Carta aberta ao Sportinguista que acha que a equipa é a culpada do empate de sábado

Caro consócio, escrevo-te estar carta depois de ouvir o que tens andado a dizer por aí. Sei que não és o único, e que tens mais entre os nossos que pensam da mesma forma.

Bem sei que estás tão chateado como eu com a derrota de sábado em Guimarães. Sim, foi um empate, mas tal como eu sentes aquilo como uma derrota, e das duras de digerir.

No entanto ouvi-te dizer repetidamente que não devemos colocar as culpas no Artur Soares Dias. Que devíamos sentir a raiva era com a nossa equipa, ou treinador. E obriga-los quase a um mea culpa.

Desculpa, mas não posso concordar contigo. Não coloco em causa o teu Sportinguismo, como espero que não coloques o meu.

Mas se há coisa que me ensinaram desde pequeno foi que as culpas devem ser atribuídas a quem as merece. E quando vemos alguma injustiça devemos levantar-nos contra ela.

O penalti do primeiro golo do Vitória é duvidoso, mas vá, somos capazes de aceitar. Agora a falta sobre Gélson no lançamento do contra-ataque que lhes dá o 2-3 é clara.

Tal como é claro que não existe falta no lance que dá o livre do 3-3. E que na cobrança desse existe falta sobre o nosso lateral direito.

Dois dos três golos deles são ilegais. O outro talvez o seja, mas damos de barato esse. Nós marcámos três golos limpos.

Sim, existiram jogadores em menos forma. Talvez tenham existido opções táticas que falharam. Não digo que não.

Agora uma coisa não limpa a outra. Sem os golos ilegais tornados possíveis por Artur Soares Dias não teríamos sido derrotados.

Faz lembrar alguém que lhe roubaram o telemóvel enquanto estava na rua a ver o email na rua. E vem aquele tipo a dizer “eh pá, a culpa é dele, meteu-se a jeito”.

Até pode ter facilitado, mas o ladrão é ladrão. E qualquer um faria queixa na polícia na mesma.

Fomos prejudicados GRAVEMENTE por pelo menos duas decisões de Artur Soares Dias. Não nos devemos insurgir e declará-lo publicamente?

Desculpem, mas não dou para esse peditório.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

13 comentários a “Carta aberta ao Sportinguista que acha que a equipa é a culpada do empate de sábado”

  1. lacrymea

    A culpa de nos termos desorientado é nossa. A culpa de termos perdido o controlo do jogo e deixado o Guimarães crescer é nossa. A culpa de termos perdido 2 pontos é de Artur Soares Dias. Ponto final.

    1. Miguel

      Mas, a sério, perdemos o controle do jogo? Se, com 0-3, o jogador do Guimarães tem sido expulso por agressão ao Markovic alguma vez eles tinham chegado ao empate mesmo com a ajuda do FDP do ASD? Se é marcada a falta, clare e até para amarelo, no inicio da jogada do 2-3 alguma vez chegavam ao empate? Se o arbitro não tem inventado o livre de onde nasce o 3-3 alguma vez tinham empatado? Se o arbitro marca a falta evidente, que ele vê pois as imagens mostram isso, não tínhamos ganho o jogo? E eles tiveram mais alguma oportunidade de marcar para além destas dadas pelo ASD? A unica merda em que eu acho que se pode dizer que há culpa nossa é na abordagem do lance do 3-3 pelo Zeegelar pois já devia saber que encostando ao Marega ele ia mandar-se para o chão e o ASD ia dar falta… Qualquer gajo com 2 neurónios percebia isso mas o Zeegelar só tem um…

  2. Splntr

    Contra a corja corrupta marchar marchar! Já mete nojo tanto ataque ao Grande Sporting Clube de Portugal, ainda n sou sócio, mas serei, ainda este mês! SL

  3. Há uma confusão generalizada entre dois problemas distintos que geraram o empate em Guimarães. Um é Artur Soares Dias, que protagonizou uma exibição inquinada desde o início e que surge poucas semanas após Vieira lançar um ataque à arbitragem (mas então a APAF nada tinha a dizer) e outro, que para mim é o principal problema, é a incapacidade do Sporting (física e táctica) de segurar os três pontos depois de chegar ao 3-0, numa das deslocações mais difíceis da época. Não nos equivoquemos. O Sporting é muito superior ao Guimarães e, com três golos de vantagem, não conseguiu segurar a bola, o adversário e o jogo, como era sua responsabilidade. Se o tivesse feito, não permitiria ao Vitória aproximar-se da baliza de Rui Patrício tão facilmente e gerar os lances que permitiram a Soares Dias errar, viabilizando golos irregulares. Soares Dias só se tornou um problema maior porque o Sporting o permitiu. E não foi caso único esta época. Em Vila do Conde – outra vez após jogo de Liga dos Campeões e outra vez numa das deslocações mais difíceis realizadas esta época – o Sporting volta a revelar dificuldades defensivas. E, outra vez, o problema não o árbitro ou de um jogador específico. O problema é mais profundo e é trabalho de treinador. Então, sim, tem que se apontar o dedo a Jorge Jesus, pese embora todos reconheçam os méritos que tem atribuindo a esta equipa. Ser clube grande é estar sujeito à exigência constante. E só há exigência se houver crítica. E todos estão sujeitos a ela. Desde os jogadores, à direção, passando pelo ttreinador. Insubstituíveis são os sócios. O Sporting somos nós.

