundo a imprensa.

Mais uma vez os tais notáveis vieram dizer que seria a melhor opção seria a demissão imediata. Os “notáveis” do grupo Sporting Com Filtro, onde não se vê brasões apenas se se é Sportinguista, deram resultados diferentes.

Quão representativos são os notáveis?

O Grupo Sporting Com Filtro, com o seu filtro de entrada, tem cerca de 300 pessoas. Os notáveis na TV e imprensa são 50-60 ao que parece. Quais deles representam mais o Sporting?

Sou sincero, pela minha percepção Bruno de Carvalho desde Março terá perdido algum apoio entre os quase 90% que o elegeram. Mas a verdade é que a grande maioria destes notáveis esteve desde sempre contra ele.

As eleições para a MAG e CFeD de dia 17 podem vir a servir de barómetro bem mais real no entanto.


Publicado

em

por

Comentários

11 comentários a “Duas opiniões dos Sportinguistas diferentes dos notáveis?”

  1. SL meu amigo, espero que me tenhas como tal. Como sempre gosto sempre de comentar as tuas ideias, que como já tinha dito, normalmente sou 100% a favor, e não seria desta vez que iria ser contra. So queria deixar esta nota, esta “maquina em movimento” para retirar o Bruno de Carvalho do Sporting, e porque eles sabem que o Bruno indo a eleicoes ganhara assim de goleada. Mas que não haja duvidas que a maioria 80% dos sócios estão com o Bruno e percebem exactamente o que se passa. Essa maquina esta a tentar e mudar opinião de sócios indecisos. e os mais fracos mentalmente. Com ajuda de Deus Sporting não voltara atras a ser gerido pelos ditos “notáveis” que não passam de corruptos sangue sugas. E esta situação, so deu para perceber que mesmo aqueles que diziam defender o Bruno e serem a favor, na realidade defendem e a posição deles e mais nada. E ao Rui patricio, e uma vergonha, um gajo que ganha 2 milhões por ano, capitão, ter esse tipo de atitude sem ter ao menos dado ao clube um campeonato, um venda. Lembro me do Joao Mario que disse que queria sempre sair a bem do Sporting, e dar uns milhões ao clube pelo apoio dado, vejam so a diferença. Ai rui fingido, tu e o resto desta corja que pugna dentro do Sporting.

  2. Mas alguêm acredita k num universo de 3,5 Milhões de adeptos e de 170 mil sócios só o BdeC tem competência para estar á frente do SCP? João Rocha o melhor Pres. de sempre do SCP era imprescindivel e hoje está no cemitério PAZ a sua alma e o SCP nunca morreu. Quem elege os Pres. sao os Socios e nao os k se dizem notaveis mais conhecidos por croquetes e os Socios do SCP ja mostraram k nao sao burros quando elegeram o BdeC mas a VERDADE e k ja chega pois BdC pois ainda eu estava dentro do Vanda em Madrid e assim k li aquele post disse logo a quem me acompanhava k o SCP nao ganhava mais nada pois BdeC tinha acabado com a epoca do SCP Sabem porque as modalidades ganham porque BdeC durante o ano nao mete o bedelho em nada sao os stafs das modalidades dirigentes treinadores k trazem as aquisicoes k formam os planteis e k trabalham o ano inteiro sem interferencias so K as modalidades nao dao a visibilidade k o Futebol da e ai k ele da cabo de tudo O k eu gostava de saber e porque o BdeC sabendo k o Jorge Mendes nao presta para nada porque lhe foi pedir para transferir o Rui Patricio Porque foi k mandou o Pinheiro para Inglaterra para fechar negocio e mandou os Ingleses virem fazer os exames medicos ao Rui quando ele estava na Selecao foi porque o RUI nao quis prejudicar o SCP em NADA agora eu pergunto porque no ultimo momento ele pediu mais 2M foi para prejudicar o RUI mais uma vez e o SCP tambem so pode ter sido isso se ate 4″ feira BdeC nao sair do SCP o k vai acontecer ao SCP se foi ele mesmo k disse k o emprestimo obrigacionista era para pagar salarios e agora nem emprestimo nem a venda do RUI e k ninguem se esqueca se nao houver RECEITAS NO FUTEBOL SE NAO TIVERMOS UMA EQUIPA DIGNA DO SCP PARA LUTAR PELOS TITULOS NO FUTEBOL vai estar sempre no estadio mais de 40mil pessoas o SCP vai continuar a vender 30mil gamebox por epoca vai continuar a ter os 170mil socios k tem agora CLARO K nao vai ter e as modalidades vao voltar ao k eram pois sem dinheiro nem para investir no futebol como e k vai haver para as modalidades claro k os atletas nao vao ficar se nao houver guita em 69 anos k tenho de vida ja vi o meu SCP passar por muita coisa mas esta E A MAIOR VERGONHA DE SEMPRE DO SCP e se BdeC continuar nao e por ser mais Sportinguista k EU mas sim porque e a vida dele pois ele e um assalariado do SCP como Rui Patricio e todos os atletas de qualquer modalidade so k esses enquanto a idade lhes permitir podem continuar a trabalhar nas suas profissoes de atletas e ele nao dai vou esperar ate quinta feira e se ele n\ao se demitir sou eu k vou entregar o meu cartao de socio e ate a gamebox porque nao quero ser responsavel pela destruicao do meu SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
    VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

