Francisco Geraldes é um jogador que aprecio desde que surgiu nos escalões de formação do Sporting. Elegante em campo, bom toque de bola e capacidade de decidir bem. Técnica refinada, e um sentido táctico acima da média, faziam prever que se tornasse um bom jogador para o Sporting a curto prazo.
Desde que surgiu fez duas boas temporadas. Uma delas durante meia época no Moreirense, onde Jorge Jesus insistiu para o resgatar para depois não lhe dar oportunidades reais. A outra ao serviço do Rio Ave onde fez 38 jogos e quatro golos.
A verdade é que agora aos 24 anos está emprestado na Grécia ao AEK onde não joga e estão a preparar para o recambiar para o Sporting de volta em Janeiro. Isto no mesmo campeonato em que Misic é titular indiscutível do líder, somando já 13 jogos com 4 golos e 4 assistências apenas contando os jogos do campeonato.
Isto quer dizer que Misic aos 25 anos é melhor jogador que Geraldes com 24? Provavelmente sim por muito assustador que isso seja. Não quer dizer que seja mais talentoso no entanto. Geraldes é claramente mais talentoso que um esforçado Misic e tinha tudo para estar a fazer uma carreira muito melhor do que a fez até agora.
Se for entregue de volta ao Sporting como se espera em Janeiro será que terá uma oportunidade com Silas ou será entregue para a venda ao melhor preço? No fundo ainda tenho esperança no primeiro cenário, até porque encaixa bem nas ideias de Silas e temos falta de alternativas dignas no banco, mas Francisco Geraldes primeiro que tudo tem de perguntar-se a si próprio porque é que os últimos treinadores que teve nenhum apostou nele. Aposto que a resposta não será em todos eles estarem errados. Se ele perceber isso e mudar o que tem a mudar quem sabe se ainda teremos um jogador ao nível do que prometeu enquanto jovem.
Deixe uma resposta