Hoje o departamento de comunicação do Benfica lançou um comentário que é tão hipócrita como pateta. Mas vamos analisar ponto por ponto, incluindo aquele em que diz que um Vice Presidente de um Clube não o representa.
“Na sequência do esclarecedor apelo feito ontem pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica, e com o objetivo de eliminar a confusão intencionalmente gerada no espaço público, de quem pretende ligar o livre comentário de adeptos e simpatizantes do nosso Clube com as posições oficiais do Sport Lisboa e Benfica, cumpre esclarecer:<
1. Os canais oficiais de comunicação do SL Benfica são a BTV, o Jornal “O Benfica”, o Site Oficial do Clube e todos os sítios nas Redes Sociais devidamente identificados e registados.
Ok, esses são os canais oficiais do clube. Acho que do Benfica e qualquer outro. Mas vamos ao ponto seguinte.
2. As únicas pessoas que vinculam e representam oficial e publicamente o Sport Lisboa e Benfica são o presidente do Clube, os dirigentes em atos de representação oficial do Clube e outros profissionais da instituição devidamente mandatados para o efeito.
Ok. Ou seja os dirigentes e profissionais do Benfica só contam como representantes do Benfica aquando são mandatados para o efeito.
3. As opiniões, comentários e análises das diferentes personalidades Benfiquistas, que apenas na sua condição de adeptos e simpatizantes participam em programas de comentário desportivo, não vinculam a nenhum nível o Sport Lisboa e Benfica.
Ou seja, o Rui Gomes da Silva, que só é comentador do programa por ser Vice Presidente do Benfica, mal chega ao programa pode dizer tudo o que lhe apetece, que não tem nada a ver com o Benfica.
Giro, se alguém ligado ao Sporting começar a declaração a dizer, Eu, em vez de Nós, já conta como não estando a representar o clube? É que assim as declarações são sempre pessoais…
4. Consideramos abusiva, maldosa e provocadora qualquer insinuação sobre qualquer eventual relação entre as opiniões e comentários desses respeitáveis adeptos no espaço público com as posições oficiais do Sport Lisboa e Benfica ou desta Direção de Comunicação.
Pois não são posições oficiais do Benfica. São apenas as posições do Vice Presidente do Clube, do Director da Benfica TV e por aí em diante.
Afinal se calhar até o regime Nazi não matou milhões de Judeus. Nunca foram mandatadas as SS oficialmente para o fazer, logo foram os malandros dos indivíduos que se lembravam da tal coisa e não era nada com o regime. Mesmo que fossem pagos e estando na estrutura do mesmo.
5. O Benfica sempre foi um espaço de liberdade, e a participação nesses debates de adeptos e simpatizantes do nosso Clube insere-se no uso legítimo dos seus direitos individuais, não podendo eles próprios sentir-se limitados pelas insinuações que se pretendeu criar, confundindo a sua livre expressão com posições mandatadas.
Espaço de liberdade? Mas não é o clube em que um ex-dirigente opina contra o presidente numa assembleia geral e é prontamente agredido na mesma (mais sobre o caso aqui).
6. Reafirmamos a importância do apelo do presidente aos adeptos benfiquistas sobre a importância do uso criterioso da palavra nos espaços públicos, contributo essencial para a mais sã convivência e respeito devido entre todas as instituições desportivas.
Ah, ok. O Benfica nos últimos anos tem passado toda a sua comunicação a tentar difamar o Sporting. Agora que se expõe a verdade pedem para que haja paz. Isto claro, no mesmo dia em que mais ataques surgem sem parar de pessoas que são parte da estrutura do Benfica. Tanto dirigentes como profissionais pagos.
Não sei se isto é demagogia. Doença. Ou pura e dura hipocrisia. Mas é algo completamente desfasada da realidade que todos vemos.