  3. Vítor Cruz

    Mas quais eleições para a MAG e CFeD de dia 17? Quem convocou tais AGs e com que poderes? Isto está tudo louco… Então já não são as disposições estatutárias a reger as convocatórias de AGs?

  4. Luis

    Em que artigo dos estatutos é que fala em comissões transitórias para a MAG? Tanto quanto sei, mesmo que se demitissem os elementos da MAG ficariam em funções está haver sucessão. Por isso, qualquer uma das duas assembleias agora marcadas além de ilegais são completamente vazias de valor e toda e qualquer decisão e ou alteração serão ilegais e sem qualquer valor.

    Parece que anda tudo doido e que os estatutos servem apenas para ler como passatempo.

  5. Victor Guilherme

    Octávio orlando caleira da costa, a propósito da tua conversa, eu te pergunto: sabes tu dizer aqui o quê que aconteceu ao nome e figura de João Rocha, o maior presidente da história do Sporting, de que tenho memória, depois dele se ter afastado da liderança do Sporting, por motivos de doença, sabes, sabes? Bem eu te responde: o nome e a figura de João Rocha foi total e complemente esquecido pelos presidentes e corpos sociais do Sporting que se lhe seguiram, por consequência, também pelos sócios e adeptos do Sporting, até ao Sporting, chegou outro grande presidente, Bruno de Carvalho, que tirou o nome e a figura de João Rocha do esquecimento e conferiu-lhe honorabilidade, homenageando-o e fazendo-o homenagear pelo universo sportinguista. Ah, a pergunta é para te fazer reflectir e te dizer que Bruno de Carvalho é grande, que em grandeza de alma, espírito de sacrifício, abnegação, inteligência e dedicação ao Sporting e à causa sportinguista, iguala João Rocha!!

  6. Manuel de Carvalho

    não sabia que a chantagem dos dois jogadorres não é prova de má fé.

  7. Eu acho que tem de haver meio termo,mas agora cerder a chantagem não.Os jogadores têm de vêr que há alguém que lhes pagam,e têm de respeitar.

  8. Ruben

    A altura dos notáveis foi lá atrás. Eu pergunto, mesmo com a cara cagada de blogs “verdade desportiva” etc etc etc temos que levar com o bacalhau abras e o diamantino Mirandela e os goberta e os guerras a comentar o estado do Sporting quando eles estão na TV com a cara toda cagada? Nós percebemos o porquê deste que é o maior ataque de sempre da imprensa ao presidente e adeptos do Sporting quase ao ponto de chamar atrasados mentais as pessoas que não são da mesma opinião que malta referenciada nos emails como fantoches das cartilhas… Mas já começa a ser um ódio perigoso que a imprensa está a por na sociedade… Mas ok vamos continuando

