Hoje o assunto do dia em qualquer tasco é que o Sporting teve um perdão de dívida por parte da banca, coisa que dizem nunca ter acontecido a nenhum outro clube a este nível.
Na realidade não é bem um perdão. O Sporting tem com a banca emitidas VMOCS, um mecanismo em que se compromete a pagar por cada um destes títulos um valor de 1 euro recebendo de volta o título. Caso contrário podem ser automaticamente convertidos em acção. Por eles o Sporting recebeu na altura uma soma significativa. Ao pagar agora apenas 30 cêntimos por cada uma é na realidade um desconto de 70%, mas está longe de ser um caso único em Portugal.
O BES compra 1.832.530 Acções da SAD do Benfica
O BES aceitou, de Manuel Vilarinho, um processo semelhante em tempos. Este fez um empréstimo sob penhor das acções que tinha do Benfica, que foi aceite pelo BES. Em tudo semelhante a uma VMOC visto mais tarde o banco ter sido obrigado a executar o penhor ficando dono de 1.832.530 acções da SAD do Benfica.
No meio desta operação o BES perdeu 8.4 Milhões de Euros.
O BES vende as acções da SAD com perda de 77,1%
Em 2017 a Benfica SAD emite este comunicado.
Ou seja o BES comprou estas acções, como as VMOCS ao Sporting, por um valor total de 8.4 Milhões de euros. E acabou a vender as mesmas ao Benfica em 2017 a um valor de 1.9 Milhões d euros.
Fazendo rapidamente as contas estamos a falar de uma venda em que o Novo Banco perdeu 77.1% do valor investido. No caso do Sporting apenas perderá 70%. A quem é que foi o maior perdão mesmo?
Deixe uma resposta