William Carvalho tem sido alvo de chacota desde o jogo de ontem frente à selecção Suiça. Em causa está o lance do segundo golo, em que todos colocam as culpas sobre a falta de velocidade de William Carvalho. Mas será dele a culpa toda?
Vamos ver o lance primeiro por completo, e depois analisar alguns momentos.
Inicio do lance, ainda bem próximo da área Suiça.William tem dois homens só para si. Tenta causar alguma pressão, mas como tem dois jogadores não pode fazer mais.
A bola é levada em progressão pelo pé por um dos médios helvéticos, e João Moutinho encaminha-se na sua direcção para fazer o acompanhamento. William Carvalho bem acompanha o jogador que apoiava o suíço mantendo-se na sua frente. Reparem agora em Bernardo Silva que está na linha de acompanhamento ao lateral, e parece iniciar a corrida. Totalmente colocado à direita está Cédric Soares que também começará a recuperação.
Aqui podemos ver que em todo o caminho até ao nosso meio campo William foi na passada correcta. Continua a ganhar a frente ao jogador que está a marcar. Da direita portuguesa Moutinho irá tentar fazer o corte tendo já Pepe preparado para a dobra. Cédric vem ainda pela direita. Reparem agora que Bernardo Silva desapareceu. Já desistiu do lance, o que obrigará William Carvalho a não só ter de olhar para o homem que tem consigo, mas também para quem poderá vir detrás com ele.
Moutinho falhou o corte e o central não conseguiu fazer a dobra. William e Cédric ainda se tentam acercar do lance, mas o passe a rasgar toda a nossa defesa para a esquerda já tinha saído. Notem é aqui que o nosso central do lado esquerdo está bem colocado, mas o lateral devia estar mais aberto para acompanhar o extremo suíço. Ou em alternativa um dos médios devia ter baixo.
Das unidades da frente o único que já desce, e se vê a meio campo é Adrien Silva. Bernardo Silva desistiu mesmo do lance, e Éder e Nani não chegaram a recuperar da acção ofensiva anterior.
E quando sai o cruzamento está em zona de bloqueio, para impedir a chegada de um médio que venha de trás. Caso a bola saia para o jogador que eventualmente marcará o golo o marcador directo seria Cédric Soares.
A bola é bem endereçada para o Suiço, entre William e Cédric, e o ambos se tentam fazer ao lance. Aqui William se fosse um jogador mais rápido podia tentar importunar melhor o avançado, mas nestes lances quem deverá sair à bola é sempre o defesa que se encontra de frente para esta. Sendo o jogador que está de lado o risco de carrinho com falta é muito superior.
Ou seja, apesar de não ser um jogador rápido estava bem colocado em todos os momentos do lance. Desde a saída da bola na grande área Suiça até ao fim do lance na nossa grande área. Para quem é assim tão lento como querem fazer parecer é um feito.
Podia ter sido mais lesto na abordagem final ao lance? Talvez, mas havia o risco de entrando de lado cometer penalti,
Se querem culpados no entanto se calhar é melhor analisar estas questões.
Primeiro, porque é que Fernando Santos deixa os dois defesas laterais a subir a todo o terreno ao mesmo tempo, ficando com uma defesa a dois, e considerando que o nosso médio defensivo é um construtor de jogo recuado e não um cabeça de área como Danilo.
Segundo, o grande erro foi no momento de Moutinho tentar o corte não o fazer mais impetuoso. Ou ganhava a bola ali, ou travava com falta, tendo mais quatro jogadores com ele nunca seria mais que cartão amarelo, e até desse podia ser safo.
Terceiro, porque raio Bernardo Silva desiste do lance, e não acompanha permitindo a William ficar com um homem apenas para se preocupar?
Mas já sei que William tem sempre um alvo nas costas. Eu por mim só o quero ver muitos anos de verde e branco. E aí tem tido a equipa toda tão bem posicionada como ele, e isso faz a diferença.
Deixe uma resposta