  9. Orlando Teixeira

    1. Os antecedentes
    Um jornalista já falecido, disse há uns anos atrás que a SIC era uma estação televisiva capaz de eleger um presidente, com isso pretendendo dizer que os jornalistas eram capazes de influenciar as massas, e com isso eleger um presidente.
    E se disse isto, melhor o fez, ao manipular com notícias os sócios do clube rival e assim eleger Vale e Azevedo para presidente.
    Com a chegada de Vieira ao poder, este impôs a todos o princípio que o rival é o melhor clube português porque tem mais sócios, e que a marca é a mais valiosa, numa arrogância de quem todos se devem ajoelhar e respeitar o clube, e que nenhum pode ter mais do que o seu.
    E iniciou uma campanha contra os rivais, atacando Pinto da Costa, chamando-lhe ladrão, corrupto, bem como tudo o que o pudesse ofender, culminando com a frase que nunca se iria sentar ao lado de um corrupto, visando PC. Mas os ataques não se ficaram em PC. A Godinho Lopes também chamou ladrão, e mais outros mimos, perante o silêncio e o aplauso de uma franja de sócios e adeptos leoninos. Esta campanha teve o seu expoente máximo num frase dita em público; “Um ladrão é sempre um ladrão, mesmo que recite poesia”, em mais um ataque a PC. Sendo ele alguém condenado pela justiça pela prática de um crime de furto, só podemos dar-lhe razão, podendo mesmo acrescentar algo à frase: Um ladrão é sempre um ladrão, mesmo que se arrogue como o melhor presidente dos três grandes.
    Curiosamente, ninguém (jornalistas e adeptos) viu todos estes ataques, concordando com muitos deles (ainda estava quente “O Apito Dourado”) considerando natural numa luta pela afirmação do clube, na defesa do clube contra os rivais.
    Chega a presidente do Sporting Bruno de Carvalho.
    Olhado com desdém pelos rivais, rápido surge o primeiro choque, quando LFV se insurge com uma marca de cervejas, porque pagava ao Sporting o mesmo que pagava ao seu clube, e isso não podia acontecer porque os valores das marcas era diferente, sendo a do seu clube muito superior.
    Ao contrário do silêncio habitual dos leões, BdC insurge-se com a arrogância do rival, lembrando que cada um faz os seus acordos, e que o Sporting em nada é inferior ao rival.
    Começo aqui a guerra a BdC.
    LFV que dissera outra frase célebre, segundo a qual não estava preocupado com contratações, mas em ter as pessoas certas, nos lugares certos, inicia a sua peregrinação para acabar com a afronta que lhe fora feita, e estimula a Comunicação Social a atacar BdC, chamando-lhe arruaceiro.
    Breve, BdC dá pasto para que a fama se alimente no fogo que CS começa a lançar para o público, com o episódio ocorrido em Tavira, com Pedro Caldeira, dirigente do Porto, cortando relações com os azuis.
    Estava à vista que BdC era mesmo arruaceiro.
    Com a elegância de um elefante numa loja de porcelanas, BdC continua a sua caminhada, alimentando a fama, e ganhando inimigos e antagonistas, esquecendo que a agressividade e a resposta violenta aos ataques tem um problema, pois transforma a razão, fazendo-a derrotada.
    Na sua caminhada consegue o que ninguém esperava, com a renegociação da dívida leonina, transformando um clube em clara falência e insolvência, num clube com novos e esperançosos horizontes.
    Uma vez mais, os rivais manipulam a CS, clamando que o Sporting não conseguiu mais do que um perdão da dívida. E sem dificuldade conseguem que a mensagem passe, sem que ninguém no Sporting, com excepção dos dirigentes se oponha às acusações.
    Saído da pior época de que há memória, com Leonardo Jardim consegue uma boa época, atingindo o 2.º lugar, e o acesso directo à Champions League. Portugal espanta-se com o renascimento do Sporting, começando a olhar para ele como um rival a ter em conta.
    Mas LJ abandona o clube, sem querer esperar pelos novos tempos, e pela possibilidade do clube em conseguir os reforços que considerava fundamentais.
    Era um tempo em que aqui e ali se renovavam os ataques a BdC, mantendo a sua fama de arruaceiro.
    E chega a Alvalade Marco SiIva, um treinador muito apreciado pela CS.
    (Continuará em novo comentário)

