Hoje no Jornal A Bola André Pipa faz um extenso artigo de opinião sobre Eric Cantona. Sobre a mudança para Lisboa e como está a ser a vida deste enorme jogador. E agora confesso adepto do Sporting Clube de Portugal.
Mas aí está um pormenor engraçado, em todo o texto, de 783 palavras, o Sporting é apenas mencionado uma vez, e desta forma. Mesmo no fim do artigo.
PS – À despedida, Cantona lembrou o primeiro jogo que fez com a camisola do Manchester United – no velha Luz, num jogo de homenagem aos 50 anos de Eusébio, a 1 dezembro 1992… – e elogiou o futebol de um grande da capital em cujo estádio, aliás, tem sido visto com alguma frequência. Um grande verde e branco como o Liverpool que ele derrotou naquela tarde fatídica de 11 Maio de 1996. O Sporting!
Quem ler isto vê que o Cantona até elogiou o Sporting. Que porreiro. Mas numa peça destas faltou algo que até me parece relevante. Ora vejos o que disse Cantona à Revista Timeout recentemente:
Quando viemos para aqui, levei o meu filho, que tem seis anos, a ver o Sporting e o Benfica. Vimos jogos de ambos os clubes. E ele ficou apoiante do Sporting, tal como eu!”
“Mergulhei na história do clube e acho que tem uma formação extraordinária, um sistema de desenvolvimento da personalidade e do potencial dos jogadores excepcional. Para mim, a verdadeira riqueza de um clube de futebol está na formação”
Espera lá. Para André Pipa a relação do Eric Cantona com o Sporting é de um clube que ele até elogia. E que é visto no estádio com alguma frequência.
Um Eric Cantona que apregoa a quem quiser ouvir que é adepto do Sporting. Adepto confesso e declarado.
Mas esteja descansado André Pipa. Eu nunca esperaria que um adepto confesso do Porto e do Liverpool, como você diz ser, alguma vez colocasse num artigo n’A Bola de forma tão declarada o amor que Eric Cantona sente pelo Sporting.
O André Pipa é do Sporting? Nunca tal ouvi, sempre pensei que ele era beifiquista.
Vocês tomaram a nuvem por Juno, por causa do artigo em que ele critica as vendas do Vieira ao Mendes, mas isso não quer dizer que ele não é lampião, muito menos sportinguista.
O André Pipa é portista.
Cantona é sportingista desde pequenino!
Lampião Carlos,
onde estão as fotos de Mou e Pep Guardiola na luz? Onde estão os elogios internacionais classificando o absolutamente vulgar Goncalo Guedes como o novo “Cristiano Ronaldo”? Onde estão os elogios internacionais classificando o Renato Sanches como o novo Pele-Maradona-Ronaldo-Makelele?
Uns inventam, engordam e mentem (os de carnide).
Nós (Sportingguistas) mostramos as entrevistas que as pessoas dão aqui e lá fora e em canais de TV, os artigos a respeito do Sporting, em que os elogios, a admiração pelo trabalho feito são constantemente referidos.
Cada vez mais, o nome slb tem conotações de tráfico, violência, plágio, mentira e roubo. Fiquem com isso, pois disso não se livram.
Muito bom!
Parabéns pela excelente resposta a um burro. Não tenho é a certeza que ele entenda…
Ponham uma foto do Cantona no museu.
No Facebook o André Pipa fala do entusiasmo que o Cantona tem pelo Sporting e diz ainda que é o seu clube preferido em Portugal.
O André Pipa é dos poucos jornalistas que acho que tenta ser independente e justo. No fundo, tenta ser jornalista.
E quando digo dos poucos, se calhar sobram dedos de uma mão pois são muito poucos mesmo.
A maioria do “jornalistas” fazem fretes pois é assim que ganham a vida.
Como as putas!