O Benfica ganhou ontem por 1-0 com um golo de belo efeito de Eliseu e uma exibição muito competente. Isto é, se apenas ouvir-mos o que os comentadores da Sporttv e imprensa habitual referem. O que eu vi? Bem eu vi muitas pequenas questões que não têm sido referidas. Mas se fosse com o Sporting teriam sido sem dúvidas. Ora vamos analisá-las.
O penalti que ficou por marcar a favor do Benfica
Na primeira parte Franco Jara cai na área. Segundo muitos benfiquistas, e o seu treinador Jorge Jesus, uma falta. Para quem esteja com os dois olhos bem abertos, um mergulho para a piscina. Uma situação em que o árbitro esteve bem, e que mostrou o amarelo devido. Faltou talvez coragem quando o jogador repetiu a graça, mas fora da área, no inicio da segunda parte. No entanto raramente em Portugal se expulsa alguém por dupla simulação, logo é aceitável.
A confusão do intervalo
Ao intervalo Jorge Jesus, Shéu e outros membros da estrutura do Benfica rodeiam o árbitro aos gritos confrontando-o porque não os tem ajudado. Coação grave, segundo a Fifa poderia até levar ao jogo ser encerrado ali com derrota atribuída ao infractor. Claro que isto seria a medida extrema. Normalmente seriam no entanto expulsos todos os infractores. No entanto apenas Jorge Jesus foi expulso. O que diz por exemplo o Record disto?
Jorge Jesus começou a segunda parte… Na bancada. No final da primeira metade, trocou algumas palavras com Marco Ferreira e foi expulso.
Coitado, foi trocar umas palavras apenas. Não circundar o Marco Ferreira e gritar-lhe de peito feito. Assim realmente não parece coação, e até parece mal expulso…
O golo mal anulado
Depois vem o golo de Brito. Golo limpo, o jogador estava em linha, fora nas linhas mal traçadas de alguns jornais, e marca. Claro que sendo um lance milimétrico a lei diz que em caso de dúvida se deve beneficiar quem ataca. Isso não poderia ser feito no entanto.A regra nos últimos anos em Portugal em caso de dúvida, quem vier de Carnide prevalece.
O Amarelo a Maxi Pereira
Pronto esta é gritante. O árbitro não deve ter ido aos seminários da liga afinal. Não deve ter lido que em nenhum caso na Liga Portuguesa se pode dar um amarelo ao Maxi. Que vergonha senhor árbitro.
E no entanto na comunicação social, tudo parece diferente, e o Benfica parece ter sido justo vencedor num jogo limpo. E até dizem qeu ainda não se sabe se Jorge Jesus poderá ou não estar no banco na próxima jornada. Afinal, parece que só trocou umas palavras com o árbitro…