Francisco Salgado Zenha, administrador da Sporting SAD responsável pela área financeira, disse hoje em entrevista ao Record o seguinte: “Começámos a perceber que a equipa não estava a desenvolver bom futebol e que havia uma desvalorização dos ativos. Os jogadores não estavam a valorizar-se com as exibições e pesou na decisão de trazer o Rúben Amorim”.
Este ataque descabido de Zenha ao antigo treinador do Sporting Clube de Portugal, Jorge Silas, é revelador de uma completa falta de cohecimento acerca do plantel que tem em mão. Opta por sacudir água do capote em relação aos resultados menos bons, quando o que estava à vista de todos era a falta de qualidade do plantel.
Esta opinião é bastante consensual de todos os quadrantes do futebol português. Recorde-se as palavras de Vítor Oliveira em Dezembro 2019: “Se analisarem os jogadores de top, o Sporting tem muito poucos. Não é simpático dizer isto mas é a opinião de um homem do futebol. O Sporting precisa de melhores jogadores para ter melhores resultados. Pode mudar de treinador ou presidente mas o que precisa é de um plantel mais com mais reforços, como Benfica e FC Porto”.
Zenha diz que Silas desvalorizou os activos do plantel. O que dizer de jogadores como Max, Camacho ou Plata? Jogadores que praticamente não tinham minutos de competição quando entrou Jorge Silas e que todos valorizaram com o treinador.
Segundo o Transfermarkt:
Luís Maximiano valia 200 mil euros em Junho 2019. Hoje vale 3 milhões de euros.
Rafael Camacho valia 3 milhões de euros em Outubro 2019. Hoje vale 4 milhões de euros.
A última actualização do valor de Gonzalo Plata foi em Dezembro 2019, pelo que certamente que na próxima actualização valerá muito mais que os 1 milhão de euros que actualmente vale.
Idrissa Doumbia, que valia 3 milhões de euros, passou a valer 4.5M€. Vietto passou de 7M para 7.5M€.
Nesta entrevista, Zenha diz que optou por retirar 10 milhões de euros do orçamento (seja qual ele for) da próxima época para dar ao SC Braga e contratar Rúben Amorim. O que ele insiste em não entender – ou então quer fazer-nos passar por estúpidos – é que um dos grandes problemas do futebol do Sporting é o plantel de fraca qualidade que tem. Ao retirar 10 milhões de euros do orçamento, vai contribuir ainda mais para o empobrecimento do plantel.
Caro Francisco, em vez de andar a desculpabilizar sucessivamente com supostos erros de outros, talvez o melhor é perceber que não têm competência para liderar um clube como o Sporting Clube de Portugal. Os sócios agradecem.
Deixe uma resposta