Ser alvo de Detenção é algo normal para um Presidente do Benfica. Todos os últimos quatro Presidentes, suponho que todos os vivos, já foram detidos. Manuel Damásio, Vale e Azevedo, Manuel Vilarinho e Luís Filipe Vieira. Parece que é parte importante do ADN para se ser presidente do clube de Carnide…
Detenção de Luís Filipe Vieira 1993
Luís Filipe Vieira foi não só detido, mas também condenado por Roubo.
Luis Filipe Vieira, gestor do futebol da sociedade anónima desportiva(SAD) do Benfica, foi condenado por roubo. O caso remonta a Julho de 1993, altura em que o homem todo-poderoso do futebol da Luz foi julgado e condenado no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, pela prática de um crime de roubo. Luis Filipe Vieira foi mesmo condenado a 20 meses de prisão. E não mostrou arrependimento pelo que fez.
Detenção de Vale e Azevedo 2001
Tal como Vale e Azevedo, que ainda se encontra a cumprir pena, e também foi detido e condenado.
Foi detido no dia 16 de Fevereiro de 2001 e condenado a seis anos de prisão em cúmulo jurídico, acusado de se apropriar de 640 mil euros da transferência de Ovchinnikov. Em Agosto, fica em prisão preventiva, e é condenado, em Abril de 2002, a quatro anos e meio de cadeia pelos casos “Ovchinikov” e “Euroárea”.[2] Apenas cumpriu três anos e meio de cadeia.[3] Parte da pena foi cumprida entre Agosto de 2001 e Fevereiro de 2004.
A 19 de Fevereiro de 2004, é posto em liberdade por apenas 14 segundos. Esperavam-no à porta do estabelecimento prisional anexo à PJ a mulher, Filipa, e o irmão, Álvaro, juntamente com o motorista. As malas e a televisão já estavam no interior do Mercedes S quando o ex-dirigente do Benfica foi abordado por dois agentes da PJ com um novo mandado de detenção.
Solto em Julho de 2004, é condenado a ano e meio de prisão em 2005. Voltaria a ser condenado a penas de prisão em mais dois processos – a burla a Dantas da Cunha (2006) e a dois empresários no processo Ribafria (2007). Apresenta cauções falsas no valor de 1,3 milhões de euros para ficar em liberdade e escapa-se para Inglaterra, que, em 2008, começa a apreciar os pedidos de extradição de Portugal.
Detenção de Manuel Vilarinho 2014
Vilarinho teve um pouco mais de sorte.
Deixe uma resposta