    1. Miguel

      Mas, tirando esses lances dos 2 golos, eles chegaram lá mais alguma vez com perigo. Não se controlou o jogo todo? Ou vocês não viram que a partir do 1-3 não havia faltas a favor do Sporting e tudo era permitido ao Guimarães?
      E que tal tentar ver como foi o Guimarães-Benfica do ano passado e como foi o Guimarães-Sporting deste ano para se perceber como uns têm mais de 30 campeonatos e outros estão bem longe disso?
      E comparar o Rio Ave-Sporting, onde perdemos bem sem influência do árbitro, apesar de muitos erros na 2ª parte contra nós, com este, onde é nítido que o árbitro tem influência directa, pelo menos, em 2 dos 3 golos deles, só mesmo um mentecapto…

  4. grande leao

    A arbitragem do soares dias só espanta quem não acompanha a nossa equipa regularmente o ano passado estive no Bessa e este bandido autorizado roubou nos em quatro lances capitais e assim se foram dois pontos e o campeonato.No sábado estive em Guimarães assim como já tinha estado em vila do conde.Mas voltando a Guimarães de onde sai em estado de choque,a equipa fez o mais difícil,,
    que foi por se a ganhar e por uma diferença que não era imaginável o que aconteceu.
    Mas e a sempre um mas,aqui e que esta o ponto fulcral, nos para sermos campeões não pudemos relaxar,porque a mínima destraçao aquele bandalho que ainda consegue ser pior que o pai, e anos prejudicar,se aquela vergonha de Guimarães tivesse sido com a escumalha este merdas descia de escalão,assim não ainda o promovem.
    Meu caro Jorge jesus aprecio muito a sua maneira de estar e conceber o futebol o sr e um homem que se entrega de alma e coração ao trabalho e e um dos melhores, mas tem de deixar de ser tao lírico temos que jogar com alguma malandrice também,isso faz parte do futebol e também se treina!
    Espero que todos tenham percebido, dentro e fora do clube que para chegarmos em primeiro em maio temos que jogar mais do dobro dos protegidos pela organização vigente.
    Sócios e adeptos em geral,jogamos muito bem em Guimarães,podíamos ter goleado o que nos aconteceu tem que servir para nos unir ainda mais em torno desta administração ,que a meu ver tem feito um trabalho titânico para reerguer o GRANDE SPORTING.

  5. Miguel

    Epá, tens um jogador numa posição melhor que o nosso… Ainda bem para vocês… E? Que tem essa merda a ver com os roubos que acontecem sempre em Guimarães? O que tu podias comparar era a arbitragem do Guimarães-Benfica do ano passado e esta arbitragem mas isso mostrava-te como se fazem campeões em Portugal e depois era uma vergonha para ti perceber que muitos do titulos que tens são oferecidos e graças à corrupção que existe e que tanto tem beneficiado azuis e vermelhos…

  6. JRamos

    Eu não dou para o teu peditório irresponsável. Ter empatado depois de estar a ganhar 3-0 é responsabilidade da equipe mesmo com o erro do árbitro. Se não incorporarmos isto vamos ter problemas de competitividade.

    1. Diz-me que lances de perigo eminente legais teve o Vitória. É que nunca dariam para o 3-3. Se achas que isso não muda…

  7. Jamal H.

    Houve uma conjugação de factores que resultaram neste empate: falhas de arbitragem, falhas tácticas e de concentração da equipe(treinador e jogadores) e determinação do Guimarães. Se um destes factores fosse retirado da equação o resultado era outro…

  8. Filipe

    Temos que começar a ser homenzinhos e assumir as culpas. Acho que até podia ter sido marcado um penalty numa entrada do ruben semedo quando ainda estava 3-0. Não podemos é continuar com o mesmo problema que é não saber segurar a bola com vantagem do marcador. Arriscamos em demasia, perdemos bolas desnecessariamente em zonas proibidas e perdemos o fio de jogo. De resto, até chegar a essa altura a equipa tem feito grandes exibições. Nada está perdido, esta equipa já provou que pode ganhar a qualquer adversário se jogar ao seu nível durante os 90 (+ 5) minutos. SL

  9. Bento

    Eu não concordo, mas respeito a sua opinião.
    Uma equipa a ganhar 3-0, nunca, mas nunca se pode deixar empatar.
    Por muito que queiram falar de ASD, também nos foi perdoado um penalty de R. Semedo sobre Marega.
    Não critiquemos só por criticar, mas saibamos criticar.
    Algo tem que mudar. Desde o jogo com o Real, que a equipa perde o foco e tem momentos em que amolece.
    Eu não tenho palas nos olhos e quero, como qualquer sportinguista, que o nosso clube ganhe. Mas não percamos nunca a capacidade de criticar.
    Ah, a falta do 3o golo do Vitória é mesmo falta. O Zeegelar fez uma falta imbecil.
    SL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies. Mais informação

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.

Fechar