  10. Orlando Teixeira

    2. O Inicio da Grande Guerra
    Com uma equipa que não era inferior à de LJ, faz pior época ficando em 3.º lugar, e sem apuramento directo para CL. A época fui uma permanente convulsão, que só não foi pública graças às boas graças da CS para Marco Silva.
    Enquanto o rival tentava empurrar Jorge Jesus para o estrangeiro, BdC percebendo que JJ não iria ficar no rival, por manifesto e público desinteresse do clube rival, tenta e consegue chegar a acordo com ele.
    Percebendo o risco que isto comportava para o clube rival, LFV manipula a CS dizendo que BdC cometera um acto de traição ao contratar um treinador que ainda estava ligado ao seu clube.
    É o início da Grande Guerra.
    Ver JJ que transformaram num mau treinador, depois de ter ganho vários títulos, o que já não acontecia há mais de 10 anos, ir para o os leões, era demais, BdC e JJ passaram a ser inimigos a abater.
    Percebendo que LFV ia contratar MS como vingança, BdC rescinde o contrato com ele. Por um lado passa a poder inscrever de imediato JJ como seu treinador, por outro, a rescisão impedia a inscrição imediata no rival.
    E estava criado mais um processo de BdC. Enquanto uns chamam papagaios aos sócios, ameaçam colocar processos a notáveis, e não é mais do que a defesa do clube, BdC é olhado como um terrível arruaceiro que põe processos a sócios e ex-presidentes, a Fundos de Futebol, até treinadores.
    Assim se vai aumentando a imagem de BdC como sendo um arruaceiro, alguém que não respeita a história e o passado do clube, não faltando os habituais notáveis, sempre disponíveis a falar contra o clube, mas que ninguém os vê quando é hora de defender o clube.
    Infelizmente, demonstrando alguma infantilidade que claramente o acompanha, BdC em vez de deixar os cães ladrar e avançar com a caravana, alimenta quem o ataca, deixando à mercê dos outros o próprio Sporting, que passa a ser atacado como nunca.
    Reunidos na Liga, os clubes associados decidem formar uma equipa para negociar os direitos televisivos, num pacote para todos os clubes.
    Porém, LFV trai os outros clubes e armado em xico-esperto faz o seu negócio com a NOS. Curiosamente, a CS em vez de censurar a traição, que lesa gravemente os clubes mais pequenos, aplaude o grande golpe de gestão de LFV..Uma vez é ruidoso o silêncio dos notáveis dos leões perante este golpe baixo e altamente censurável.
    Sem hesitar, BdC avança com negócio igaul com a NOS. Bem, igual não, pois consegue fazer um negócio ainda melhor, deixando a espumar de raiva LFV.
    PC não se fica atrás e, percebendo que já não consegue fazer contrato com a NOS, lança a rede à MEO, conseguindo um contrato melhor que o de LFV, e muito do que foi feito por BdC. O traidor acaba por fazer o pior negócio de todos, gritando e barafustando contra BdC. A guerra aumenta de tom, e BdC é visto como o alvo a abater.
    Uma vez mais BdC, em vez de inteligentemente não responder aos ataques, como qualquer garoto atiça a guerra, sem perceber que as forças em compita são muito desiguais.
    Tarde percebe isso, falando na falta de militância. Olhamos para a Net e vemos que nela os rivais inundam os blogs, o facebook, defendendo o seu clube e atacando os rivais, enquanto é por demais notada a ausência de sportinguistas. Afinal, como desde sempre, as claques estão mais preocupadas em atacar o que é Sporting, para terem publicidade paga na CS, do que em estar na net a defender o seu clube. E ainda se dizem os verdadeiros sócios do Sporting.
    Em suma, Bruno de Carvalho tem sido o alvo fácil a ser atacado, para conseguir atingir o Sporting. Em muitas, ou mesmo quase todas, tem razão no que disse, mas fê-lo de forma infantil, alimentando o pasto de chamas. De tal forma que chegou ao ponto de não retorno.
    Lemos o que por aí anda na net, e é fácil concluir que só as claques concordam com as críticas de BdC fez a quem serve o clube. Conhecendo a mentalidade infantilóide das claques, as mentes distorcidas e marginais delas, não admira que concordem com as críticas e com quem as faz. O que se estranha é que o presidente de um clube as faça. Se um CEO de qualquer empresa fizesse críticas idênticas aos seus trabalhadores, não só abria uma guerra na empresa, como destruía a própria empresa. O mesmo se diga para um presidente de um clube. Por isso são apenas inqualificáveis as críticas feitas aos jogadores de todas as modalidades. Quem não trabalha pode concordar com elas, porque quem trabalha nunca iria admitir que alguém lhe fizesse criticas idênticas.
    Como alguém já disse, BdC tinha todas as condições para ser o melhor presidente da história do Sporting, mas a sua incapacidade para lidar com inteligência com as guerras e os problemas que surgem, destruiu essa possibilidade. Em vez de ficar na história do clube pela positiva, vai deixar profunda marca negativa nessa mesma história.
    Todos reconhecem mérito e estão gratos a muitas das coisa boas que fez, mas tornou-se insustentável a sua manutenção à frente do clube.
    Mais importante do que saber quem é o senhor que se segue, é que surja alguém para devolver a paz ao clube. As alterações futuras serão dolorosas para muitos, alguns passarão da suspensão para o encerramento e o turn-off da ligação ao clube. É tempo das clques reflectirem e pergunatrem o que fizeram pelo clube, para além de invasões a Alcochete, pintar paredes, insultar jogadores aos 10 minutos de jogo, especialmente os jovens da Formação, para além da incapacidade para encher o Pavilhão de Alvalade. O que fizeram pelo clube e para o clube? Olha-se e conclui-se que se limitaram a viver à conta do clube, que só existem porque têm lugares nos estádios à custa do clube; viajam de borla, à custa do clube, para acompanhar o futebol; custam ao clube penas em dinheiro elevadíssimas, pelo seu divertimento infantil com petardos e tochas. Agridem e ameaçam os jogadores, o património do clube, como se fossem uma reserva moral, exigindo dos jogadores o que nunca admitirão que o seu patrão lhes exija a si.
    Olho para BdC e para o seu comportamento e revejo-o como José Régio no seu auto-poema brilhante “Cântico Negro”.
    O comboio chegou ao fim da linha. Por culpa dos outros? Não, por culpa de quem foi incapaz de se desviar e contornar a parede na sua frente, decidiu esbarrar contra ela como se fosse capaz de a derrubar, como se fosse dono da verdade e da razão, sem perceber que a razão não se impõe à força, o que sempre será autoritarismo, mas pela argumentação e pela forma inteligente como se desmontam armadilhas e granadas.
    Quanto lamento o suicídio de BdC. Tinha tanto a dar ao clube, mas a sua incapacidade de viver em sociedade traiu-o e impediu-o de ser solução para o problema, tornando-o como parte do problemas, aliás no próprio problema.

  11. Victor Guilherme

    Caro Orlando Teixeira,
    V. Ex.a faz aqui uma bela caracterização da história e vivências recentes do Sporting Clube de Portugal, da forma como os seus dirigentes, associados, adeptos e os outros, os tais de notáveis, se posicionavam e se posicionam, no quadro das disputas pelo poder no futebol português, fora e dentro das quatro linhas,chegando mesmo a tributar, por várias vezes, nesse seu labor, grandes elogios à presidência de Bruno de Carvalho.
    No seu longo texto, V. Ex.a manifesta vastos conhecimentos e domínios sobre a matéria nele tratada, em especial sobre a Sporting Clube de Portugal, sendo que desde o início da sua longa exposição, por cada elogio deixado a favor de Bruno de Carvalho,deixava expresso nas entrelinhas, ao que vinha, quais os propósitos que o animavam, que ficariam concretizados no quarto final do seu texto.
    Concordo com quase tudo do que disse, com a excepção das entrelinhas e da sua conclusão final, que para mim, por óbvia, teria, necessariamente, que ser outra, teria que ser no sentido da glorificação a acção do presidente Bruno de Carvalho, do feroz combate aos inimigos do Sporting, organizados nas televisões, na Federação, na Liga, no Concelho de Arbitragem ou outros, como ainda o de, duma para sempre, expurgar os ditos notáveis vida do Sporting. Assim, todavia, não foi e não é o seu posicionamento, que no fundo, está em alinhamento com os dos inimigos do Sporting, com os dos notáveis do Sporting, contra o Sporting, contra os interesses do Sporting, contra a bravura, estoicismo e a inteligência do presidente do Sporting Clube de Portugal, exactamente porque este luta bravamente, em todos os fóruns, contra os inimigos do Sporting, pela verdade desportivo e pela exigência interna do cumprimento dos valores do Sporting: Esforço, Trabalho, dedicação, Responsabilidade e Honra ao Sporting!

    VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
    VIVA O PRESIDENTE DO SPORTING, BRUNO DE CARVALHO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies. Mais informação

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.

Fechar